65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
JefDuino - Kit educacional de baixo custo para construção de placa microcontroladora a ser utilizada em projetos mecatrônicos.
Jeferson da Silva de Jesus - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Catu
Manassés Fernandes Costa Neto - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Catu
Cayo Pabllo Santana de Jesus - Prof. MsC./Orientador - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano
Társio Ribeiro Cavalcante - Prof. Esp./Co-Orientador - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano
INTRODUÇÃO:
O kit educacional JefDuino é composto por uma plataforma de prototipagem eletrônica criado com o objetivo de permitir o desenvolvimento de controle de sistemas interativos em projetos mecatrônicos. Desenvolvido com materiais de baixo custo, o kit JefDuino foi criado com o intuito de popularizar a robótica em meios educacionais disseminando conhecimentos básicos da ciência mecatrônica de maneira simples e didática. O kit é composto por uma placa microcontroladora, dois robôs e os materiais didáticos elaborados em forma de manual e vídeo-aulas. O material didático explica separadamente cada componente, bem como a sua utilização, passando por todas as etapas de construção da placa microcontroladora e da montagem dos robôs com linguagem simplificada facilitando o entendimento do usuário final.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Elaboração de um kit mecatrônico, utilizando os conceitos da robótica educacional, com o intuito de popularizar a robótica disseminando seus conhecimentos básicos de maneira simples e didática.
MÉTODOS:
Inicialmente foram realizadas pesquisas sobre os componentes para confecção da placa microcontroladora, de maneira a diminuir os custos da sua elaboração. Na etapa seguinte foram selecionados os componentes para implementação dos robôs a serem utilizados com a placa microcontroladora. Após a criação e montagem inicial da placa microcontroladora e dos robôs, teve início a etapa de elaboração da parte didática do kit. O processo de criação do material didático incluiu a elaboração de vídeo aulas e a confecção de uma apostila para facilitar o entendimento e ser utilizada como fonte de consulta.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com o cumprimento de todas as etapas do projeto, o kit JefDuino foi submetido à utilização dos alunos do ensino médio do curso de Agropecuária do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Catu, e obteve uma aceitação positiva despertando o interesse dos mesmos. Após a utilização do kit pelos alunos, foi aplicado um questionário para que os mesmos opinassem sobre o JefDuino. Como principais resultados do questionário, foram observados um bom entendimento do kit, a facilidade na linguagem de programação utilizada e o aumento no interesse sobre as áreas de estudo da mecatrônica.
CONCLUSÕES:
Foram separados exemplares e aplicados em um grupo de estudo, o qual foi composto por alunos do Instituto federal de educação ciência e tecnologia baiano. Através da linguagem simples utilizada no kit, este trabalho despertou nos alunos interesse nas áreas de mecânica, elétrica e programação. Foi efetuado a criação de um grupo de estudo pelos alunos que utilizaram o kit, com o objetivo de ir além do oferecido nas aulas, onde os protótipos são aplicados em stands em um projeto de popularização das ciências do próprio campus Catu, intitulado programa ciência itinerante.
Palavras-chave: Robótica, Educacional, Acessibilidade.