65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
ANÁLISE DO CONTEÚDO ESTOMACAL EM Centropomus parallelus, C. pectinatuse C. undecimalis
Ana Luisa Araújo de Amorim - Ciências Biológicas - CCBSA - UEPB
Ana Lúcia Vendel - Profa. Dra./Orientadora - Ciências Biológicas - UEPB
INTRODUÇÃO:
Estuários são sistemas produtivos que fornecem uma fonte valiosa de bens e serviços, tais como a disponibilização de espaços para berçário de peixes e espécies de invertebrados, como também são locais de alimentação para diversas espécies, de reciclagem de nutrientes, de atenuação de cheias e desenvolvimento humano. Como locais de encontro entre o ambiente dulcícola e marinho, os estuários representam ambientes altamente variáveis fisicamente, como também foco de atividades humanas. Atividades antrópicas têm induzido modificações nas características físicas dos estuários (BORJA et al., 2011). A sobrevivência e o desenvolvimento saudável da comunidade de peixes em estuários exigem boas condições ambientais (físicas, químicas e biológicas) (MARCHAND et al., 2002).Neste estudo, analisou-se a dieta de três espécies de Centropomidae, localmente conhecidas como camurins em um estuário bem preservado na Barra de Camaratuba, Paraíba, para gerar uma base de dados passível de ser utilizada em estudos subsequentes, em comparação com áreas impactadas de estuários vizinhos, na busca por diferenças na dieta dos camurins que sinalizem sua adaptação às condições locais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho objetiva a análise da dieta de Centropomus parallelus, C. pectinatus e C. undecimalis no sentido de identificar possíveis relações de interação que existam entre estas três espécies.
MÉTODOS:
Durante 2012, mensalmente em seis meses de seca e seis meses de chuva, peixes foram capturados no estuário Barra de Camaratuba, Paraíba, através da arte localmente conhecida por “tomada”, na qual cerca de 1000m de redes são armadas às margens do manguezal na baixamar. Com a entrada dos peixes ao interior do manguezal, na preamar, as redes são erguidas e os mesmos ficam retidos, sendo despescados na próxima baixamar. A seguir, todos os peixes capturados foram separados por espécie, contados, etiquetados e congelados. Foi feito também a biometria, peso (g) e comprimento total (mm), dos peixes e a retirada dos estômagos fixados em solução de formalina a 10% para posterior análise. A análise estomacal foi feita pelo método Frequência de Ocorrência (FO) e Método Volumétrico (V). FO assinala a presença de itens encontrados nos estômagos, permitindo informações qualitativas sobre a dieta do predador. O volumétrico representa o volume total ou parcial do conteúdo estomacal, permitindo estimar a quantidade de alimento de cada item (Zavala Camim, 1996). Sobre estes métodos foi aplicado o Índice de Importância Alimentar (IAi), adaptado para porcentagem, que fornece os itens que mais contribuem para adieta das espécies (Pinkas et al., 1971).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após a análise de 87 estômagos, os itens identificados foram: Peixes, Decapoda não Brachyura, Decapoda Brachyura, Isopoda, Nematoda, Polychaeta, Amphipoda Gammaridea e Gastropoda Bivalvia. Quanto aos valores de IAi, para C. parallelus (n=43) prevaleceu Decapoda não Brachyura (67,3%), para C. pectinatus (n=19) o maior IAi foi registrado para o item Peixes (57,7%), assim como para C. undecimalis (n=25) predominou o item peixes (98,9%). O Índice de Importância Alimentar considerou a participação efetiva de cada item na alimentação das espécies, com a continuidade do estudo, ele permitirá uma avaliação quantitativa das variações espacial e temporal e da disponibilidade qualitativa e quantitativa dos diferentes itens alimentares para as espécies estudadas. Informações relativas às espécies que ocupam uma mesma região poderão resultar em importantes subsídios para a compreensão da interação dos processos alimentares entre diferentes espécies de peixes (KAWAKAMI & VAZZOLER, 1980). Por outro lado, a morfologia do predador implica na escolha, captura e consumo de sua presa, os Centropomidae apresentam rastros curtos e espaçados, em número reduzido, característicos de peixes predadores (ARAÚJO et al., 2011), tendo seu hábito de predador em sistemas estuarinos.
CONCLUSÕES:
Os itens que mais contribuíram para dieta das três espécies estudadas foram peixes, Decapoda não Brachyura e Decapoda Brachyura, sinalizando a existência de sobreposição alimentar, assim como uma possível dieta de origem autóctone e hábito generalista predador para as três espécies de camurins. A partir dos resultados obtidos com a análise estomacal de Centropomus parallelus, C. pectinatus e C. undecimalis, pode-se inferir que as interações existentes entre elas foram sobreposição alimentar e em caso de períodos de carência alimentar, pode ocorrer competição inter-específica, devido à semelhança em sua guilda trófica, visto que o comportamento alimentar das três espécies é altamente similar em ambos os períodos de amostragens, seca e chuva.
Palavras-chave: Centropomidae, Estuário, Alimentação.