65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 2. Comportamento Animal
Educação Ambiental como ferramenta essencial para atendimento a encalhes.
Gracinda Patrícia Guedes do Nascimento - Ecomar/Grupo de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos
Thaís de Godoy - Ecomar/Grupo de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos
Kelly Cristina Araújo Pansard - Dra./Orientadora - Ecomar/Grupo de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos
Maurizélia de Brito Silva - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/Rebio Atol das Rocas
INTRODUÇÃO:
Durante as últimas décadas, a preocupação de cientistas e conservacionistas de todo o mundo se concentrou na proteção dos ecossistemas terrestres, porque os impactos eram mais evidentes. No entanto, de forma menos perceptível, zonas costeiras e marinhas sofriam comprometimentos ambientais. Nesse sentido, o interesse sobre os mamíferos marinhos vem aumentado nos últimos anos, tanto entre a comunidade científica como público em geral. Um dos caminhos para os estudos são trabalhos de atendimentos à encalhes, que pode nos proporcionar o conhecimento necessário para direcionar os esforços de conservação. Entretanto, para obter informações sobre os encalhes e realizar os atendimentos em tempo hábil, faz necessário a realização de monitoramentos sistemáticos das regiões de estudo e/ou a participação de diferentes segmentos da sociedade. No litoral do Estado do Rio Grande do Norte, a Ecomar e o ICMBio/Atol das Rocas são responsáveis por realizar os atendimentos à encalhes que ocorrem entre os municípios de Sagi e Rio do Fogo. Entretanto as Instituições não realizam monitoramentos sistemáticos, sendo necessárias informações da comunidade para que os atendimentos possam ser efetivados.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desse trabalho foi verificar o impacto das campanhas de educação ambiental e palestras direcionadas à comunidade como ferramenta para obter informações sobre os encalhes de mamíferos aquáticos.
MÉTODOS:
Palestras e campanhas de divulgação foram realizadas periodicamente em diferentes praias do Estado. Entretanto, os esforços para divulgação de telefones e contato dos grupos de pesquisa foram realizados de forma gradativa. No ano de 2011, foram efetivadas duas campanhas de divulgação da ECOMAR/ICMBio/Rebio Atol das ROCAS. Já em 2012, foram realizadas um total de 06 campanhas de divulgação. A metodologia realizada nos encalhes são retiradas do Protocolo de Conduta Para Encalhes de Mamíferos Aquáticos – REMANE.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A análise dos dados sobre encalhes ocorridos na região indicaram que em 2011 foram notificados um total de 05 ocorrências de mamíferos aquáticos, todos informados pela comunidade, sendo 03 ocorrências de Sotalia guianensis, 01 ocorrência de Trichechus manatus e 01 ocorrência sem identificação. Já no ano de 2012, foram comunicados 10 encalhes na mesma área de atuação, informados por diferentes segmentos da sociedade, sendo 04 ocorrências de Sotalia guianensis, 03 ocorrências de Megaptera novaeangliae, 01 ocorrência de Kogia simus, 01 ocorrência de Trichechus manatus e 01 ocorrência de Lontra longicaldis, essa última sendo considerada uma espécie Em Perigo Crítico (CR).
CONCLUSÕES:
Nesse contexto, sugerimos que as campanhas de divulgação e palestras de educação ambiental, não podem ser vistos apenas como uma linha de atuação para sensibilização da sociedade, mas principalmente como uma ferramenta metodológica para a realização dos atendimentos a encalhes ocorridos em nosso litoral.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Mamíferos Aquáticos, Encalhes.