65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 3. Filosofia - 2. Filosofia
FILOSOFANDO NA ESCOLA: um estudo em escolas de São Luis - MA
Bruna Carine Costa - Curso de Pedagogia - FACAM
Jailson Antonio Ribeiro Viana - Curso de Pedagogia - FACAM
Ana Carolina Rocha Confart - Curso de Pedagogia - FACAM
Andrea Cristina Campelo Silva - Curso de Pedagogia - FACAM
Jennifer Suellen Mendes Lindoso - Curso de Pedagogia - FACAM
Henilda Ferro Castro - Profa. Msc./Orientadora - Curso de Pedagogia - FACAM
INTRODUÇÃO:
A filosofia tem um papel fundamental na formação dos alunos por ser um estudo que gera o senso crítico, sensibilizando-os a sua capacidade de problematizar um tema de estudo. Este estudo teve como base e ponto de partida a teoria do filósofo Americano Mathew Lipman, reconhecido como criador da filosofia para crianças, através da metodologia da Comunidade de Investigação”, que tem como objetivo transformar a sala de aula em um ambiente de problematização ou de investigação, o que auxiliará a criança a desenvolver um raciocínio crítico, criativo e lógico.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desta pesquisa foi verificar se nas escolas da rede publica da cidade São Luis, existe um caráter crítico, isto é, se os profissionais da educação se preocupam em tornar tal ambiente em um lugar que desenvolva a construção da reflexão, tornando assim uma escola reflexiva ou crítica por desenvolver um trabalho de raciocínio lógico com as mesmas.
MÉTODOS:
A metodologia aplicada foi desenvolvida em três etapas: primeiro fez-se uma observação do ambiente escolar, principalmente da sala de aula, atentando-se para a metodologia, o tipo de conteúdo aplicado e a participação dos alunos nas aulas de filosofia. Num segundo momento realizaram-se entrevistas com professores de filosofia da escola e gestores, visando compreender a visão que se tem da disciplina, e finalmente, questionou-se, também por meio de entrevistas os alunos a respeito da matéria lecionada. Com as etapas acima realizamos uma pesquisa de campo, através da observação, explorando o próprio objeto com o objetivo final de descrever, após a análise dos dados obtidos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Através da pesquisa em seis escolas verificou-se que três delas a disciplina de Filosofia é lecionada por um professor que é formado em outra área, o que dificulta a realização de um trabalho bem realizado. Uma das seis escolas tem professor formado em filosofia mas adota um trabalho mais tradicional, ou seja, conteudista, objetivando o aluno a preparar-se para uma avaliação. A quinta escola visitada a professora também de filosofia, formada na área mas nem permitiu a presença dos pesquisadores na sala. É inviável conclusões precipitadas, mas leva-se a um questionamento: o que faz com que um profissional, a temer tanto a presença de outras pessoas enquanto realiza seu trabalho? Na sexta escola verificou-se um clima apropriado para a filosofia, pôde ser visto a utilização de alguns recursos educacionais que possibilitam o crescimento crítico do aluno, em que os mesmo são incitados a realizar questionamentos.
CONCLUSÕES:
Podemos dizer que a pesquisa trouxe grandes surpresas a respeito do objetivo. Concluímos que muitas escolas de Ensino Fundamental ainda não estão preparadas para o ensino da Filosofia, tanto em nível de recurso humano como pela própria infra-estrutura de seus ambientes. Percebemos que por parte da maioria dos profissionais, se desconhece o sentido da filosofia e sua importância no desenvolvimento crítico do educando. Notamos finalmente que é necessário investir em preparação de profissionais da área que pense não apenas em cumprir conteúdo, mas transformar a escol num ambiente de problematização e de reflexão, afim de preparar os alunos para serem cidadãos críticos e reflexivos, o que possibilitará a construção de uma sociedade mais politizada, algo urgente em nossos dias.
Palavras-chave: Educação, Filosofia, Ensino Fundamental.