65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
Educação Física e construção de conhecimento na Educação Básica
Luiz Felipe de Oliveira Cavalcanti - Escola de Educação Física e Desportos - EEFD/UFRJ
Pedro Victor Freire dos Santos - Escola de Educação Física e Desportos - EEFD/UFRJ
Milene Glauce Domingos Costa - Escola de Educação Física e Desportos - EEFD/UFRJ
Cátia Flávia de Almeida - Escola de Educação Física e Desportos - EEFD/UFRJ
Valéria Alves Rocha - Escola de Educação Física e Desportos - EEFD/UFRJ
Raphaela Gianinni - Escola de Educação Física e Desportos - EEFD/UFRJ
INTRODUÇÃO:
A Educação Física é componente curricular obrigatório da educação básica, e tem experimentado um crescimento significativo na amplitude de atuação dentro dos diferentes etapas do sistema educacional brasileiro. O projeto “Educação Física na Baixada Fluminense: autonomia e construção de conhecimento” trabalha na criação de espaços de construção conhecimento dentro de escolas municipais da Baixada Fluminense do estado do Rio de Janeiro, trabalhando no desenvolvimento do educando como ser autônomo e produtor de cultura. Cada uma das escolas beneficiadas pelo projeto em tela, contará com um supervisor, um dos técnicos da equipe de trabalho, e dois licenciandos do curso de Educação Física da UFRJ. A proposta metodológica consiste na formação de Grupos Temáticos de Trabalho (GTT) nas unidades escolares beneficiadas pelo projeto. As ações dialogam com a abordagem curricular de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), com a perspectiva freireana, permitindo a inserção de componentes da “educação problematizadora”, assim como o trabalho com os “temas geradores” dentro das iniciativas do presente projeto, Santos (2008).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Dentro de uma perspectiva de valorização do pensamento crítico na educação básica, o presente projeto busca fomentar a construção de conhecimento sobre a Educação Física em escolas públicas da Baixada Fluminense, trabalhando com temáticas de relevo provenientes do contexto social com espaços para prática da pesquisa no ensino fundamental, incentivando o pensamento crítico e autônomo.
MÉTODOS:
A proposta metodológica do presente projeto consiste no trabalho com Grupos Temáticos de Trabalho em escolas de dois municípios da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Ancorados na abordagem curricular de Ciência, Tecnologia e Sociedade, na perspectiva freireana de Santos (2008), o projeto busca o desenvolvimento autônomo do educando, através do diálogo entre cotidiano e conhecimentos científicos. A perspectiva freireana permite a inserção de componentes da “educação problematizadora”, assim como o trabalho com os “temas geradores”. As ações de extensão contarão com as seguintes etapas: grupos temáticos de trabalho (GTTs); Encontro de Lá pra Cá; e Semana Educação Física e Conhecimento. Os GTTs foram compostos por alunos das escolas municipais, coordenados pelos licenciandos com encontros semanais nas unidades escolares, sendo a duração de duas horas por reunião do GTT. No primeiro mês de atuação do grupo extensionista foram realizadas atividades de imersão nas escolas que contaram com a apresentação de componentes dos três grandes eixos, possibilitando aos alunos acesso aos múltiplos componentes da cultura corporal.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os espaços pedagógicos foram configurados em três Grupos Temáticos de Trabalho: Cultural Corporal; Educação Física e Saúde; e Educação Física e expressão corporal. Em um semestre letivo, com encontros semanais, os alunos construíram seus trabalhos, participando da jornada científica, no mês de novembro de 2012. Vinte e um trabalhos compõem o corpus de análise, sendo quatro trabalhos do GTT Expressão Corporal, doze trabalhos do GTT Cultura Corporal e cinco trabalhos do GTT Educação Física e Saúde. O início da análise dos textos indica uma significativa incidência de temáticas relacionadas ao cotidiano dos alunos, em assuntos como: espaços públicos de esporte e lazer; atividade física e obesidade; estudos comparativos de espaços de atividade física em áreas nobres e o bairro da periferia. No entanto, no que se refere à construção metodológica, percebesse a existência de trabalhos com pouca apropriação do conteúdo da pesquisa, por parte do aluno do ensino médio. Contudo, experiências de criação de espaços escolares, onde a problematização, a construção de conhecimento e a pesquisa são valorizadas, precisam ser acompanhados por novos estudos, buscando um entendimento mais minucioso das perspectivas de desenvolvimento da pesquisa escolar.
CONCLUSÕES:
A partir dos resultados alcançados pelas ações pedagógicas do projeto “Educação Física na baixada fluminense: autonomia e construção de conhecimento”, é possível levantar algumas considerações sobre as possibilidades de valorização da prática de pesquisa, desenvolvimento pensamento autônomo e crítico dos alunos da educação básica: o projeto atingiu o objetivo de fomento de espaços de valorização da iniciativa do aluno da educação básica; a participação de licenciandos na organização dos grupos de trabalho o coloca dentro do processo de formação em pesquisa; e a presente experiência pedagógica permite a abertura de novas possibilidades para o ensino de Educação Física escolar.
Palavras-chave: autonomia, pesquisa, pensamento crítico.