65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 1. Ecologia Aplicada
DIVERSIDADE DOS PEIXES E ECOLOGIA REPRODUTIVA DE Triportheus angulatus E Cichlasoma orientale NOS AÇUDES DO RIO GRANDE DO NORTE
Louise Thuane Barreto de Lima - Depto. de Oceanografia e Limnologia - UFRN
Emilly Kataline Rodrigues Pessoa - Depto. de Oceanografia e Limnologia - UFRN
Wallace Silva do Nascimento - Depto. de Oceanografia e Limnologia - UFRN
Ozenir Pedro de Souza - Depto. de Oceanografia e Limnologia - UFRN
Sathyabama Chellappa - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Oceanografia e Limnologia - UFRN
INTRODUÇÃO:
A ictiofauna dos açudes do bioma Caatinga representa o resultado de processos ecológicos que determinaram a adaptação de espécies às condições climáticas e o regime hidrológico da região.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho verificou a diversidade de peixes da bacia hidrográfica Piranhas-Assú e a ecologia reprodutiva da sardinha de água doce, Triportheus angulatus e do cará, Ciclassoma orientale capturados no açude Marechal Dutra, Acari, RN, durante o período de julho de 2011 a junho de 2012.
MÉTODOS:
Após as coletas, os peixes foram transportados em caixas térmicas com gelo para o Laboratório de Ictiologia da UFRN, onde foram pesados e medidos. Foram determinados a estrutura em comprimento e peso, a proporção sexual e o período reprodutivo dos peixes através do índice gonadossomático (IGS), em relação às variações mensais de pluviosidade da região. foram capturados 602 peixes, distribuídos em quatro ordens, 11 famílias e 22 espécies, sendo 17 endêmicas, quatro introduzidas de outras bacias e uma exótica. A única espécie exótica registrada, a tilápia do Nilo, Oreochomis niloticus, foi mais expressiva em número de indivíduos (24,9%) seguida pela espécie nativa piau-preto, Leporinus piau (18,8%).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A estrutura em comprimento e peso dos machos de T. angulatus apresentou comprimento total médio de 12,9 cm (±2,4) e as fêmeas de 14,1 cm (±3,7), enquanto o peso total médio dos machos foi 30,1g (±10,4) e das fêmeas 27,1g (±10,1). Os machos de C. orientale apresentaram comprimento total médio de 14 cm (±4,26) e as fêmeas de 17,2 cm (±0,75), enquanto o peso total médio dos machos foi 79,7g (±49,1) e das fêmeas 133g (±25,6). O coeficiente angular para ambos os sexos de T. angulatus foi 3,0804 enquanto C. orientale foi 2,9809, indicando que ambas as espécies apresentam um crescimento isométrico. A variação mensal média do IGS das fêmeas de T. angulatus apresentou valores mais altos no mês de março e os machos no mês de setembro, enquanto C. orientale apresentou dois períodos distintos de desova, um compreendido entre os meses de março e junho e um no mês de setembro. A espécie T. angulatus apresenta proporção sexual com predominância de fêmeas, com desova total ocorrendo no período de chuvas da região, enquanto C. orientale apresenta predominância de machos, com desova parcelada ocorrendo ao longo dos períodos chuvoso e de estiagem da região.
CONCLUSÕES:
Estas espécies de peixes demonstram que estão adaptadas para reproduzir com sucesso nas condições ambientais da região semiárida.
Palavras-chave: Diversidade dos peixes, Aspectos reprodutivos, Açude Marechal Dutra.