65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
Variação da temperatura em compostagem de resíduos do Pequi (Caryocar brasiliense) para produção de adubo organomineral
Thiago Ferreira Rodrigues - Estudante do curso Técnico em Agropecuária - IFBAIANO Campus Guanambi
Jefferson Luan Dias dos Santos - Estudante do curso Técnico em Agropecuária - IFBAIANO Campus Guanambi
Vandearley Neves de Souza - Graduando em Agronomia - IFBAIANO Campus Guanambi
Bismark Lopes Bahia - Graduando em Agronomia - IFBAIANO Campus Guanambi
Leandro Gonçalves dos Santos - Prof. MSc./Orientador - IFBAIANO Campus Guanambi
INTRODUÇÃO:
O crescente aumento populacional, atrelado ao desenvolvimento industrial, e a desatenção dada às questões ambientais, vêm contribuindo para o uso indiscriminado dos recursos naturais com consequente geração de resíduos orgânicos, estes que aos serem devolvidos ao meio ambiente, de forma inadequada, acarretam contaminação do solo, das águas, causando prejuízos ambientais, sociais e econômicos (BARROS, 2002). A compostagem é um processo que pode ser utilizado para transformar diferentes tipos de resíduos orgânicos em adubo que, ao ser adicionado ao solo, melhora as suas características físicas, químicas e biológicas (OLIVEIRA et al., 2005). Segundo Barbosa (2009), a compostagem é um processo de transformação de resíduos orgânicos em fertilizantes orgânicos humificados, que consiste no aproveitamento de matérias-primas que contenham um balanço de relação carbono/nitrogênio favorável ao metabolismo dos organismos que vão efetuar sua biodigestão. Nesse sentido este projeto de pesquisa propõe uma maneira sustentável de se aproveitar resíduos do pequi, através da elaboração de um adubo organomineral pelo processo de compostagem, evitando problemas ambientais resultantes de seu descarte inadequado, a partir de uma forma eficiente, de baixo custo e acessível à população.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar as diferentes proporções de casca de pequi, casquinha de algodão e esterco de aves na atividade microbiana de compostagem. Obter um composto orgânico a partir de resíduos sólidos gerados pela comercialização do fruto do pequi, utilizando a técnica de compostagem.
MÉTODOS:
O experimento foi realizado no setor de Zootecnia do IFBAIANO Campus Guanambi. A temperatura e a umidade relativa do ar no interior do galpão onde realizou-se este experimento foram obtidos com o aparelho Termo-higrômetro da marca Incoterm®, obtendo-se os valores de 30,2°C e 51,2%, respectivamente. Foram avaliados os efeitos de diferentes proporções dos componentes, casca do pequi (CP), resíduos de algodão (RA) e esterco de aves (EA) na elaboração do composto orgânico. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado com seis tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos foram dispostos como segue: T1=2,5:1:0; T2=2:1:0,5; T3=1,5:1:1; T4=1:1:1,5; T5=0,5:1:2; T6=0:1:2,5 na proporção CP:EA:RA. As pilhas de compostagem foram dispostas em formato cônico, com alternância de camadas entre resíduos de algodão e casca do pequi, e intercalando estas camadas com esterco de aves. Essas pilhas foram reviradas a cada cinco dias objetivando homogeneização, controle da temperatura e entrada de ar para manutenção da atividade microbiana. A temperatura foi verificada diariamente mediante utilização de termômetro digital portátil, modelo TH-075 da marca Instrutherm®. A cada revirada da pilha de compostagem acrescentava-se água para manter a umidade em torno de 50%.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao avaliar a temperatura de compostagem nos dias iniciais observou-se que todos os tratamentos apresentaram valores crescentes até 10 dias. Após este período todos os tratamentos tiveram redução acentuada na temperatura de compostagem. Nos dez primeiros dias de compostagem os tratamentos T3 e T1 apresentaram a maior e menor temperatura média observada, 43°C e 39,3°C, respectivamente. Ao avaliar a temperatura média durante todo o período deste experimento, 45 dias, observou-se que os tratamentos com a menor presença da casca de pequi e maior proporção de resíduos de algodão apresentaram maior valor em comparação aos demais. Durante o processo de decomposição da casca do pequi ocorre a liberação de substâncias orgânicas que provavelmente possuem ação inibidora sobre a atividade microbiana. Os menores valores encontrados nas pilhas de compostagem cuja proporção de casca de pequi é maior podem também ser ocasionados pela sua maior granulometria. A redução na temperatura durante o processo de decomposição de resíduos orgânicos também pode ser considerado um fator benéfico ao composto final obtido, pois, temperaturas acima de 50°C promovem maior volatilização do nitrogênio na forma de amônia.
CONCLUSÕES:
Os tratamentos com maior proporção de casca de pequi apresentaram menor temperatura de compostagem. O tratamento T3 apresentou maiores valores de temperatura nas fases iniciais (termofílica e mesofílica) de compostagem. Em todos os tratamentos os valores médios da temperatura não ultrapassaram 50ºC.
Palavras-chave: Composto orgânico, Resíduos de algodão, Condicionador de solo.