65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO HANDEBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Marinete da Frota Figueredo1 - . Departamento de Educação, Campus XII- Universidade do Estado da Bahia - UNEB
Leidiane Soares Pereira2 - Departamento de Educação, Campus XII- Universidade do Estado da Bahia - UNEB
Marcelle Novais Pereira Assunção3 - Departamento de Educação, Campus XII- Universidade do Estado da Bahia - UNEB
Celina Xavier Pinho4 - Departamento de Educação, Campus XII- Universidade do Estado da Bahia - UNEB
Vitor Sérgio Silva Cotrim5 - Departamento de Educação, Campus XII- Universidade do Estado da Bahia - UNEB
Marlon Messias Santana Cruz6 - Prof. Esp. Orientador – Depto de Educação, Campus XII- UNEB.
INTRODUÇÃO:
O esporte é altamente difundido na sociedade, se fazendo presente constantemente em nosso dia-a-dia, através de diversos meios de comunicação. Sendo um fenômeno culturalmente enraizado em nossa sociedade, sua presença se faz imprescindível no ambiente escolar para que possamos oferecer aos alunos condições de entendê-lo sobre as variadas possibilidades que este apresenta em nosso meio. A partir dessa premissa, se dá o ensino do handebol, um dos esportes mais antigos, porém pouco trabalhado nas aulas de Educação Física. Nesse sentido, Bracht (2000) aponta que, se pretendemos mudar essa realidade precisamos trabalhar o esporte de maneira pedagógica possibilitando assim, o conhecimento critico e reflexivo do aluno, no sentido de contribuir com a sua formação cidadã. Assim sendo, o trabalho surgiu a partir da necessidade de oportunizar os acadêmicos de Educação Física a relacionar o conhecimento adquirido na disciplina de Handebol à prática pedagógica com a própria turma, para a partir disso discutir possibilidades de se trabalhar este conteúdo na realidade concreta.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Relatar as experiências vividas em uma intervenção prática do componente curricular Handebol, partindo do método de ensino “séries de jogo” respaldado em Tenroller (2004), que teve como objetivo relacionar o conhecimento adquirido em sala de aula à prática pedagógica e a partir disso identificar os desafios e as possibilidades de inserir este conteúdo na realidade da Educação Física Escolar.
MÉTODOS:
A intervenção foi feita por um grupo de alunos/as a partir de uma proposta do componente curricular “Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Handebol”, com acadêmicos da própria turma, como troca de experiências. O método utilizado foi séries de jogos que segundo Tenroller (2004) cada pequeno jogo será trabalhado um dos fundamentos do Handebol. Diante disso, atividade foi realizada em etapas, sendo iniciada com o aquecimento seguida de uma dinâmica e a separação da turma em dois grandes grupos, um de cada lado da quadra. Cada grupo foi subdividido e, formaram dois times para a realização do jogo de handebol, através de vários jogos, com orientação e intervenção dos alunos responsáveis pelo desenvolvimento da atividade. Durante a realização da proposta as regras orientadas e cobradas foram, a limitação do espaço, manejo e deslocamento no espaço. Em último momento da proposta foi agrupado os dois grupos que foram separados inicialmente, para a realização do jogo, seguindo as mesmas regras que foram apresentadas no jogo anterior.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Percebemos diante da proposta apresentada, algumas dificuldades para realização da mesma, a princípio pelo método escolhido frente o perfil da turma. O método “séries de jogo” é uma forma muito interessante para o ensino do esporte no âmbito escolar, visto que, pode ser trabalhado de forma dinâmica, trazendo uma prática prazerosa, porém percebemos durante a realização do mesmo, que nem sempre os alunos participam das aulas com intuito de brincar, a competição acaba tomando conta da atividade, mesmo que ela não faça parte dos objetivos do professor.
Foi notado que, algumas pessoas por não ter uma familiarização maior com handebol tiveram dificuldades em estar participando, pois, o objetivo exacerbado em vencer o jogo fez com que, alguns alunos não jogassem a bola para o seu colega. A falta de participação coletiva foi percebida durante todo o processo da aula. É possível trabalhar a competição dentro das aulas de Educação Física, porém precisa uma atenção maior, para que, ela não torne o objetivo principal das aulas, pois, a todo o momento os alunos são influenciados pela competição e a individualidade na sociedade em que vivemos fato que precisa ser questionado durante as aulas de Educação Física.
CONCLUSÕES:
Os resultados deste trabalho nos mostram que, existe uma grande dificuldade em trabalhar a Educação física com uma visão diferente da que está colocada na realidade, primeiro pela própria esportivização nas aulas, principalmente pela presença do futebol durante todo o ano letivo, e também porque geralmente o esporte é trabalhado visando à competição exacerbada e exclusão de muitos alunos durantes as aulas. Frente a isso, o Coletivo de Autores (1992) afirma que, é necessário buscar estratégicas para que possa ensinar o handebol de uma forma mais humana, "compreender que o jogo se faz "a dois", e de que, é diferente jogar "com" o companheiro e jogar "contra" o adversário".
Portanto, diante da experiência obtida, consideramos a realização da intervenção relevante para o crescimento dos envolvidos, sendo de suma importância ser levada ao ambiente escolar, uma vez que, oportuniza o aluno confrontar com desafios e as possibilidades a serem enfrentadas na realidade concreta da Educação Física.
Palavras-chave: Educação Física, Esporte, Séries de Jogo.