65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
TANGRAM E ORIGAMI: CONSTRUINDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Franciele Pontes Soares - Curso de Pedagogia - UNEAL
Raulene Gomes da Silva - Curso de Pedagogia - UNEAL
Cristina Maria Bezerra de Oliveira - Profa. Mestra/Orientadora - Curso de Pedagogia - UNEAL
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa foi realizada a partir da percepção das dificuldades que os alunos sentem em trabalhar a matemática quando chegam ao ensino fundamental e do entendimento de que o uso do tangram e do origami no primeiro ano do ensino fundamental ajudará o aluno a ter uma melhor aptidão para a matemática, pois conhecerá seu lado lúdico. Dessa forma, a utilização de novas práticas no ensino traz uma intensidade e significação tanto para o professor como para a criança que está aprendendo algo novo. O uso dos materiais concretos no primeiro ano do ensino fundamental induz a criança a se adaptar aos novos conhecimentos que estão por vir e, ainda, ajudará no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de matemática, uma vez que a criança pode aprender brincando ou até mesmo construindo conceitos novos. Sendo assim, é de suma importância a introdução desses materiais concretos, mudando a visão tradicional da matemática considerada como uma ciência rigorosa, formal e abstrata, tais concepções levam a uma prática pedagógica impessoal e, por vezes, dissociada da realidade, o que torna o ensino e a aprendizagem processos cercados de dificuldades (SELVA e CAMARGO, 2000).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esta pesquisa teve como objetivos: investigar como ocorre a aprendizagem dos conteúdos matemáticos, através do uso do tangram e do origami, no processo de escolarização da criança no primeiro ano do ensino fundamental e, também, analisar como o uso das formas geométricas utilizadas de forma lúdica podem facilitar a compreensão da matemática.
MÉTODOS:
A abordagem da investigação foi feita a partir de uma metodologia de cunho bibliográfico e de campo, empregadas por tornar a pesquisa mais atrativa para quem lê oferecendo mais valor ao trabalho levando em consideração o embasamento teórico que é imprescindível. A presente pesquisa foi feita na Escola Mun. Professor Jayme de Altavila, onde está sendo desenvolvido o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - Pibid do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas - Uneal, contando com a participação de vinte e cinco alunos de uma turma do primeiro ano do ensino fundamental. Para a coleta de dados foi utilizada a observação participante, essa técnica de coleta de dados é importante por ser sistemática, planejada e objetiva, na qual o pesquisador vai além do entendimento do que está sendo observado e vai examinar no sentido de buscar respostas específicas e natural do objeto de estudo. A análise dos dados foi obtida através da pesquisa qualitativa que teve como base o estudo dos processos de aprendizagem vivenciados pelos sujeitos em sala de aula.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados revelaram que a maioria dos alunos alcançaram os objetivos de aprendizagem quando foram inseridos na sala de aula os conteúdos matemáticos a partir do uso do tangram e do origami. Outros alunos foram capazes de reconhecer as figuras geométricas e também cortes e dobraduras. Cada vez mais presente nas salas de aula, especialmente nas aulas de matemática, o tangram e origami, podem auxiliar no desenvolvimento cognitivo trazendo assim uma melhor aprendizagem e compreensão da matemática. (CAVACAMI e FURUYA, 2009). Com esse estudo os participantes demonstraram que o auxílio dos jogos desenvolvem o raciocínio e a criatividade das crianças ao mesmo tempo em que contribuem para a construção do significado de novos conceitos destinados para esta modalidade de ensino, permitindo as mesmas uma melhor compreensão sobre a matemática. A participação ativa da criança e a natureza lúdica e prazerosa inerente a diferentes tipos de jogos têm servido de argumento para fortalecer a concepção segundo a qual se aprende matemática brincando. (SANS e DOMINGUES, 2000). Com isso, a criação de novas estratégias diversificadas de ensino pode tornar mais compreensível o ensino da matemática nos anos iniciais, fazendo com que os alunos compreendam a disciplina proposta.
CONCLUSÕES:
Ao concluirmos essa pesquisa, levando em consideração o uso do tangram e do origami, observamos que o trabalho com os materiais concretos no aprendizado da matemática promoveu uma mudança no processo de escolarização das crianças do primeiro ano da Escola Municipal Professor Jayme de Altavilla, no município de Arapiraca – Alagoas. Observamos ainda, que o uso das formas geométricas utilizadas de forma lúdica podem facilitar a compreensão da matemática e desmistificar a ideia de que essa disciplina é formal e abstrata, passando as aulas a ser mais dinâmicas e atrativas, pois através dos materiais concretos como tangram e origami associada a ludicidade a criança terá a oportunidade de desenvolver capacidades indispensáveis ao seu desenvolvimento e aprendizagem tais como: atenção/concentração, interesse, memória, inteligência e habilidades psicomotoras. Portanto, o uso do tangram e do origami é uma ferramenta que torna a aula de matemática prazerosa e atrativa além de ajudar na fixação dos conteúdos, facilitando o aprendizado das crianças nos próximos anos do ensino fundamental.
Palavras-chave: Ludicidade, Ensino-aprendizagem, Materiais concretos.