65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 16. Orientação e Aconselhamento
SEXUALIDADE: O QUE SEI E O QUE DEVO SABER
Ana Paula de Souza Costa. - Acadêmica do Curso de Graduação em Pedagogia – UEPA.
Débora Suellen Ribeiro Gomes. - Acadêmica do Curso de Graduação em Pedagogia – UEPA.
Edina Fialho Machado. - Mestre em Educação, Professora da Universidade do Estado do Pará.
Nathália da Silva Menezes. - Acadêmica do Curso de Graduação em Pedagogia – UEPA.
INTRODUÇÃO:
Tendo em vista a importância do Estágio Supervisionado na formação profissional e pessoal do futuro pedagogo, este projeto surge em meio às atividades de estágio supervisionado em Gestão Escolar do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará. Este artigo é resultado das atividades vivenciadas pelas alunas do curso na Escola Estadual de Educação Tecnológica Prof. Anísio Teixeira, em Belém do Pará, com a orientação da professora de Estágio. A escolha do tema se deu após reuniões com a coordenadora da escola quando se identificou a necessidade em se trabalhar a questão de Gênero envolvendo o tema Sexualidade. O PCN (1997) afirma que “a proposta é que o assunto Sexualidade seja trabalhado na escola como algo fundamental na vida das pessoas”. Problemas inúmeros cercam o tema, entre eles o preconceito que acreditamos sedarem parte por falta de informação. Assim, a aplicação deste projeto sobre Sexualidade com foco em informações que vão além da questão biológica foi aposta da equipe de alunas do estágio visando possibilitar momentos para responder as dúvidas dos alunos, e contribuir para seu desenvolvimento, oportunizando informação e conhecimento. Trata-se de uma ação preventiva que, mesmo implicitamente, garante um apoio psicopedagógico para cada aluno.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Responder aos questionamentos feitos pelos alunos durante a pesquisa, e sensibilizá-los com orientações para a necessidade de entender as questões sobre Sexualidade, possibilitando maior integração e intercâmbio de informações entre estagiários, equipe gestora, pedagógica e docente da escola, e profissionais da área de saúde e de movimentos sociais sobre o tema.
MÉTODOS:
Trata-se de um projeto de Pesquisa-ação pedagógica, com método Dialético e abordagem Qualitativa, construído a partir de observações e vivência na realidade escolar durante as atividades de Estágio em Gestão Escolar. O projeto foi dividido em três etapas, a saber: Etapa 1 – após reuniões com a coordenação e observação aos alunos, partimos para a realização da pesquisa de interesses dos mesmos para conhecer suas ideias, interesses, dificuldades, dúvidas e conhecimentos a respeito da questão Sexualidade que envolve gravidez na adolescência, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis, vírus HIV, homossexualidade, preconceito, homofobia e ainda diálogo com os pais e/ou familiares e amigos sobre o assunto. Etapa 2 – Leitura e seleção das perguntas junto à coordenação da Escola. As mais comuns entre os alunos participantes foram agrupadas por categorias e afinidades para serem respondidas posteriormente. Etapa 3 – realização da “MESA REDONDA” com a participação de um representante da área da Saúde Pública e de Movimentos Sociais com experiência no diálogo sobre o tema e educadores, na tentativa de responder os interesses dos alunos, os quais tiveram participação significativa durante toda a atividade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O trabalho do Pedagogo na Gestão Escolar é de grande importância para o diagnóstico da realidade dos alunos, seguido de articulação, planejamento e execução de projetos e ações que contribuam para a aprendizagem dos alunos. Observamos ainda como é essencial sua participação e atenção para que projetos como esse sejam realizados como ação educativa. Com o trabalho constatamos a grande necessidade demonstrada pelos alunos na atividade proposta. Durante a pesquisa de interesses sobre o tema, tivemos grande atenção e participação dos alunos, os quais demonstraram interesse em participar do projeto e tirar suas dúvidas. Na realização da Mesa Redonda os alunos participaram ativamente, apesar de ainda vermos muitos se manterem calados, porém, atentos a cada pergunta que era respondida. O nosso objetivo foi alcançado e contribuiu para ampliação de conhecimentos por meio das respostas e esclarecimentos aos questionamentos debatidos, pois foi criado espaço e tempo para esse momento de informação e conscientização sobre diversos assuntos e situações que cercam a temática Sexualidade e fazem parte de seu dia-a-dia.Nesse sentido observamos a importância em se tratar da temática para que o diálogo educativo evite os inúmeros equívocos que cercam o tema.
CONCLUSÕES:
Por se tratar de uma ação coletiva entre escola e universidade, realizada em um período curto de convivência, bem como considerando o envolvimento da comunidade escolar, pode-se dizer que a pesquisa-ação foi um sucesso, o que nos faz crer que atingimos nossos objetivos, além de realizar a integração entre escola e universidade, fazendo esta última sair de seus muros e ir ao encontro da sociedade realizar o seu papel como instituição pública de ensino superior. Hoje temos uma visão mais ampliada da realidade de uma escola pública, bem como, sobre a Educação Tecnológica, e principalmente, da importância a ser destacada quanto ao trabalho do Pedagogo na gestão escolar, no sentido de planejar, executar, orientar, coordenar e avaliar ações educativas, culturais, sociais e pedagógicas relativas ao processo de ensino-aprendizagem e formação profissional e pessoal dos sujeitos com os quais trabalha, afinal, a escola é um lugar de múltiplas existências, saberes e fazeres. Cabe, portanto aos seus profissionais, saber lidar com essa diversidade. Assim, acreditamos que o Estágio Supervisionado foi de grande relevância para nossa formação. E quanto ao projeto aplicado, acreditamos ter trazido significativas melhorias para a formação e qualidade de vida dos adolescentes e jovens envolvidos.
Palavras-chave: Gestão Escolar., Pedagogia., Sexualidade..