65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID
José Luiz Cavalcante - IFPB - campus Campina Grande/ CCHE - Universidade Estadual da Paraíba
Abraão Romão Batista - IFPB campus Cajazeiras
Flavia Aparecida Bezerra da Silva - CCHE - Universidade Estadual da Paraíba
Aline Cordeiro da Silva - CCHE - Universidade Estadual da Paraíba
Lincomberg Martins - CCHE - Universidade Estadual da Paraíba
Paulo Weber Pinheiro da Silva - CCHE - Universidade Estadual da Paraíba
INTRODUÇÃO:
A formação de professores que ensinam matemática é conforme Kilpatrick (1996) é o objetivo da Educação Matemática como campo profissional. Os desafios e fenômenos ligados, tanto aos processos de ensino e aprendizagem da matemática, bem como a formação de professores, impulsionam a pesquisa consolidando a Educação Matemática também como campo de pesquisa.
Neste relato trazemos reflexões sobre o papel do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência ligado a Licenciatura em Matemática do CCHE da Universidade Estadual da Paraíba e suas influências na construção da identidade do professor de matemática.
Nosso subprojeto tem como objetivo a criação e manutenção de clubes de matemática em escolas públicas de Monteiro – PB. Com foco na iniciação a docência o programa tem como proposta central subsidiar a inserção de licenciados no ambiente escolar, propondo intervenções que visem a melhoria da qualidade do ensino de matemática.
Neste artigo relatamos e discutimos parte das experiências desenvolvidas e suas influências na construção da identidade docente. Para análise utilizamos ideias de Pimenta e Lima (2009) e Shulman (1986), os resultados indicam que a construção da identidade docente é potencializada quando os bolsistas estão em contato direto com os alunos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar os impactos do PIBID para formação da identidade docente de professores e bolsistas envolvidos nas ações promovidas pelo Clube de Matemática; Apresentar as atividades desenvolvidas no programa PIBID e suas contribuições para formação inicial e continuada de professores.
MÉTODOS:
Para execução dessa investigação utilizamos um processo de pesquisa qualitativa que segundo Bogdan e Biklen (1994) explicam que, nessa modalidade, o cerne é a compreensão dos comportamentos a partir da visão dos sujeitos, obtendo os dados a partir de um contato aprofundado com os indivíduos, podendo lançar mão de diversos e variados instrumentos.
É oportuno salientar que o referido estudo se aproxima do conceito de Pesquisa Participante Completa, o qual segundo Abílio e Sato (2012) ocorre quando o pesquisador emerge da própria comunidade ou realidade investigada, optamos por não tipificar o estudo nesse momento.
Por se tratar de um projeto que está em andamento, dividimos o estudo em duas etapas, na primeira catalogamos as ações que já foram desenvolvimento e na segunda elaboramos um questionário com questões abertas onde os envolvidos, professores e bolsistas, foram convidados a tecer suas impressões sobre o PIBID e os impactos na formação da sua identidade profissional docente. Coletados os dados fazemos a análise dos dados coletados a partir de referência sobre a identidade profissional do docente, Pimenta e Lima (2009), e conhecimentos necessários a formação do docente conforme Shulman (1986).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Conforme a metodologia, catalogamos três ações realizadas através do PIBID, a primeira foi a constituição de um grupo colaborativo. A segunda foi a realização de exposição de mobilização nas escolas participantes. A terceira foi a fundação de dois clubes de matemática nas escolas.
Aplicado o questionário percebemos que há uma unanimidade em reconhecer o PIBID como fundamental na formação da identidade dos futuros docentes e no fortalecimento da identidade dos professores que já atuam no ensino. Os relatos mostram que os bolsistas se perceberam em conflito com dinamismo das atividades dos clubes, para eles, os alunos das escolas tinham entusiasmo pela matemática desconstruindo a imagem do aluno como sujeito desinteressado. Por outro lado, os professores das escolas apresentaram respostas que indicam inclinação a continuação nos seus estudos. Pimenta e Lima (2009) reconhecem que fenômenos como esses indicam um fortalecimento ou reconhecimento com a profissão docente. Outro aspecto percebido foi a preocupação de bolsistas e professores em ter que estudar afundo a matemática que irão ensinar. Segundo Shulman (1986) o conhecimento do conteúdo não está limitado apenas aplicação de teoremas ou algoritmos, essa dimensão é muito mais ampla.
CONCLUSÕES:
Em síntese percebemos que o PIBID tem fortalecido e contribuído para a construção da identidade docente dos bolsistas e professores supervisores envolvidos. Percebemos que os bolsistas se mostram especialmente entusiasmados com o projeto e principalmente com seu papel como futuros docentes.
Percebemos que os jogos e desafios pesquisados para serem utilizados na exposição de mobilização e nas reuniões do clube tem colocado o conhecimento dos licenciandos em conflito, pois em sua opinião havia procedimentos que eles sabiam fazer, porém não sabia como explicitar. Essas discussões recaiam sempre o que era ser professor do ponto de vista dos licenciandos e também dos professores supervisores.
Outro fato que nos chamou atenção tem sido a importância das reuniões do grupo colaborativo com instrumento de reflexão sobre a profissão docente.
A próxima etapa do projeto será a constituição de uma publicação conjunto onde serão apresentados relatos sobre as atividades docentes.
O nosso estudo mostra a importância do PIBID e impactos positivos quanto a formação de professores. Como pesquisa futura estamos realizando um acompanhamento sistemático dos bolsistas para percebemos em mais profundidades como tem sido formada ou construída a sua identidade docente a partir das atividades do PIBID.
Palavras-chave: Formação de Professores que ensinam matemártica, PIBID, Identidade docente.