65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 5. Teoria e Análise Linguística
A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO E INTENCIONALIDADE EM PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS E ESCRITOS
Ana Beatriz de Lima Nogueira - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM - Campus
Gislane Aparecida Martins Siqueira - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM - Campus
INTRODUÇÃO:
Este trabalho estuda a Construção do Sentido e Intencionalidade de textos orais e escritos, por meio de dêiticos e operadores argumentativos. Elegemos para o estudo textos orais e escritos que abordam definições, conceitos e sugestões de Marketing, os quais foram produzidos por alunas do Curso Técnico em Administração do IFAM - Maués, por empresário da cidade de Maués e escritor já consagrado pelo público. A escolha desse tema justifica-se na importância da observação de classes gramaticais que atuam como produtoras de sentido e intencionalidade nos textos e que ainda hoje são tratadas como palavras sem importância.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A Construção de Sentido e Intencionalidade em Produção de Textos tem como objetivo a análise Linguística, observando de que modo a seleção de dêiticos discursivos e de operadores argumentativos promovem a persuasão, assim como os elementos da gramática, inseridos no texto, direcionam a Intencionalidade e a Construção do Sentido.
MÉTODOS:
Com base em conceitos, definições, exemplos de valores de operadores argumentativos e dêiticos, defendidos por linguistas consagrados, analisamos o texto de uma entrevista com um empresário importante da cidade de Maués, em que dá sugestão de Marketing; redações produzidas por alunas do Curso técnico em Administração do IFAM, as quais apontam a situação do Marketing na cidade Maués e, por fim, a definição de Marketing, apresentada pelo escritor Alexandre Luzzi Las Casas, como modelo segue a análise de parte da entrevista citada:
Texto I: Parte da Entrevista com Sr. Paulo José Batista de Almeida (Paulo PP), realizada em 20/08/2012 às 15:30h
Pergunta: Considerando que o Sr. é um empresário próspero em Maués, que possui empresas de ramos diferentes, poderia nos dizer quais estratégias de Marketing utiliza em seus empreendimentos?
Resposta: (...) não é só vender, mas também ter a satisfação do cliente. Para poder ter uma boa satisfação tem que ter todo um preparatório de pessoas e do produto também ) (...)
Análise:
Não é só: Introduz argumento que se somam a outro, tendo em vista a mesma conclusão.
Mas também: Introduz argumentos que se somam a outro, tendo em vista a mesma conclusão.
Todo: Orienta para uma afirmação plena.
E: Introduz argumento que se soma a outro, tendo em vista a mesma conclusão.
Também: Introduz argumento que se soma a outro, tendo em vista a mesma conclusão.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dos textos analisados notamos a maior incidência do operador argumentativo E, denotando que os autores, para garantirem sua intencionalidade/argumentação, somaram ideias e argumentos em torno de uma mesma conclusão. Os dêiticos esse, essa e isso, apresentaram maior número de ocorrências, denotando que os autores retomaram com frequência a ideia expressa anteriormente, reforçando a intenção/argumentação em torno de um mesmo raciocínio.
CONCLUSÕES:
No texto oral, como a entrevista com o empresário; nas redações escritas pelas alunas e no texto do especialista da área de Marketing, os operadores argumentativos e os dêiticos, representados por elementos da gramática, foram essenciais para a construção e o sentido do texto, guiando o leitor para intenção desejada do enunciador.
Palavras-chave: Dêiticos, Operadores Argumentativos, Marketing.