65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 4. Conservação da Natureza
DINÂMICA DE FRAGMENTO FLORESTAL URBANO NA AMAZÔNIA CENTRAL
Maria Kelliane Valentim dos Santos - Universidade Federal Rural da Amazônia
João Ricardo Vasconcellos Gama - Universidade Federal do Oeste do Pará
Adriano Araújo da Silva - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará
Ulisses Sidnei da Conceição Silva - Universidade Federal do Oeste do Pará
INTRODUÇÃO:
Os fragmentos florestais urbanos encontram-se seriamente ameaçados, principalmente por processos antrópicos que levam a modificação de sua estrutura, dinâmica e composição florística, ocasionando consequentemente modificações nos processos funcionais destes ecossistemas.
Os fragmentos florestais secundários urbanizados, em suas diversas etapas de desenvolvimento têm um papel de elevada importância ecológica e representam parte da flora arbórea da região. Estas áreas desempenham funções importantes no que diz respeito ao acúmulo de biomassa, aumento da área de infiltração nas cidades, o que acarreta menor erosão e contribuem na manutenção da biodiversidade. Além de servirem como uma importante ferramenta de educação ambiental.
Apesar dos fragmentos urbanos, serem peças importantes para a qualidade de vida da população, existe um reduzido número de áreas destinadas a este fim. O entendimento dos processos sucessionais, torna-se imperativo para a definição do manejo mais adequado, para o qual necessita de informações básicas em qualquer nível de investigação. Estudos a partir de inventários permitem conhecer a autoecologia, estágio sucessional, composição, estrutura fitossociológica e paramétrica das espécies para auxiliar na definição de estratégias para a conservação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar a dinâmica de espécies de hábito arbóreo de um fragmento florestal urbano para o planejamento de ações que visem a sua recuperação e conservação.
MÉTODOS:
O estudo foi conduzido no Bosque Mekdece, que é um fragmento florestal urbano de 1,44 ha localizado na área da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), município de Santarém, Estado do Pará. A área sofreu fortes distúrbios devido a um incêndio.
A coleta dos dados foi realizada nos anos de 2006 e 2008. Nas duas medições foi realizado censo florestal de todas as árvores e palmeiras, para obtenção da circunferência a altura do peito maior que 31,4 cm; nome regional de cada indivíduo e altura total. Para auxiliar a identificação das espécies foram coletadas amostras botânicas dos indivíduos inventariados para posterior identificação.
A diversidade de espécies foi analisada utilizando o índice de Shannon-Weaver, o quociente de mistura de Jentsch e a equabilidade de Pielou. A estrutura da comunidade foi avaliada por meio de parâmetros fitossociológicos. A área basal nos dois períodos foi analisada pelo teste “t” de Student para amostras dependentes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A dinâmica da composição florística pouco variou no período de monitoramento. Durante os dois anos de avaliação foram identificadas 29 espécies, distribuídas em 28 gêneros de 16 famílias. As famílias que apresentaram maior número de espécies foram Fabaceae com oito e Anacardiaceae com cinco, as quais somam 19% das famílias. Os resultados indicaram ampla dominância da família Fabaceae sobre as demais, em riqueza de espécie, abundância de indivíduos e área basal.
Em 2006, na área do presente estudo, as espécies mais importantes apresentaram 52,4% do índice de valor de importância: Cassia chrysantha, Byrsonima crassifolia, Tapirira guianensis, Saccoglotis guianensis e Spondias dulcis. Em 2008 as cinco espécies com maiores valores de IVI somaram 57,9%, são elas: C. chrysantha, B. crassifolia, T. guianensis, E. schomburgkii e S. dulcis.
O aumento do número de indivíduos de 2006 para 2008 diminuiu a equabilidade de Pielou, porém, aumentou a relação do coeficiente de mistura de Jentsch. O índice de Shannon diminuiu devido o número de indivíduos ter aumentado e ter diminuído apenas uma espécie.
O incremento periódico anual total da vegetação estudada foi de 202,7 mm. A espécie com maior incremento foi Conannus sp.
CONCLUSÕES:
O número de indivíduos aumentou consideravelmente durante o período estudado. O crescimento em altura, em diâmetro e o incremento indicam que o fragmento está em avançado processo de sucessão, principalmente com o ingresso de novos indivíduos.
Os dados de composição indicam que a diversidade florística é baixa e que existe pouca flutuação no quantitativo e qualitativo das famílias, isso pode ser atribuído devido ao fato da vegetação estar isolada de outras áreas de floresta.
Palavras-chave: composição florística, sucessão, estrato adulto.