65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
EFEITOS DE DOSES DE POTÁSSIO EM COBERTURA NA CULTURA DA SOJA
Lívia Martha de Oliveira Azevedo - IFGoiano- Câmpus Ceres
Douglas Gomes Souza - IFGoiano- Câmpus Ceres
Wilian Henrique Diniz Buso - Prof. Dr./Orientador – Depto. de Agricultura e Zootecnia do IFGoiano- Ceres
INTRODUÇÃO:
O cloreto de potássio (KCl) é amplamente utilizado na agricultura necessitando mais estudos, pois este fertilizante pode afetar a germinação de sementes, em decorrência de seu possível efeito salino (CHUEIRI et al., 2004). Com o crescimento da produção da cultura da soja (Glycine Max), e sua importância na economia do País, é importante a busca por meios mais sustentáveis de melhoria e produção. A presente pesquisa objetivou estudar a produtividade da cultura da soja com diferentes doses de potássio em cobertura utilizando dois tipos de palhada braquiaria e milheto.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A presente pesquisa objetivou estudar a produtividade da cultura da soja com diferentes doses de potássio em cobertura utilizando dois tipos de palhada (braquiaria e milheto).
MÉTODOS:
Para a realização do experimento, utilizou-se delineamento de blocos completos casualizados em esquema fatorial 4x2 sendo dois tipos de palhada (braquiaria e milheto), quatro doses de Potássio KCl (60% de K2O), sendo estas 0, 30, 60, 90 kg ha-1, e quatro repetições. Foi realizada a semeadura das culturas para formação de palhada (milheto, braquiaria). A dessecação das plantas de cobertura foi realizada utilizando 3 L ha-1-12O) foram realizadas no dia seguinte ao desbaste. Foi realizada a aplicação de herbicida pós-emergente utilizando 2L ha-1 de glifosato. As aplicações para controle de insetos foram realizadas quando as pragas atingiram seus respectivos níveis de danos econômicos e as aplicações de fungicidas ocorreram nas fases de R1, R5.1 e R5.4. As variáveis analisadas foram altura de planta, diâmetro do caule, produtividade. Foi realizada análise de variância após coleta de dados, e aplicados teste de Tukey a 5% para comparação das medias. As analises foi realizadas com auxilio do software R (R Core Team, 2010).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Não houve interação significativa entre as diferentes palhadas e as doses de K (p>0,05) para diâmetro do caule, altura da planta e produtividade. Na dose zero de K, quando utilizou a palhada de milheto as plantas apresentaram diferença estatística (P<0,05) para a variável altura de planta em relação a cobertura com braquiaria, 69,5 e 55,5 cm, respectivamente. De acordo com GONZAGA (2009) o milheto é uma das plantas utilizadas como cobertura de solo que mais produz massa seca, contribuindo com as características químicas do solo. Ocorreu diferença significativa (p<0,05) para as doses de K para a cobertura com braquiaria, conforme aumentou a dose de K cresceu a altura das plantas, cujos valores foram: dose 0 – 55,5cm; dose 30 – 67cm; dose 60 – 67,5cm e dose 90 – 73,75cm. Para a cobertura milheto a dose de K não influenciou altura da planta, para as doses 0, 30, 60, 90 foram constatados respectivamente os seguintes valores, 69,5cm, 71,2cm, 70,25cm e 67,25cm. Ocorreu aumento linear da produtividade (P<0,05) conforme aumentou as doses de K, independente do tipo de palhada utilizada, cuja equação linear foi y = 4076,8 + 11,64x.
CONCLUSÕES:
A aplicação de potássio promove incrementos na produtividade independente do tipo de cobertura vegetal do solo onde a soja foi semeada.
Palavras-chave: Glycine Max, Palhada, Produção.