65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
ATIVIDADES BIOLÓGICAS A PARTIR DO ÓLEO FIXO DE Oreochromis niloticus
Victor Alves Belém - Graduação em Ciências Biológicas – URCA
Eulaia Magna Soares do Nascimento - Graduação em Ciências Biológicas – URCA
Raniele de Aquino Silva - Graduação em Ciências Biológicas – URCA
Francisco Gilson Alves de Lima - Departamento de Ciências Biológicas - URCA
Antônia Eliene Duarte - Departamento de Ciências Biológicas - URCA
Luiz Marivando Barros - Prof. Me./Orientador - Depto. de Ciências Biológicas - URCA
INTRODUÇÃO:
Oreochromis niloticus é conhecida como tilápia do Nilo ou tilápia nilótica recebe esse nome por ser originária da bacia do Nilo, tornando-se um dos principais peixes para a piscicultura em todo o mundo. (CASTAGNOLI; CYRINO, 1986). A tilápia do Nilo, nativa de países Africanos, é a espécie de tilápia mais cultivada no mundo todo. Tem rápido crescimento, apresentando requisitos típicos dos peixes preferidos do consumidor, tais como carne branca de textura firme, não tendo espinha em "Y" e nem odor desagradável (SOUZA, 2002). Os testes de toxicidade são elaborados com o objetivo de avaliar ou prever os efeitos de substâncias tóxicas nos sistemas biológicos e averiguar a toxicidade relativa das substâncias que são preponderantes na avaliação do ambiente (BAROSA et al., 2003). Muitos ensaios podem ser utilizados, como o ensaio de letalidade com o microcrustáceo Artemia salina, que foi desenvolvido para detectar compostos bioativos em óleos essenciais de origem vegetal (MEYER et al., 1982). Devido ao aumento progressivo da resistência antibacteriana, a busca de novos agentes antibacterianos torna-se de grande importância, desta forma, produtos naturais poderiam ser alternativas interessantes para atividades antibacterianas (LU et al.., 2007).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esse trabalho tem como objetivo avaliar as atividades biológicas do óleo fixo de Oreochromis niloticus, tais como atividade antibacteriana e toxicidade frente a larvas de Artemia salina.
MÉTODOS:
As tilápias frescas foram obtidas em mercados livres do município de Crato-CE, onde foram retiradas as gorduras presente em suas vísceras e submetidas à extração a quente em extrator de Soxhlet durante 6 horas. Em seguida o material obtido foi destilado em evaporador rotativo para separação do solvente e do óleo e calculado o seu rendimento. Para a realização do teste de toxicidade foram utilizadas 10 larvas de Artemia em tubos de ensaio junto com 10 mL de água marinha artificial e o óleo, em diferentes concentrações que variaram de (1000 a 5 microgramas por mL). A leitura dos resultados foi realizada após 24 horas pela contagem das larvas mortas. Para a avaliação da atividade antibacteriana foi utilizado o método de microdiluição em caldo BHI a 10 porcento de acordo com NCCLS M7-A6, onde foram utilizadas seis linhagens bacterianas: Escherichia colii (ATCC 25922), Estafilococos aureus (ATCC 12692), Pseudomonas aeruginosa (ATCC 15442), Klebsiella pneumoniae (ATCC 10031), Bacillus cereus (ATCC 33018) e Helicobacter pylori (ATCC 43504) em concentrações de 512, 256, 128, 64, 32, 16 e 8 microgramas por mL, onde os resultados foram obtidos através da adição de resarzurina sódica após 24 h.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O óleo fixo apresentou uma baixa toxicidade frente A. salina com uma Concentração Letal capaz de matar 50 por cento das espécies (CL50) de 835,3 microgramas por mL, sendo acompanhado por um controle positivo onde utilizou-se o dicromato de potássio (K 2 Cr 2 O7 ) com concentração letal capaz de matar 50 por cento de 55,96 microgramas por mL. A atividade antibacteriana apresentou uma Concentração Inibitória Mínima maior ou igual 1024 micro gramas por mL frente a todas as linhagens de bactérias testadas, podendo, assim apresentar uma melhor atividade antibacteriana em elevadas concentrações.
CONCLUSÕES:
A partir do óleo fixo de Oreochromis niloticus, pode-se demonstrar que seus componentes bioativos poderão ser viáveis em concentrações iguais ou superiores a 1024 microgramas por mL frente a todas as linhagens de bactérias testadas, contudo um grande aumento na sua dose pode influenciar no seu teor de toxicidade, na qual a mesma apresentou uma baixa toxicidade quando comparada ao seu controle positivo. Dessa forma, sugere-se maiores investigações na busca para ampliar os conhecimentos sobre a espécie em estudo.
Palavras-chave: Atividade antibacteriana, Oreochromis niloticus, Toxicidade.