65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
A QUÍMICA AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE APLICAÇÃO DOS CONCEITOS QUÍMICOS ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO.
Letícia Furtado dos Santos - Universidade do Estado do Pará - UEPA
Luely Oliveira da Silva - Profa. Mrt./ Orientadora
Alline Garcia Fazzi - Universidade do Estado do Pará - UEPA
Allysan Rayanne Loureiro Paixão - Universidade do Estado do Pará - UEPA
Brenda Letícia da Silva Leite - Universidade do Estado do Pará - UEPA
Lana Raissa Maciel do Nascimento - Universidade do Estado do Pará - UEPA
INTRODUÇÃO:
O crescente desrespeito à natureza é um grande problema da sociedade. Diversas pessoas nos mais variados setores estão engajadas na busca de uma solução para tais problemas e, dentre estes, o professor tem um papel de destaque. Está também nas mãos deles a responsabilidade de orientar o pensamento de nossas crianças e jovens, guiando-as ao conhecimento e à vida adulta. Logo, percebe-se a importância da figura do educador que, além de lhes ensinar as disciplinas comumente vistas na escola, deve lhes incutir uma racionalidade crítica que lhes permita perceber o mundo ao seu redor e as mudanças que nele ocorrem. O educador, então, está incumbido de repassar os conteúdos propostos da forma mais compreensível para seus alunos, tornando a disciplina palpável para o alunado proporcionando o reconhecimento da disciplina em questão, química, em seu cotidiano. Para tanto, Chassot (1990, p), afirma que “o ensino teórico e o ensino experimental devem, numa situação ideal, fundir-se e dessa forma permitir um livre trânsito entre o ensino teórico e o ensino experimental”. Partindo dessa premissa, nossa proposta refere-se a uma sugestão de postura em sala de aula, permitindo o estreitamento da relação professor-aluno através de atividades experimentais e práticas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Despertar à importância ecológica dos conteúdos ministrados em sala de aula, utilizando como aliada a química ambiental. Informar os estudantes a respeito das temáticas ambientais. Melhorar a interação professor-aluno-conteúdo. Conduzir uma melhor interação professor-aluno em sala. Desenvolver projetos que envolvam a comunidade do alunado, disseminando a consciência ambiental na comunidade.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada em uma escola estadual no município Belém-PA, com alunos do ensino fundamental (8º e 9º ano). Aplicamos um questionário, com três questões de múltipla escolha, seguido de uma discussão introdutória às temáticas: Tratamento da água para o 8º ano e Gás Carbônico para o 9º ano. Todo o processo se realizou no laboratório da escola.
O primeiro experimento explicava como o processo de purificação da água, a partir de produtos químicos, funciona, consistiu em adicionar algumas medidas de hidróxido de sódio e sulfato de alumínio em uma água suja de terra, aguardar a floculação e, após isso, coá-la em um filtro feito de garrafa pet, forrado tecido e acrescido de camadas de terra e carvão moído. A segunda experiência formava gás carbônico. Foi necessário bicarbonato de sódio, ácido acético, uma garrafa de vidro e um balão comum. Na garrafa era colocado o ácido acético e o bicarbonato de sódio, vedava-se a garrafa com o balão e agitava-se o sistema, catalisando a reação e liberando gás. Posterior a isso, incentivamos as crianças a exporem seus pontos de vista sobre o processo experimental e possíveis soluções para os problemas propostos. Adiante foi aplicado um segundo questionário, com quatro questões analítico-discursivas, para verificar a absorção do conteúdo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A pesquisa revelou que a maioria dos estudantes apresentou uma boa base de conhecimento sobre questões ambientais, mostrando uma minoria de alguns erros conceituais, podendo ser compreendidos considerando que a aprendizagem de conceitos científicos consiste na aprendizagem de uma segunda linguagem, ou seja, um processo de alfabetização em que o indivíduo deve aprender a pensar, falar, ler e escrever numa outra linguagem que traz com ela uma maneira particular de ver o mundo (EL-HANI E BIZZO, 2007). Por meio da experimentação observou-se uma maior absorção das informações por parte dos alunos. Correlacionando com o seu cotidiano, através das dúvidas que surgiram e das explanações feitas, tornando o processo de experimentação um ato simples, o que possibilitou uma melhor expressão das suas ideias. Tendo em vista, que a educação está no desenvolvimento do conteúdo e na práxis, passando por uma relação dialética de ambiente e sua problemática (DIAS, 2004). Após a experimentação, 80% dos alunos conseguiram responder o questionário de forma satisfatória. Onde, através da contextualização e problematização é possível que educação em sua globalidade busque desenvolvimento de conhecimento teórico e prático tornando o individuo consciente sobre sua realidade (DIAS, 2004).
CONCLUSÕES:
Através desta pesquisa conseguimos analisar que o conhecimento prévio dos educandos é limitado, isso se deve, em grande parte, à didática tradicional e comum a maioria dos professores. Esse é um problema complexo que envolve aspectos desde a formação dos educadores, até a ineficiente ou ausente educação continuada. Visto que muitos professores não zelam pelo seu conhecimento, eles preferem continuar o ensino do jeito tradicional e arcaico. Este tipo de postura, infelizmente ainda é observada em muitas escolas. Desse modo, nosso trabalho objetivou uma perspectiva mudança no conhecimento dos alunos sobre questões ambientais, e para obter essa possível transformação, utilizamos a experimentação, como ferramenta metodológica, para relacionar o ensino da química com questões relacionadas ao meio ambiente.
Com uso de tal ferramenta, os conhecimentos abordados podem ser melhor repassados para o alunado. Desse modo, os alunos poderão absorveram o conteúdo, e relacioná-los ao seu cotidiano, podendo propor soluções e até mesmo comprometendo-se em disseminar as informações aprendidas em sala com a comunidade. Dessa forma o estudante passa a ver o conteúdo ligado a sua vida e a usar de discernimento para cuidar, entender e preservar o meio ambiente para evitar a sua degradação.
Palavras-chave: Ensino de Química, Química Ambiental, Experimentação no ensino de Química.