65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 4. Gestão de Negócios
ÉTICA EMPRESARIAL E A GESTÃO DA REPUTAÇÃO
Brenda Soeiro Silva - Curso de Administração – FACAM
Gerusa Ribeiro Silva - Curso de Administração – FACAM
Irenilde Rabelo Martins - Curso de Administração – FACAM
Nelcianne Silva Souza - Curso de Administração – FACAM
Rafaela Nascimento da Silva - Curso de Administração – FACAM
Sidinei Santana Lima - Prof. Esp./Orientador - Curso de Administração - FACAM
INTRODUÇÃO:
O estudo da ética empresarial relacionada à gestão da reputação tem-se como algo relevante para entendimento ao lidar diretamente com o que o público pensa a respeito de uma empresa. No mundo atual a reputação tem se tornado de grande importância para as pessoas que buscam crescer em seus negócios, sabe-se que exerce um papel fundamental para a escolha dos produtos e serviços sendo de suma relevância para o administrador compreendê-la. A boa reputação atrai olhares da sociedade onde gera estímulos para aqueles que buscam espaço no mercado de trabalho.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho é compreender como a reputação influencia no gerenciamento dos negócios. O descuido com a ética na organização poderá afetar diretamente a imagem da empresa.
MÉTODOS:
Esta pesquisa tem como base artigos e livros sobre o tema A influência da reputação de uma empresa para com seus clientes, focando em como a reputação reflete no seu desempenho no mercado, tendo uma clara visão de especialistas sobre o assunto. Utilizando-se de pesquisa exploratória ao procurar maiores informações relacionada ao tema e descritiva devido aos fatos serem registrados, observados, analisados e se torna qualitativa e quantitativa ao ser posto questionários e entrevistas como instrumento de coleta de dados com usuários das companhias telefônicas em São Luís observando-se o lado da empresa e do consumidor.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir da observação direta notou-se que as pessoas tiveram um grande interesse sobre a temática, não se limitando apenas a responder as perguntas elaboradas, colocando também sua opinião de maneira clara e debatendo sobre o assunto. Com os questionários e entrevistas aplicados, foram feitas comparações entre o objetivo geral das empresas e a aceitação do público alvo, obtendo-se assim, o resultado de que há um evidente descontentamento por partes dos usuários de telefonia móvel e que as empresas tem ciência da má prestação desse serviço.
CONCLUSÕES:
Conseguiu-se constatar que a reputação está ligada a satisfação dos clientes e que praticamente todos os entrevistados estão insatisfeitos quanto aos serviços prestados pelas companhias de telefonia móvel. Em relação às empresas, conclui-se que as mesmas foram bastante conscientes quanto aos problemas encontrados e afirmaram que não conseguem acompanhar principalmente a demanda de linhas, porém esforçam-se sempre para diminuir a insatisfação dos seus clientes até então sem muito sucesso.
Palavras-chave: Reputação, Companhias de telefonia móvel, Clientes.