65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 4. Ciência e Tecnologia de Alimentos
APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DO MARACUJÁ-DO-MATO (Passiflora cincinnata) NA ELABORAÇÃO DE BARRAS DE CEREAIS.
Bruno Raphael Gomes de Sá Leitão - Bolsista CNPq- Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia– INPA
Jaime Paiva Lopes Aguiar - Pesquisador- Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA
Francisca das Chagas do Amaral Souza - Orientador - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA
INTRODUÇÃO:
A demanda por alimentos nutritivos e seguros e a ingestão de alimentos balanceados é a maneira correta de evitar ou mesmo corrigir problemas de saúde, como obesidade, diabetes, desnutrição, cardiopatias, entre outros que têm origem, em grande parte, nos erros alimentares. Os produtos a base de cereais atendem a esta tendência, pois ganham uma aceitação do consumidor, principalmente em termos nutritivos, devido a sua contribuição no teor de fibras alimentares. Dentro dos produtos a base de cereais, as barras podem fornecer importante suplementação de calorias e elementos nutritivos como lipídeos, fibras, proteínas, minerais e vitaminas. Cultivada por suas características alimentícias, o maracujá-do-mato (Passiflora cincinnata) é bastante utilizado na alimentação humana, e a valorização desse fruto genuinamente amazônico pode ter um nicho similar a este estudo preliminar sobre a espécie, podendo contribuir para agregar valor ao desenvolvimento de novas tecnologias, promovendo o reaproveitamento dos resíduos para minimizar o desperdício e o não aproveitamento das partes não consumíveis, para a elaboração de novos produtos naturais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi elaborar e avaliar nutricionalmente a barra de cereal enriquecida com sementes e farinha das cascas do maracujá-do-mato (Passiflora cincinnata).
MÉTODOS:
As barras de cereais foram elaboradas no Laboratório de Nutrição (LAN) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). As amostras de maracujá-do-mato (Passiflora cincinnata) foram obtidas na Feira da Manaus Moderna da cidade de Manaus. Anteriormente, os frutos passaram por um processo de higienização e logo depois lavadas em água corrente. Em seguida, as sementes e a casca do maracujá-do-mato foram desidratadas em estufa a 60ºC. Após desidratação, as cascas foram trituradas para a obtenção da farinha, e as sementes foram utilizadas inteiras. Para a elaboração das barras de cereais, foi utilizada uma receita base com 30 g de mel, 10 g de açúcar mascavo, 100 g flocos de arroz, 08 g de gergelim, 12 g de linhaça, 80 g de aveia em flocos, 20 g de semente e 80 g de farinha da casca do maracujá-do-mato. Ao final, as barras apresentaram um peso médio de 30-35 g. Das barras elaboradas, foram realizadas análises da composição química e microbiológica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados obtidos das análises da composição química foram realizados em triplicata. Constatou que a umidade encontrada na barra de cereal elaborada foi de 6,72%, a quantidade de lipídeos encontrada foi de 3,82% e a porcentagem de proteínas encontrada na barra de cereal elaborada foi de 0,65%. O conteúdo mineral encontrado (cinzas) para o produto elaborado foi de 1,73%. Para as análises microbiológicas, os valores encontrados foram de 23,00 NMP/g para Coliformes totais, 0,0 NMP/g para Coliformes fecais e ausência de Salmonella sp.
CONCLUSÕES:
Comprovou-se, ao final, que o maracujá-do-mato apresenta-se como alternativa para otimização do aproveitamento na elaboração da barra de cereal com grande potencial de produção e utilização, agregando valor sobre este fruto em especial e ainda pouco explorado para as industriais envolvidas neste setor.
Palavras-chave: Barra de cereal, Maracujá-do-mato, Passiflora cincinnata.