65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA PARA DESENVOLVER HABILIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇAO DE TEXTOS DE QUÍMICA
Bruna Carolina Machado de Oliveira - Universidade Cruzeiro do Sul / Mestranda em Ensino de Ciências
Carmem Lúcia Costa Amaral - Profa. Dra. / Orientadora do Mestrado em Ensino de Ciências - UnicSul
INTRODUÇÃO:
Os Parâmetros Curriculares Na¬cionais do Ensino Médio (Brasil, 1999) apontam um conjunto de habilidades e competências a serem desenvolvidas no ensino da Química, as quais estão diretamente intri¬cadas à leitura e interpretação de textos. De acordo com esse documento cabe a escola viabilizar o acesso do aluno ao universo dos textos que circulam socialmente, ensinar a produzi-los e interpretá-los. Entretanto, como descreve Bezerra e Tabosa (2006 apud Yano, 2010) saber ler é uma habilidade que envolve múltiplos conhecimentos e para se ter domínio da leitura que implica em compreender e interpretar o que se lê, é necessário o desenvolvimento de habilidades que permitam identificar conceitos, analisar e sintetizar informações. Uma estratégia que pode ser utilizada pelo professor para auxiliar o aluno a desenvolver essas habilidades é a construção de mapas conceituais (MC) os quais são representações gráficas das relações entre conceitos ligados por palavras de modo a formar proposições. Os MC foram criados por Joseph Novak como forma de instrumentalizar a Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel e sua construção leva o estudante a efetuar uma leitura reflexiva, já que os mesmos auxiliam na ordenação e na sequência hierarquizada dos conteúdos (Araujo et al, 2007).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho é investigar a utilização de mapas conceituais no desenvolvimento de habilidades de leitura e interpretação de textos científicos envolvendo conceitos de teoria atômica.
MÉTODOS:
Esta investigação, de caráter qualitativo, foi realizada com trinta alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Sumaré (São Paulo). Inicialmente foi realizada uma avaliação diagnóstica utilizando um texto científico para ser interpretado pelos alunos. Em seguida foram selecionados os alunos que apresentaram dificuldades em interpretar o texto. Com esses alunos (dez), em período extraclasse, foi realizada a técnica de construção de MC através de modelos, e da confecção e treinamento pelos estudantes de dois textos pequenos extraídos de revista científica. Em seguida foram utilizadas quatro aulas para leituras, seleção dos conceitos, confecção de mapas, devolução desses mapas para comentários e discussão e fechamento do conteúdo com esclarecimento, das dificuldades conceituais apresentadas por esses estudantes observadas através dos seus mapas. A verificação da evolução conceitual dos estudantes, de sua capacidade de compreender e interpretar o texto sobre teoria atômica foi realizada de acordo com os seguintes aspectos: número de conceitos, número de ligações válidas; número de proposições válidas e a estrutura geral do MC.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Quanto ao número de conceitos ou ideias-chave foi observado que a maioria utilizou alguns que não havia no texto, porém estavam interligados. Antes de introduzir a teoria atômica, os alunos estudaram os conceitos de átomos, moléculas, matéria, transformações físicas e químicas, substâncias, misturas e algumas leis (Avogadro, Lavoisier e Proust) e esses conceitos apareceram nos mapas. Quanto às proposições válidas houve dificuldades na escolha das palavras de ligação. Isso mostra que esses alunos apresentam dificuldades decorrentes da falta de vocabulário, o que dificulta expressar-se adequadamente. Quanto à estrutura geral do mapa notou-se que a maioria apresentou dificuldades devido a não elaboração das proposições adequadas, impedindo assim, uma leitura clara e ordenada, o que denota que ainda é necessário reelaborar, reestruturar melhor seu mapa. Entretanto, cada etapa da construção do mapa permitiu a apreensão de vários informações e significados e capacitou os alunos a perceber seu próprio progresso e norteou a professora quanto as principais dificuldades dos alunos na compreensão de textos.
CONCLUSÕES:
Após a finalização da aplicação da ferramenta de construção de MC, constatou-se que embora o objetivo dessa atividade não tenha sido atingido de maneira satisfatória, evidenciou-se sinais de aprendizagem significativa em relação à leitura, compreensão, interpretação dos textos estudados. Entretanto, para melhorara o desenvolvimento dessas habilidades é necessário que esse tipo de atividade seja desenvolvida constantemente em sala de aula. Com a construção dos mapas foi percebido uma mudança de comportamento dos estudantes diante da percepção de seu desenvolvimento e possibilitou que a professora identificasse os subsunçores de cada aluno e pudesse exercer seu papel de mediadora na construção do conhecimento dos seus alunos, ou seja, esses resultados possibilitaram visualizar o progresso de cada estudante em relação ao desenvolvimento da habilidade de leitura e interpretação de textos.
Palavras-chave: Ensino de química, Teoria atômica, Aprendizagem significativa.