65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
MANEJO E DESTINAÇÃO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DA VILA CÉLIA CALOU, ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE-CE.
Cicera Camila Alves Macedo - Engenharia Ambiental, IFCE – Juazeiro do Norte-CE
Iacy Maria Pereira de Castro - Engenharia Ambiental, IFCE – Juazeiro do Norte-CE
Charleston de Oliveira Bezerra - Engenharia Ambiental, IFCE – Juazeiro do Norte-CE
Alyne Gessick Pinheiro da Silva Lima - Engenharia Ambiental, IFCE – Juazeiro do Norte-CE.
Joana Paula Menezes Gomes - Engenharia Ambiental, IFCE – Juazeiro do Norte-CE.
Cieusa Maria Calou e Pereira - Profa./Orientadora- Educação Ambiental- IFCE
INTRODUÇÃO:
O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) na Resolução n.º 5/93, Art.1º, I, descreve que os resíduos sólidos podem resultar de atividades da comunidade de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Especificamente os resíduos sólidos domésticos são compostos basicamente de restos alimentares, papel, vidro, madeira, metal, plástico e outros resíduos provenientes de atividades do lar.
Toda atividade produtiva impacta o meio ambiente, pois requer o uso continuo de recursos naturais, matéria- prima, e acarreta na geração de resíduos, seja através do processo produtivo, ou população consumidora.
Segundo Fonseca et al. (2004) apud Júnior et al (2005), atividade de gerenciamento do resíduos sólidos é um dos métodos mais eficazes utilizados atualmente pelas empresas publica e/ou privadas, a fim de proporcionar a melhoria ou manutenção da saúde, isto é, o bem estar físico, social e mental da comunidade.
Para que haja o gerenciamento eficaz dos resíduos sólido urbano é necessário envolver os cidadãos em programas que enfatizem principalmente a importância de se adotar a prática dos 3R´s. Uma vez que os resíduos sólidos quando dispostos de forma inadequada provocam efeitos diretos e indiretos na saúde das pessoas e ao meio ambiente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho procurou analisar as formas de manejo e disposição final dos resíduos sólidos urbanos gerados na vila Célia Calou, zona rural do município de Juazeiro do Norte-CE, assim como verificar se a população possuía o conhecimento sobre a importância de fazer esse acondicionamento e tratamento ambientalmente correta dos resíduos gerados.
MÉTODOS:
Optou-se por avaliar a vila Célia Calou, por tratar-se de uma comunidade que esta se expandindo juntamente com as outras vilas próximos, consequentemente a geração de resíduos está aumentando gradativamente, pelo seu fácil acesso e pela boa vontade dos moradores, e por esta quase se transformando em zona urbana do município de Juazeiro do Norte-CE.
Tratou-se de uma pesquisa quali-quantitativa, com a aplicação de questionário, no qual as perguntas abordavam a forma de armazenamento e destinação final dos resíduos sólidos gerados na comunidade. Dentre essas perguntas, podemos destacar: “Na residência existe a separação do lixo úmido e lixo seco?” “Qual a forma de acondicionamento do lixo na residência?” “Qual a disposição final do lixo?” “Quais os materiais reutilizados?” “Na vila existe coleta do lixo pelo caminhão da prefeitura? A frequência?”
Os questionários foram aplicados no dia 09 de novembro de 2012, período da manhã. Ao todo foram entrevistadas 35 residências, sendo que algumas casas encontravam-se fechadas, impossibilitando a aplicação total das questões, pois o horário de aplicação escolhido e viável para a equipe foi em horário de trabalho dos moradores.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com base na análise dos 35 questionários, constata-se que maior parte das residências faz o acondicionamento do lixo de forma fechado, evitando assim a proliferação de vetores.
Quanto os recipientes de acondicionamento do lixo, 71,4% utilizam sacos plástico, 14,3% tambores, 5,7% outros tipos de recipientes e 8,6% não declararam. Esses 71,40% deve-se a facilidade de obtenção e manuseio dos sacos plásticos para acondicionar os resíduos sólidos.
Em relação à disposição final do lixo gerado, os moradores queimam os resíduos, quando não passa a coleta publica. A queima do lixo pode gerar sérios riscos na saúde publica e ao meio ambiente, uma vez a queima desses resíduos liberam gases poluentes.
Verificou-se que 63% dos entrevistados, reutilizavam algum tipo de material, como vidro, garrafas pets. E 54% separam o lixo úmido do lixo seco, pelo fato da matéria orgânica servir de alimento para galinhas, porcos etc.
A reutilização e separação do lixo são práticas que contribuem para a minimização do volume de lixo encaminhado para os lixões e/ou aterros sanitários e para os impactos gerados no meio ambiente e na saúde da população.
Essas práticas executadas pelos moradores são por questões culturais. Afinal, não foram instruídos por nenhuma instituição/órgão sobre as questões ambientais.
CONCLUSÕES:
Os problemas decorrentes dos resíduos sólidos municipais no Brasil têm sido discutidos há muito tempo, e muito ainda precisa ser feito para que se alcance resultados satisfatórios. O lançamento inadequado dos resíduos no meio ambiente tem sido uma prática comum em muitos lugares, mesmo o país tendo aumentado o investimento nesse setor. Para mudar essa situação, é fundamental que se tenha capacitação técnica e conscientização da população. Além disso, uma melhor administração da parte dos governantes, focando também na zona rural, que muitas vezes tem sido deixada em segundo plano na administração pública.
A educação e conscientização da população é outro fator essencial para que práticas errôneas como a queima do lixo e a disposição final dos resíduos em local inadequado sejam repensadas, e haja mudança de atitude. Uma mudança comportamental em relação aos resíduos irá influenciar na redução da sua geração e em um melhor aproveitamento dos materiais que possam vir a ser reciclados ou reutilizados.
Tais mudanças iram refletir diretamente na saúde da população, contribuindo para melhoria da qualidade de vida e maior controle sobre os impactos ambientais.
Palavras-chave: Acondicionamento, Meio ambiente, Saúde.