65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 2. Linguística Histórica
Poder e Solidariedade: Jornais Femininos e as Formas de Tratamento Direcionadas às Mulheres Recifenses de 1850 a 1950.
Bárbara Maria Santos Silva Lapa - IFPE - Campus Recife
Hellen Luana de Moura Silva - IFPE - Campus Recife
Douglas da Silva Tavares - Prof. Me./Orientador - IFPE - Campus Recife
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho é fruto de uma pesquisa com Jornais femininos publicados na cidade do Recife entre os cem anos que vão de 1850 a 1950. Tivemos, como foco neste trabalho, a análise das formas de tratamento presentes em tais publicações e que eram referentes às mulheres daquela época. Para tanto, tomamos como referencial teórico os estudos de Brown e Gilman (1960) os quais estudaram as nuances sociais e ideológicas dos pronomes de tratamento a partir das escolhas que eram feitas pelos falantes de diferentes línguas. Também, temos Oliveira (2003) que estudou as formas de tratamento no português de Portugal durante os anos de 1982 a 2002. Ainda, tomamos Souza Barros (1985), Moura (1991), Rodrigues (1997) e Burke (2009) para a realização de uma História Social do fenômeno linguístico da presença e escolha dos pronomes de tratamento nos textos dos jornais femininos. Assim, esta pesquisa, um dos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Estudos em História Social do Português de Pernambuco – IFPE Campus Recife, apresenta-se como mais uma contribuição nos estudos históricos da Língua Portuguesa no Brasil.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo de nosso trabalho foi estudar, a partir das escolhas das formas de tratamento direcionadas às mulheres em textos dos jornais femininos recifenses de 1850 a 1950, as diferentes representações e papéis sociais atribuídos às mulheres do Recife daqueles anos.
MÉTODOS:
Durante nossa pesquisa, realizamos visitas a centros de documentação como FUNDAJ, Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano, Biblioteca Pública Estadual e Arquivo Público Estadual. Em nosso trabalho, adotamos os seguintes passos: a) operamos uma pesquisa em jornais femininos e publicados entre os anos de 1850 e 1950 na cidade do Recife (O Beija Flor, A Grinalda, Hélios, etc.); b) formamos um banco de dados a partir da seleção e digitalização destes impressos; c) associamos o estudo do contexto sócio-histórico da cidade do Recife no início do século XX, partindo de trabalhos de Souza Barros (1985), Moura (1991) e Rodrigues (1997) aos estudos de base linguística cujos referenciais teóricos foram Brown e Gilman (1960) e Oliveira (2003) para uma análise dos documentos históricos por nós selecionados; e d) elaboração de conclusões acerca dos valores associados às mulheres a partir da seleção e uso das formas de tratamento presentes nas publicações femininas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com base nos estudos das formas de tratamento presentes nos jornais femininos, foi possível observar que nos anos de 1850 até os últimos anos da década de noventa do século XIX as formas de tratamento mais comuns são o Vós e o lhes além de outras formas mais cerimoniosas como Vossa Senhoria e A Senhora ou A Senhorita. Já nos impressos dos anos de 1910 até 1950 surge a maior frequência de formas como Você, Amiga, Nós, o Tu (mesmo clítico) e ainda termos como companheira, os nomes próprios com diminutivo. Isto mostra, primeiro, uma sensível mudança na forma como são assumidos os papéis e representações das mulheres em nossa sociedade de então, pois como atestam Brown e Gilman (1960) e Oliveira (2003) estas formas costumam expressar: “Respeito que se tem pelo outro, a Intimidade, o grau de Cerimônia da situação, o Hábito de tratar alguém duma certa maneira, a posição de Superioridade do outro, a posição de Inferioridade do outro, a posição de Igualdade dos dois, o desejo de Afastar o outro”, Oliveira (2003). Segundo, em trabalhos de Souza Barros (1985), Moura (1991) e Rodrigues (1997) é mostrado que o início do século XX trouxe consideráveis mudanças para nossa cidade, inclusive no tocante à situação da mulher. Fato este comprovado nos estudos dos textos dos jornais femininos.
CONCLUSÕES:
Dos estudos linguísticos das formas de tratamento presentes nos jornais femininos publicados na cidade do Recife entre os anos de 1850 e 1950 e direcionadas às mulheres, Concluímos que já no cenário do início do século XX houve uma sensível mudança nas formas de encarar, representar e entender os papéis das mulheres de nossa cidade. Isto nos é possível a partir da observação das escolhas das formas de tratamento que podem significar várias posturas diante da pessoa tratada que vão de afastamento, proximidade, respeito, superioridade, inferioridade até igualdade e solidariedade. Nos textos dos jornais por nós estudados temos o fato de haver um maior número de mulheres escrevendo nas produções do início do século XX, mas também, os homens que escreviam nas mesmas composições mantiveram, basicamente, as mesmas escolhas, reforçando nossa percepção sobre a mudança dos valores sociais atribuídos às mulheres de então.
Palavras-chave: Jornais Femininos, Formas de Tratamento, História Social das Línguas.