65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 3. Serviço Social da Educação
O Serviço Social na área da Educação e Cultura: uma nova perspectiva de intervenção.
Darlene Branches - Depto. de Serviço Social - Universidade Federal do Pará
Elino Benicio de Souza - Depto. de Serviço Social- Universidade Federal do Pará
Rivaldo Breno Gentil Bitencourt - Depto. de Artes Visuais - Universidade Federal do Pará
Heliana Baia Evelin - Profª Drª./Orientadora. PPGSS - UFPA
INTRODUÇÃO:
As discussões a cerca da inserção do serviço social na área da educação de forma mais sistemática já vem ocorrendo desde a década de 90. O assistente social nesta área tem o desafio de construir sua intervenção no sentido de garantir que o direito à educação seja efetivado, de maneira a formar indivíduos capazes de exercer plenamente sua cidadania, como sujeitos capazes de intervir de forma consciente na sua realidade, participando da construção de sua própria história, da história dos grupos sociais a que pertencem e das coletividades.(Evelin, 2012).No entanto, defende-se que seja necessário inserir tal discussão no contexto das políticas culturais, uma vez que diversas são as intercessões entre educação e cultura, como afirma Ribugent (2011): a função educacional das artes e da cultura; o encontro necessário entre criadores, gestores, atores, educadores, mestres e professores, e, em geral, a relação entre cultura, comunicação e educação. Dessa forma, este trabalho apresenta dados comparativos obtidos em pesquisa realizada com alunos ingressantes no curso de Serviço Social da UFPA nos anos de 2011 e 2012 referentes à Educação e Cultura como área de atuação profissional de interesse dos mesmos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Traçar uma análise comparativa dos dados obtidos na pesquisa realizada no ano de 2011 e dados obtidos em 2012 com alunos ingressantes no curso de Serviço Social da UFPA- Campus Belém nos respectivos anos, referentes ao seu interesse pela Educação e Cultura como área de intervenção profissional.
MÉTODOS:
Aplicou-se uma pesquisa quantitativa e qualitativa nos meses de abril e maio de 2012, nas três turmas de alunos ingressantes nos turnos vespertino e noturno. Os questionários foram elaborados com perguntas abertas e fechadas e estruturados em seis tópicos: Identificação, Contato, Formação, Acesso a Equipamentos Culturais, Manifestações Culturais e Curso de Serviço Social, totalizando 23 perguntas. Dos 150 questionários entregues, 119 foram respondidos com a presença dos pesquisadores na sala de aula. Para a análise deste trabalho foram destacados os itens referentes a Identificação e o Curso de Serviço Social. Foi realizada uma análise comparativa com os dados do ano de 2011 referente à área de interesse para a atuação profissional dos alunos, especificamente na opção Educação e Cultura.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na Identificação, os dados mostram que dos 119 alunos, 105 são mulheres e 14 homens; na idade entre 16 e 50 anos; 69 declaram-se pardos, 23 brancos, 21 negros, 05 amarelos e 01 indígena. 75 alunos nasceram na Região Metropolitana de Belém, 39 no interior do estado e 05 em outros estados; destes 102 residem na região metropolitana, 06 em cidades do interior e 05 nada informaram. Sobre o Curso de Serviço Social, 74 alunos afirmaram ser o curso de primeira opção no vestibular, 42 optaram por outros cursos e 03 alunos nada informaram. Destes, 52 optaram por identificação com os objetivos do curso, 10 por outros motivos e 08 pelo mercado de trabalho. Quanto à área de atuação profissional, 55 alunos optaram pela Saúde; 45 Criança e Adolescente; 45 Direitos Humanos; 31 Família; 26 Educação e Cultura; 17 Assistência; 16 Meio Ambiente e Habitação e; 07 Envelhecimento. Destes, 70 alunos optaram por mais de uma área. Em 2011, de 100 alunos apenas 01 aluno optou pela área da Educação e Cultura, já em 2012 esse número cresceu para 26 alunos. Isso mostra uma mudança pertinente no perfil dos estudantes, podendo ser entendida como resultante, entre outros fatores, dos debates no interior da profissão quanto à importância da inserção do profissional de serviço social no contexto escolar.
CONCLUSÕES:
Diante do exposto, confirma-se que o interesse dos alunos ingressantes pela área da Educação e Cultura apresenta um considerável crescimento. Assim é necessário que, no interior da graduação sejam oferecidos espaços de discussão e aprofundamento para os discentes a cerca da intervenção no âmbito escolar, assim como seja ampliado o campo de estágio na área da educação e cultura.
Palavras-chave: Serviço Social, Educação e Cultura, Intervenção profissional.