65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
ESTUDO DE VIABILIDADE DO REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DOS CONDICIONADORES DE AR NO IFAM CAMPUS LÁBREA/AM
Gabriela Hermida Dias - 1 Discente do Curso Integrado em Informática do IFAM Campus Lábrea-Am
Antonia Neidilê Ribeiro Munhoz - Profa. MSc./Orientadora - Docente Meio Ambiente - IFAM Campus Lábrea-Am
Paulo Vilela Cruz3 - Prof. MSc./ Coorientador - Docente Biologia -IFAM Campus Lábrea-Am
INTRODUÇÃO:
A água é essencial para a existência de vida no planeta, é o bem mais valioso que a Terra oferece a todos os seres vivos, é fundamental e indispensável para a manutenção do corpo humano, irrigação na agricultura, pecuária, fundamento do ecossistema, produção industrial, geração de energia nas usinas hidrelétricas, sendo importantes na formatação de chuvas, umidade do ar e etc.
O destino da água em casa no Brasil, cerca de 200 litros diários, é 28% chuveiro, 17% pia da cozinha, 9% maquina de lavar, 6% lavatório, 11% outros usos e 29% bacia sanitária (PURA, 1995).
O uso de água cinza de ar condicionados é extremamente interessante nas regiões tropicais uma vez que é abundante já que a umidade relativa do ar é alta, sem contaminantes de origem industrial como restos de alimentos, óleos, detergentes; e fecais como resíduos da higiene pessoal; além de possuir uma baixa probabilidade de conter agentes patogênicos aos seres humanos. Deste modo, respeitando a NBR 13.969/97 e SAUTCHUK et al., 2005 que regula o reuso de águas em descargas sanitárias.
Sob esse enfoque o objetivo deste trabalho é verificar a viabilidade de utilização da água proveniente dos aparelhos condicionadores de ar nas bacias sanitárias do IFAM Campus Lábrea.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Verificar a viabilidade de utilização da água proveniente dos condicionadores de ar nas descargas dos banheiros do IFAM Campus Lábrea- AM
MÉTODOS:
Primeiramente um inventário dos aparelhos de condicionadores de ar foi realizado. Para o calculo foram utilizados apenas os aparelhos de 30.000 BTW, pois, estes estão em maior número e são utilizados ininterruptamente durante todo o dia letivo (14 horas). Após o inventário, foi aferido o tempo de preenchimento de um frasco cientifico graduado de 1 litro, sendo realizado no dia 10.viii.2008 na sala dos professores na hora inicial de 11:54 com a temperatura do termostato do aparelho a 20°C (temperatura média utilizado durante as 14 horas de funcionamento), sendo as condições climáticas do dia: céu com poucas nuvens, temperatura de 32°C, velocidade do vento a 6Km/h SSE e umidade do ar a 45% (dados do Clima Tempo).
A segunda etapa foi aferir os gastos de água nas descargas dos banheiros, sendo 4 banheiros com dois vasos sanitários, contendo um reservatório de 6 litros de água cada. O procedimento de observação também foi realizado em dia letivo tendo inicio as 15:26 do dia 23.viii.2012.
A terceira etapa consistiu nos cálculos dos dados obtidos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O IFAM Campus Lábrea possui um total de 64 aparelhos dos condicionadores de ar, sendo apenas 58 utilizados para o cálculo médio, uma vez que estes são mantidos ligado ininterruptamente durante o dia letivo. Durante a captação de água obtivemos em média (n=3, ± 30 s) 1 litro em 24 minutos. Considerando que o período letivo é de 14 horas sendo 5 horas matutinas, 5 vespertinas e 4 noturnas, verificamos que por dia o IFAM perde em média 2.030 litros de água.
O cálculo do uso médio de água pelos vasos sanitários resultou em 5040 litros de água por dia.
As bacias sanitárias adotadas pelo IFAM Campus Lábrea seguem a normativa NBR 15.097/04, liberando durante um dia letivo em média 5.040 litros, dos quais todos são oriundos de capitação do reservatório subterrâneo, tal água é potável e de boa qualidade. Com a captação e armazenamento da água oriunda da condensação dos aparelhos de condicionadores de ar 40,3% da água utilizada seria por reuso, equivalendo a 2.030 litros. Considerando que 5.040 litros é 33% do total utilizado, então o IFAM gasta por dia, em média, 15.272 litros dos quais a água dos condicionadores de ar pode suprir 13%.
Apesar destes últimos valores serem projeções baseadas das médias brasileiras, eles demostram a possibilidade real de economia fundamentada no reaproveitamento da água dos aparelhos de condicionadores de ar.
CONCLUSÕES:
Mesmo com a ausência de normas para o uso específico de água de condensadores, a Agência Nacional de Águas estipula que normas gerais devem ser seguidas, como a constância do abastecimento uma vez que o edifício se tornando uma unidade produtora de água deve garantir o abastecimento com reservatórios de tamanho apropriado, o que não exclui a utilização de água dos sistemas tradicionais; garantir que não haja danos a equipamentos e riscos as pessoas. Para o uso citado neste estudo a água deve-se enquadrar na Classe 1, com as seguintes características: não deve apresentar mau-cheiro; não deve ser abrasiva; não deve manchar superfícies; não deve deteriorar os metais sanitários; não deve propiciar infecções ou a contaminação por vírus ou bactérias prejudiciais à saúde humana.
A prática do reuso de água no IFAM – Campus Lábrea é perfeitamente possível do ponto de vista quantitativo, contudo, análises qualitativas e projetos de engenharia devem ser realizados para concretizar a implementação, minimizando custos e impactos ambientais.
Palavras-chave: Reuso da Água, Condicionadores de Ar, Bacias Sanitárias.