65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 1. Silvicultura
Germinação das sementes de Lepidocaryum tênue Mart. em função da secagem e da imersão em água
Isabela Cristina Ribeiro de Almeida - Acadêmica do curso de Engenharia Florestal - UFAM
Raquel da Silva Medeiros - Msc./ Orientadora - Depto. de Silvicultura Tropical - INPA
Patrícia Nazário - Dra./ Co-orientadora
Thaís Almeida Lima - Msc./ Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas
David Franklin da Silva Guimarães - Acadêmico de Engenharia Florestal - UFAM
Anna Carolina Martins Moraes - Acadêmica de Engenharia Florestal - UFAM
INTRODUÇÃO:
Lepidocaryum tênue Mart. é uma palmeira encontrada na Amazônia Ocidental. Atualmente muitas comunidades tradicionais usam as folhas dessa palmeira para a cobertura de habitações rurais em razão da facilidade e do baixo custo que a obtenção que a mesma representa. A exploração contínua das folhas dessa espécie pode ter impacto negativo na sobrevivência, crescimento e reprodução dos indivíduos dessa espécie (Navarro et. al, 2011). Segundo relatos de comunitários, devido ao uso exacerbado desta palmeira, a mesma tem desaparecido em algumas regiões próximas a Tabatinga-Am. Em Urucu, observações de campo realizadas na Base de operações Geólogo Pedro de Moura, indicaram que a espécie apresenta um grande poder de colonização do sub-bosque da floresta, mostrando-se uma espécie em potencial na recuperação de áreas degradadas, sendo assim dentro do projeto CT-PETRO/PT2, existe um trabalho para revitalizar clareiras abertas pela exploração petrolífera e há necessidade de realizar um enriquecimento e/ou colonização destes sub-bosques, sendo essa espécie uma alternativa para a colonização destas áreas. Contudo as informações sobre a germinação dessa espécie são escassas, diante disso estudos referentes à germinação da espécie Lepidocaryum tênue Mart. são necessários para a produção de mudas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A presente pesquisa teve por objetivo verificar a tolerância da semente de Lepidocaryum tênue Mart. ao dessecamento e verificar o efeito da embebição no processo de germinação das sementes de Lepidocaryum tênue Mart..
MÉTODOS:
A coleta dos frutos foi realizada na Base de Operações Geólogo Pedro de Moura em Urucu, no município de Coari. Os frutos foram beneficiados manualmente e na semeadura foi utilizado como substrato a vermiculita fina, além da semeadura da testemunha foi realizada a semeadura das sementes destinadas à secagem e embebição, sendo que as sementes submetidas à secagem pelo período de dois, quatro, seis, oito e dez dias foram expostas a uma temperatura média de 24ºC e umidade relativa de 72% e as sementes destinadas a embebição tiveram troca diária de água no período de dois, quatro, seis, oito e dez dias. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado, onde cada tratamento constitui-se de quatro repetições de 25 sementes, os quais foram divididos em seis tratamentos para embebição, seis para secagem, considerando como critério a emissão de qualquer estrutura acima do substrato. A biometria dos frutos e das sementes foi feita utilizando uma amostra de 50 frutos e 50 sementes. Posteriormente foi feita a análise estatística calculando-se a porcentagem de germinação, o índice de velocidade de germinação (IVG), o tempo médio, final e inicial da germinação. O teor de água das sementes foi determinado através do método estufa 105ºC ±3ºC (Brasil, 2009).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na biometria dos frutos o comprimento, o diâmetro e o peso variaram de 1,49 a 2,33 cm; 0,85 a 1,31 cm; 0,73 a 2,86 g, respectivamente. A espécie apresenta em média um diâmetro de 1,96 cm e o peso médio de 1,57 g. Nas sementes o comprimento, o diâmetro e o peso variaram de 1,34 a 1,87 cm; 0,60 a 1,24 cm; 0,40 a 1,97 g, respectivamente. Verificou-seum decréscimo acentuado na redução do teor de água em função do aumento do período de secagem, contudo a embebição é favorável a germinação até certo período. O índice de velocidade de emergência apresentou diferença significativa entre os tratamentos de secagem e de embebição.O tempo médio de germinação permaneceu constante com o aumento do teor de água.O aumento do período de secagem diminuiu a porcentagem de germinação e conseqüentemente a emergência, apresentando no segundo dia o teor de água crítico de 25,31% e o teor de água letal no quarto dia de 20,58%. Independente do período que as sementes ficaram embebidas em água a porcentagem de emergência foi alta, o que caracteriza o comportamento recalcitrante e conforme o aumentando do teor de água a quantidade de sementes mortas e dormentes permanece constante.
CONCLUSÕES:
Os frutos de Lepidocaryum tênue apresentaram comprimento, o diâmetro e a peso variando de 1,49 a 2,33 cm; 0,85 a 1,31 cm; 0,73 a 2,86 g, respectivamente. E as sementes variando de 1,34 a 1,87 cm; 0,60 a 1,24 cm; 0,40 a 1,97g. Lepidocaryum tênue Mart. é uma espécie que apresenta caráter recalcitrante, assim como a maioria das sementes de palmeiras, influenciando diretamente na velocidade, no tempo de germinação e no índice de velocidade de emergência. Portanto, a germinação é favorecida quando as sementes foram submetidas à embebição devido ao aumento no teor de água da mesma. Na secagem a germinação das sementes permaneceu constante com o aumento do teor de água, assim como a quantidade de sementes mortas e dormentes. O teor de água crítico no segundo dia de tratamento de secagem foi de 25,31% e o teor de água letal para a secagem foi de 20,58%.
Referências Bibliográficas
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 2009. Regras para análise de sementes. Secretaria de Defesa Agropecuária. – Brasília: Mapa/ACS, 2009.
Navarro, J. A. et. al, 2011. Impact of leaf harvest on populations of Lepidocaryum tenue, an Amazonian understory palm used for thatching. UniversidadeNacional da Colombia.
Palavras-chave: Silvicultura, Palmeira, Caranaí.