65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
ENTREVISTA COM PRODUTORES DE CACAU E ANÁLISE DO SOLO DE SUAS PROPRIEDADES, COMUNIDADE DE VÁRZEA, JACARECAINHA, MOCAJUBA - PA
Sueyla Malcher Bezerra - Bolsista de Iniciação à Docência – PIBID, Instituto Federal do Pará – IFPA
Hellem Pinheiro Almeida - Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA
Laiane Bezerra Ribeiro - Engª Agronoma – Pos-graduação, Universidade Federal do Pará – UFPA
Bruna Raissa Bezerra dos santo - Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA
Maria José de Souza Trindade - Profª.MSc/Orientadora – Instituto Federal do Pará – IFPA
INTRODUÇÃO:
As ilhas de várzeas constituem um ecossistema típico das margens dos rios, cujos solos apresentam fertilidade natural variando de média a alta em razão da deposição dos sedimentos em suspensão nas águas durante o período das cheias (FALESI, 1972). As áreas de várzeas da região são constituídas por cacaueiros nativos, estes apresentam baixo nível de manejo, densidade média entre 200 a 400 touceiras por hectare, baixa produtividade (150 a 200 kg/ha) e geralmente estão associados a várias espécies vegetais, incluindo frutíferas e madeiráveis. Em algumas situações, persiste o processo de extrativismo o qual dispensa trato cultural às plantações (SILVA NETO et al, 2001). A carência de conhecimentos técnicos apresenta-se como um dos principais gargalos à melhoria da produção. Segundo Xavier et al. (2006), atualmente vem aumentando o interesse em se estudar os efeitos das várias opções de manejo do solo como práticas conservacionistas que priorizem, sobretudo, a incorporação de matéria orgânica (SILVA et al, 2007).
OBJETIVO DO TRABALHO:
A proposta da pesquisa é conhecer as técnicas de manejo da plantação de cacau através de entrevistas e efetuar análise do solo na comunidade de Jacarecainha, visando contribuir com informações para a adequação de sistemas produtivos tradicionais em sistemas baseados nos princípios agroecológicos.
MÉTODOS:
O trabalho foi desenvolvido na comunidade Jacarecainha, Mocajuba/PA localizada a uma latitude 02°33’37’’ sul e a uma longitude 49°33’49.9’’ oeste, em áreas de várzeas banhadas pelo rio Tocantins. A coleta de dados foi feita por meio de questionários com perguntas mistas a quatro produtores da comunidade relacionadas à produção de cacau. Amostras de solo das quatro propriedades foram coletadas em uma profundida de 5 a 30 cm com o auxílio do trado de Thompson em três pontos diferentes de cada terreno. Essas amostras foram submetidas à análise no laboratório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e calculou-se a média dos resultados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A mão-de-obra envolvida no cultivo de cacau é predominantemente familiar correspondendo a 53,57% do todo, corroborando com estes 75% das propriedades não contratam mão-de-obra, 100% dos produtores utilização apenas a capina como trato cultural e 25% realizam também a podas para a eliminação de pragas, as plantações não recebem nem um tipo de adubação.
Na análise química dos macronutrientes observou-se concentrações de K 85 mg/dm alta, Ca+Mg 5,9 cmol/DM média, MO (matéria orgânica) 20,26 g/kg e N 0,38% baixas. Os baixos valores de N confirmam que este elemento é um dos principais fatores limitantes para a produção nas áreas de várzea (CRAVO et al, 2002). O pH 5,5 relaciona-se com áreas flúvio-lacustre de planície de inundação.Em termos de características granulométricas: 21 g/Kg areia grossa, 307 g/Kg areia fina, 452 g/Kg silte 220 g/Kg de argila. Guerra (1993) ressalta que quanto maior o valor de silte mais elevada à suscetibilidade a erosão, favorecendo a erosão lateral e o solapamento das margens dos rios.
As várzeas do rio Tocantíns possuem concentrações baixas de sedimentos (KOCH & BARTELT, 2000), tal fato ocorre devido à implantação da hidrelétrica de Tucuruí e consequentemente a redução dos teores de sedimentos e queda de fertilidade da várzea a jusante da barragem.
CONCLUSÕES:
A baixa produtividade de cacau nas propriedades que fizeram parte da pesquisa é um reflexo da falta de orientação técnica dos agricultores. A acidificação do solo pode se um fator limitada na produção de cacau.
Nos solos analisados os níveis de MO e N foram baixos confirmando que o N é um dos principais nutrientes limitantes para a produção agrícola em área de várzea na Amazônia.
Palavras-chave: Theobroma cacao L., Várzea, Matéria orgânica.