65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
HOSPEDABILIDADE DE PLANTAS DANINHAS A Pratylenchus brachyurus EM ÁREA NATURALMENTE INFESTADA
Fagner Machado Ribeiro - Acadêmico de Zootecnia – Instituto Federal Goiano - Câmpus Ceres
Anderli Divina Ferreira Rios - Doutoranda em Agronomia - Universidade Federal de Goiás
Wilian Henrique Diniz Buso - Prof. / Orientador – Instituto Federal Goiano - Câmpus Ceres
Hellismar Wakson da Silva - Acadêmico de Agronomia – Instituto Federal Goiano - Câmpus Ceres
Lidiane de Oliveira Silva - Acadêmica de Zootecnia – Instituto Federal Goiano - Câmpus Ceres
Diego Machado Pereira - Acadêmico de Zootecnia – Instituto Federal Goiano - Câmpus Ceres
INTRODUÇÃO:
A ocorrência do nematoide das lesões radiculares, Pratylenchus brachyurus, em culturas importantes tem aumentado nos últimos anos como milho, algodão e a soja. Isto tem ocorrido principalmente na região Centro Oeste do Brasil, segundo relatos de Rocha et al. (2008), Alves (2008), Andrade et al. (2009) e Ribeiro et al. (2009). Acredita-se que isso venha ocorrendo devido principalmente à adoção do sistema de plantio direto (SPD). Neste sistema ocorre maior deposição de palhadas, conservando a umidade dos solos e favorecendo o aumento populacional dos fitonematoides polífagos como Pratylenchus. Para o controle desse nematoide é utilizada uma associação de diferentes métodos de controle, estabelecendo-se estratégias de manejo integrado. Fazer rotação e sucessão com culturas não hospedeiras, utilizar genótipos resistentes a espécies de Pratylenchus, uso do controle químico, medidas sanitárias preventivas, pousio entre outras são práticas que devem ser introduzidas em programas de manejo desse nematoide. Além de todas essas medidas é importante conhecer a hospedabilidade de plantas daninhas que surgem em áreas cultivadas com soja a Pratylenchus durante a safra ou entressafra.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do presente trabalho foi avaliar a hospedabilidade de seis espécies de plantas daninhas em área de cultivo de soja ao nematoide P. brachyurus em condições naturais de infestação.
MÉTODOS:
O ensaio foi conduzido na safra 2012/2013 no município de Campinorte, Estado de Goiás, em uma área naturalmente infestada por P. brachyurus, sob sistema de plantio direto e com histórico de altas densidades populacionais do nematoide. A área de estudo consistiu em 2700 m2 e foi delimitada em função do histórico da reboleiras na safra anterior e deixada em pousio durante 120 dias após dessecação através de herbicidas. Foram coletadas aleatoriamente seis plantas adultas das espécies Eleusine indica (capim-pé-de-galinha), Echinochloa colona (capim-arroz), Senna obtusifolia (fedegoso), Conyza canadensis (buva), Hyptis suaveolens (cheirosa) e Sida cordifolia (malva-branca) em fase de floração. A parte aérea das plantas foi descartada e o sistema radicular acondicionado em sacos plásticos e levado ao laboratório. As raízes foram submetidas à extração de nematóides segundo metodologia descrita por Coolen & D’Herde (1972). A quantificação dos fitonematóides foi realizada com o auxílio de microscópio óptico utilizando-se uma lâmina de Peters e os resultados expressos em número de indivíduos por 10 gramas de raízes. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade, utilizando o programa estatístico SISVAR.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados da densidade populacional de P. brachyurus nas raízes de espécies de plantas daninhas foram bastante variáveis. Dentre as espécies estudadas a densidade variou de 5.233 a 0 espécimes por 10 gramas de raízes. As duas gramíneas avaliadas multiplicaram bem o nematóide, sendo de 5.233 para o capim-arroz e 3.922 para o capim-pé-de-galinha, enquanto que as demais espécies não hospedaram o nematoide nas condições de área infestada. Lopes (2011), ao avaliar a hospedabilidade de algumas espécies de plantas daninhas ao nematoide em condições de casa de vegetação também observou que algumas espécies podem multiplicar o nematoide como Bidens pilosa, Alternanthera tenella, Euphorbia heterophylla e Cenchrus echinatus que apresentaram densidade populacional de P. brachyurus por 5 gramas de raízes de 6.031; 2.635; 3.661 e 6.629, respectivamente. Observa-se que as plantas daninhas comportam-se como boas hospedeiras de P. brachyurus, contribuindo assim para a manutenção do nematoide no campo. Desta forma o controle das plantas daninhas passa a ter relevância em um programa de manejo de Pratylenchus pela sua suscetibilidade, podendo ter consequências negativas às áreas de cultivo onde se encontram possibilitando a sobrevivência do fitonematoide principalmente na entressafra.
CONCLUSÕES:
As espécies capim-arroz e capim-pé-de-galinha hospedaram o nematoide Pratylenchus brachyurus em área naturalmente infestada.
Palavras-chave: Densidade populacional, Nematoide das lesões radiculares, Plantas daninhas.