65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 2. Linguística Histórica
A Coesão Lexical em Anúncios do Cinema e a Narrativa de Filmes em Cartaz nas Salas de Projeção do Recife das Três Primeiras Décadas do Século XX.
Anderson Norberto da Silva - IFPE - Campus Recife
Juliana Soares Lima - IFPE - Campus Recife
Douglas da Silva Tavares - Prof. Me./ Orientador - IFPE - Campus Recife
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa em História Social das Línguas no qual foram estudados anúncios de produções cinematográficas apresentadas em salas de projeção do “cinematógrafo” nas três primeiras décadas do século XX. Como referencial teórico para nosso estudo, tomamos Halliday e Hasan (1976), Antunes (1996; 2005) e Kock (2006) para uma reflexão sobre os conceitos de texto e discurso, coerência e coesão como também as noções pertinentes à coerência textual e coesão lexical. Ainda, temos Souza Barros (1985), Moura (1991), Rodrigues (1997) e Burke (2009) para a realização de uma História Social do fenômeno linguístico da coesão lexical o qual é o foco principal de nossas considerações. Assim, esta pesquisa, um dos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Estudos em História Social do Português de Pernambuco – IFPE Campus Recife, apresenta-se como mais uma contribuição nos estudos históricos da Língua Portuguesa no estado de Pernambuco.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo principal deste estudo é, a partir da análise linguística dos anúncios dos filmes apresentados nos cinemas da cidade do Recife durante as três primeiras décadas do século XX, observar como a coesão lexical presente nestes anúncios podem auxiliar no conhecimento dos roteiros dos filmes apresentados e, consequentemente, na reconstrução da cena cinematográfica da cidade naqueles idos.
MÉTODOS:
Durante nossa pesquisa, realizamos visitas a centros de documentação como FUNDAJ, Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano, Biblioteca Pública Estadual e Arquivo Público Estadual. Em nosso trabalho, adotamos os seguintes passos: a) operamos uma pesquisa em jornais, tanto os maiores (Jornal Pequeno, Jornal do Recife, A Província e Diário de Pernambuco), como publicações menores e menos influentes (O cinema, Revista de Variedades, etc.); b) formamos um banco de dados a partir da seleção e digitalização de anúncios dos filmes que estavam presentes nas citadas publicações impressas; c) associamos o estudo do contexto sócio-histórico da cidade do Recife no início do século XX, partindo de trabalhos de Souza Barros (1985), Moura (1991) e Rodrigues (1997) aos estudos de base linguística cujos referenciais teóricos foram Halliday e Hasan (1976), Antunes (1996; 2005) e Kock (2006) para uma análise dos documentos históricos por nós selecionados; e d) elaboração de conclusões e reconstrução das narrativas dos filmes, com base nos textos dos anúncios estudados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com base nos estudos feitos sobre os anúncios dos filmes apresentados no Recife das três primeiras décadas do século XX, foi-nos possível observar que os referidos textos apresentavam uma coesão lexical que Halliday e Hasan (1976) classificam como por colocação e Antunes (1996; 2005) denominou como por associação. Assim, tornou-se possível uma compreensão destes textos presentes nos anúncios enquanto dotados de uma narrativa a resumir de forma detalhada, em muitos casos, o enredo ou história contada em cada uma das produções cinematográficas apresentadas. Nestes anúncios, encontramos sequências como: “Sem Rumo nas águas revoltas do mar enfurecido. Nas plagas chinezas. Perseguição mesquinha e collar cubiçado. Dois criminosos deante de uma jovem que se defende...”. Tais textos apresentavam uma coesão lexical a nos dar uma clara visão do roteiro dos filmes e, desta feita, permitindo-nos reconstruir o cenário e o contexto da arte cinematográfica das três primeiras décadas do século XX no que concerne a títulos dos filmes, seus principais atores e atrizes, os gêneros de filmes mais apresentados e, principalmente, os roteiros e histórias destas produções.
CONCLUSÕES:
De nossa pesquisa, podemos concluir que os anúncios dos filmes apresentados na cidade do recife durante as três primeiras décadas do século XX tinham, em um primeiro momento, seus textos como um amontoado de palavras ou expressões aparentemente sem nenhuma coesão e consequentemente sem coerência e desprovidos de discurso. Contudo, após análises feitas com base em teorias da linguística textual, foi-nos possível perceber que estes textos propagandísticos tinham, na verdade, uma coesão que Halliday e Hasan (1976) chamaram de coesão lexical, permitindo-nos uma compreensão dos mesmos enquanto possuidores de uma sequência lógica na qual eram, não só apresentados os títulos dos filmes com seu elenco, como também havia a narrativa do roteiro do filme anunciado com toda sua estória. Assim, os anúncios analisados são importantes testemunhos a nos relatar o contexto do cinema, suas principais atrações e principais produções que foram cartazes nas salas do cinematógrafo do Recife nas três primeiras décadas do século XX.
Palavras-chave: Cinema, Coesão Lexical, História Social das Línguas.