65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
OS METODOS DE ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL ATÉ CHEGAR À TECNOLOGIA E-LEARNIG
Selma Cristina de Barros Arruda - Graduando de Analises de Sistemas e Tecnologia da Informação – Fatec Carapicuíba
Letícia de Oliveira Silva - Graduando de Analises de Sistemas e Tecnologia da Informação – Fatec Carapicuíba
Sandro Antonio de Oliveira - Graduando de Analises de Sistemas e Tecnologia da Informação – Fatec Carapicuíba
Vagno do Espírito Santo Pereira - Graduando de Analises de Sistemas e Tecnologia da Informação – Fatec Carapicuíba
Maria Cristina Vendrameto - Professora Mestre/Orientadora – Fatec Carapicuíba
INTRODUÇÃO:
Cada vez mais os métodos de ensino estão utilizando tecnologias como meio de propagação do conhecimento. O tradicionalismo em sala de aula está cada vez mais sendo deixado de lado, uma vez que, a lousa e o giz estão sendo substituídos por meios eletrônicos como: tablets, notebooks e smartphones, proporcionando não só um ambiente agradável como torna as aulas dinâmicas, possibilitando interação entre professores e alunos. Portanto a internet é ferramenta primordial atualmente, utilizada não somente para informar, mas também realizar transações bancárias e afins profissionais. As instituições de ensino e o Ministério da Educação precisam adequar à metodologia utilizada, para abranger maior quantidade de pessoas. De acordo com a Lei que estabelece as bases e diretrizes do ensino brasileiro, o ensino a distância enquadra-se como uma modalidade de ensino. Ademais, como objeto de pesquisa será investigado a tecnologia E-learning, já com o propósito de implantar este método como fonte auxiliar de dissipação do conhecimento em nossa instituição de ensino, visando um avanço tecnológico no método adotado pela mesma, proporcionando segurança e comodidade a todos, onde serão disponibilizados conteúdos de todos os cursos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Descrever o processo de implantação do sistema EAD na Fatec Carapicuíba com intuito acrescentar à metodologia utilizada na mesma uma segunda forma de dissipar o conhecimento. Visando auxílio nas aulas, ou até mesmo utilizar cursos totalmente online. Sendo de grande utilização para as pessoas com necessidades físicas ou de difícil aprendizagem, podendo rever o conteúdo a qualquer momento.
MÉTODOS:
Os recursos utilizados para o desenvolvimento do projeto foram pessoais como: equipamentos, ferramentas, pesquisas, etc. A estratégia de pesquisa foi decidida juntamente com nossa orientadora, nas escolhas de conteúdo, ferramentas e afins. A Pesquisa de natureza aplicada de abordagem é qualitativa do problema, onde as pesquisas realizadas na história do EAD no Brasil e a vivência no meio acadêmico proporcionou um entendimento a respeito do EAD. A partir do conhecimento adquirido com as pesquisas desenvolvemos o projeto. A classificação adotada é a descritiva em relação aos objetivos, pois com a constatação do problema da pesquisa, a Fatec Carapicuíba não possui EAD, foram realizadas pesquisas em relação ao problema como: instituições que utilizam o EAD, ferramentas disponíveis e a descrição de todo o conhecimento adquirido com os estudos.
Os Procedimentos técnicos utilizados são: Pesquisa bibliográfica, estudos de caso, Pesquisa e Ação, na busca de conhecimento técnico e histórico para o desenvolvimento e implantação do sistema.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O desenvolvimento do software ocorreu de forma lenta devido à grande dificuldade em se implementar um novo cadastro de usuários e de matérias. Em virtude de existirem conflitos contidos no Banco de Dados da faculdade, não foi possível a importação dos dados. Contudo, terminada a fase de implementação do software em si, houve a implantação de teste, onde cadastramos alguns alunos, professores e matérias no sistema. Após este cadastro, foi realizada a vinculação dos dados e criada uma sala virtual, onde inclui-se o conteúdo referente a uma aula e realizado os testes de acesso à esse conteúdo, tanto dos professores como de alunos. Após alguns testes constatamos que o sistema poderia entrar em funcionamento.
O mesmo dispõe das opções de conteúdo: vídeo educativos, arquivos em pdf e pacote office, imagens e arquivos texto.
Os cursos cadastrados são: Logística, Analise e Desenvolvimento de Sistemas, Jogos Digitais, Sistemas para Internet e Secretariado. Todos oferecidos pela Fatec Carapicuíba.
O sistema desenvolvido e testado ficará à disposição da instituição para possíveis adaptações, realizando melhorias em toda a sua parte estrutural, poderá ser até mesmo adotada pela faculdade, onde será colocado a disposição da instituição para consultas com acesso liberado a todos.
CONCLUSÕES:
Após toda a pesquisa, implementação e implantação do sistema na Fatec Carapicuíba, concluímos que a forma de desenvolvimento do projeto, iniciando-se do zero, sem nenhum dado importado, foi o melhor que poderíamos ter escolhido. Pois com todos os conflitos de cadastro existentes, seria impossível implantá-lo.
Com o conhecimento adquirido durante todo o processo, pesquisa, implementação e implantação, foi possível identificar a grande necessidade de materiais disponibilizados para os alunos em uma instituição de ensino. Foi preciso buscar todo o conteúdo em outras fontes de conhecimento.
A necessidade de acesso a todo e quaisquer conteúdos é de total relevância no desenvolvimento de um projeto, seja acadêmico, profissional e até mesmo pessoal.
Com o sistema implantado e em funcionamento o acesso a conteúdo das matérias e até mesmo notícias, novas tecnologias, trabalhos em curso, relacionamento interpessoal entre membros do sistema, acrescentará a todos maior conhecimento.
Podendo futuramente ocorrer melhorias em todo o site, acrescentando novas funcionalidade como aulas online ao vivo, contando com recurso de vídeo conferencia, cursos completos utilizando somente o sistema EAD, realizando provas, entregas de trabalhos e todos os métodos de avaliação realizados online.
Palavras-chave: EAD Informática na Educação, Fatec Carapicuíba, Software de EAD.