65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
CONCEPÇÕES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS DOS BOLSISTAS PIBID/FÍSICA NO ENSINO DE FÍSICA, NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM – PA
Andria Raiane Coelho Campos - Licencianda em Física Ambiental – UFOPA
Ricardo Mendes de Freitas - Licenciando em Física Ambiental – UFOPA
Luciane de Sousa Nascimento - Licenciando em Física Ambiental – UFOPA
Árisson Viana da Silva - Licenciando em Física Ambiental – UFOPA
Carlos José Freire Machado - Prof. Dr. Docente da Licenciatura em Física Ambiental – UFOPA
Nilzilene Ferreira Gomes - Profª. MSc.Orientadora Docente da Licenciatura em Física Ambiental - UFOPA
INTRODUÇÃO:
O programa institucional de bolsas de iniciação à docência tem-se mostrado atuante em três das escolas de Santarém. A atuação iniciou-se no período de 2011, vigente até 2013. Ao longo desse período, bolsistas, supervisores e orientadores atuam conjuntamente com o objetivo de melhorias para as escolas cujo rendimento escolar fora baixo. Por conseguinte, equipes de bolsistas do subprojeto de Física Ambiental da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), atuam levando inovações no trabalho do ensino de Física, e através de diferentes práticas metodológicas. Com vistas as variadas metodologias, os futuros docentes tiveram contatos com estudantes para orientar com conteúdos motivadores de Física. Em cada atividade refletiam relatando sobre a atuação no que se refere aos conteúdos além de socializar com os demais bolsistas com a prática. Durante as socializações observaram-se concepções diferentes em práticas didático-metodológicas. Em meio às conquistas deixadas pela atuação do PIBID as concepções trazidas das novas propostas podem ser focos de ensino para a prática docente no ensino da região de Santarém/PA de futuras melhorias.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do trabalho é destacar as concepções de bolsistas, no período de atuação, através de reflexões da prática com didática do ensino em meio às metodologias utilizadas em três das escolas do município: E. E. E. F. e M. São Felipe (anexo, João XXIII), E.E.E.F.M Rio Tapajós e E.E.E.M. Álvaro Adolfo da Silveira.
MÉTODOS:
Partindo de análises de relatos elaborados por três bolsistas nas respectivas escolas e em participação de atividades com metodologias envolvendo: experimentação, vídeos-aulas e com o debate. Em textos produzidos as quais serviram para coleta de informações em que revelou as percepções textuais deixadas pelos bolsistas. As práticas didático-metodológicas relatadas pelas orientações obtida à estudantes no ensino médio em que separou-se em três categorias conforme a práticas adotas: (a) Escola E.E.E.M. Álvaro Adolfo, analisou-se um relato da atividade: mostra de experimentos, contendo a visão de quatro bolsistas. (b) Rio Tapajós um bolsista, com as metodologias da experimentação e vídeos aulas e (c) São Felipe com a metodologia de Debates, com três bolsistas participantes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A proximidade dos bolsistas junto aos estudantes consiste pelo fato de os conteúdos de Física ser dinâmicos e voltados para a realidade da região, observou-se que a maioria dos bolsistas estão convictos de que as metodologias contribuíram, sim, para as melhorias no ensino de Física. Os materiais elaborados junto as orientações, vídeos e experimentos aliou-se para possibilidades de inserção de novos conceitos facilmente identificados perante os novos recursos, já que contribuem para o ensino-aprendizagem com significativa experiências didáticas favorável a realidade estudantil. No relato (b) notarem-se novos desafios através de inovações e tendências das metodologias didático-pedagógicas, Na escola (a), contribuiu na ampla aceitação dos estudantes o que comprova as curiosidades trazidas com os experimentos. Em (c) o Debate propiciou vantagens significas e diversificadas, através de conceitos físicos atrelados a outras áreas de conhecimentos momento que efetivou a busca do antagonismo de ideias em discussões. Do exposto, os relatos buscaram estratégias categorizadas com a intenção de refletir o conhecimento teórico com as práticas-metodológicas no ensino de Física.
CONCLUSÕES:
Novos recursos trazidos com as práticas foram construídos em meio à realidade do ensino de Física na região. As metodologias experimentadas mostram que, a pretensão de um ensino de qualidade, não se restringe ao enorme fluxo de conteúdos repassados pelos docentes. Ademais as significativas proximidades que os bolsistas tiveram com os estudantes, revelam concepções quanto à metodologia e à didática trazidas. A relação ensino-aprendizagem tornou-se diretamente ligada com a prática e as ações relatadas mostraram conclusiva pelas concepções. No entanto, ainda buscam-se meios participativos no qual se avalia o grau de curiosidade e busca por conhecimento pelos alunos, quanto ao conhecimento de Física. Diante das atividades a concepção dos bolsistas é em um ensino dinâmico atendendo a realidade dos estudantes e docentes servindo, portanto, de parâmetro para futuras consultas e aplicação nas demais escolas públicas da região.
Palavras-chave: Práticas metodológicas, didática, ensino-aprendizagem.