65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A prática de professores-acadêmicos do Curso de Letras-Espanhol e Literatura Hispânica do Plano Nacional de Formação de Professores.
Aurea Luiza Azevedo de Miranda - Graduada em Letras-Espanhol e Literatura Hispânica
Bruna Queiroz Ale - Graduada em Letras-Espanhol e Literatura Hispânica
Thaty Anne Araújo Silva - Graduada em Letras-Espanhol e Literatura Hispânica
Joseane Leão de Souza - Prof.ª. M.Sc no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima
INTRODUÇÃO:
Esse estudo tem como tema o processo de planejamento como ação fundamental na pratica pedagógica do professor. Nesta pesquisa se delimita ao estudo sobre a importância do processo de planejamento para os professores-acadêmicos do Curso de Segunda Licenciatura em Letras-Espanhol e Literatura Hispânica do Programa Nacional de Formação de Professores – PARFOR – no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR.
O interesse em estudar este processo surgiu a partir de alguns questionamentos que fizemos em nossa carreira acadêmica. A partir deles e adicionado aos postulados teóricos que esta temática trás, foi realizado indagações e reflexões sobre a importância deste momento no fazer pedagógico do professor.
A fundamentação teórica se baseou em conceitos de autores da área de educação e ensino de espanhol como língua estrangeira (ELE), entre estes: Gandin, Mello, Menegolla y Sant’Anna entre outros. Mediante as reflexões acerca do tema, a intenção é verificar que se o planejamento, realizado e executado pelos professores de espanhol das escolas de ensino fundamental
OBJETIVO DO TRABALHO:
Conhecer a visão dos professores-acadêmicos do Curso de Letras-Espanhol e Literatura Hispânica do PARFOR sobre a importância do planejamento como ação integrante de sua pratica pedagógica.
MÉTODOS:
Este estudo esta inserido no campo da didática como aporte à linguística aplicada. Para a analise dos dados foi utilizado o método de Hermenêutica que busca refletir sobre as interpretações coletadas a partir de um olhar epistemológico e filosófico e, assim, diagnosticar a presença do planejamento, sua necessidade e importância na visão dos professores acadêmicos de espanhol como língua estrangeira – ELE. Portanto tratou-se de uma pesquisa de natureza analítica, sendo que os dados coletados foram de caráter qualitativo e quantitativo.
Escolhendo como informante os professores-acadêmicos do PARFOR cuja formação esta sendo em primeira ou segunda licenciatura. Neste estudo o curso em foco trata-se do Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol e Literatura Hispânica, módulos I, II e II. Também foram considerado na pesquisa os professores com pelo menos um ano de experiência como professor de espanhol.
Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário com reflexões de autores da área, que possibilitou respostas interpretáveis a luz da hermenêutica e o instrumento de medida e analise foi a escala de Likert que atribui valores a cada interpretação, desde concordo totalmente ate discordo totalmente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A relevância deste estudo foi à constatação de que os professores reconhecem o ato de planejar como uma ação importante, principalmente no meio escolar embora seja feita uma leitura distinta deste ato como algo reservado apenas ao professor esquecendo que o ato em si é envolto não somente do trabalho e olhar do professor, mas também com o meio em que a escola se insere e as necessidades de ensino-aprendizagem dos discentes, concordando com Menegolla y Sant’Anna sobre esse ponto amplo do ato de planejar e com Dalmás sobre sua importância na ação diária.
Nas respostas é perceptível que este entendimento vem alicerçado de práticas tradicionais, discordado das pesquisas feitas sobre o ato reflexivo do planejamento e o próprio planejamento participativo defendido por Vasconcellos, Dalmás e Cornelly entre outros. Existe também a resistência no ato de planejar, fato constatado nos estudos de Gandim que aponta “certa resistência” ao ato de planejar ficando o professor apenas como um executor deste.
Como reflexões advindas destas respostas percebe-se que, discutir sobre o tema planejamento ainda se faz necessário no processo de formação e reflexão da prática pedagógica do professor e consequentemente da escola.
CONCLUSÕES:
Diante do estudo e das interpretações dos dados recolhidos se percebe que há contradições entre o entendimento das diversas dimensões do planejamento, tanto em suas concepções teóricas quanto em sua concepção pratica, isto é, percebem a importância do ato, porém não existe uma transposição clara quando colocada em pratica.
Observamos assim que eles conhecem os diferentes tipos de planejamento, como o participativo, os planos de classe e etc., porem confundem os conceitos de cada uma e as formas de planejar, da mesma forma como utiliza particularidades como a sondagem e a avaliação de forma distinta a original.
Desta forma, muitas vezes o ato de planejar é visto como uma ação burocrática que se contrapõe à coerência do ato de planejar e sua fundamental importância como organização de concepções e propostas de conteúdos que possibilitem ressignificar o ensino e a aprendizagem.
Chegando a conclusão que compreendem os elementos constitutivos de um planejamento, porem é perceptível que não estabelecem conexão destes elementos quanto a sua utilidade e coerência em seu desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Planejamento, Espanhol como língua estrangeira, Prática pedagógica.