65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
Monitoramento e Avaliação Participativa do Projeto Mulheres e Educação para a Cidadania: construindo redes entre a Universidade e a Sociedade Civil para o enfrentamento da violência contra às mulheres na região de Suape/Pernambuco
Jorge Lyra - Prof. Dr./Orientador -Depto. de Psicologia - UFPE
Benedito Medrado - Prof. Dr./Orientador - Depto. de Psicologia - UFPE
Danielly Spósito Pessoa de Melo - Dra./Assistente Social e Pesquisadora - GEMA/UFPE
Telma Low Silva Junqueira - Dra./Psicóloga e Pesquisadora - GEMA/UFPE
Ana Carolina Silva Cordeiro - Graduanda em Ciências Sociais/Estagiária do Projeto e Integrante do GEMA/UFPE
Gabriela Regina Silva Cordeiro - Graduanda em Psicologia/Estagiária do Projeto e Integrante do GEMA/UFPE
INTRODUÇÃO:
Este projeto faz parte de um Programa de pesquisa-ação mais amplo intitulado "Diálogos para o Desenvolvimento Social de Suape/ PE", apoiado pela Petrobrás e Refinaria Abreu e Lima, o qual está sendo desenvolvido concomitantemente a outros projetos que visam à mobilização para a reflexão e construção de intervenções diante das demandas de um acelerado crescimento da região.
O projeto “Mulheres e Educação para a Cidadania”, tem como enfoque o enfrentamento à violência contra a mulher, a partir de atividades que contribuam para o empoderamento das mulheres que residem no Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. As atividades são executadas pela Organização Não Governamental Centro das Mulheres do Cabo e, a partir da parceria com o Núcleo de Pesquisas em Gênero e Masculinidades - GEMA-UFPE é realizado o monitoramento e avaliação deste projeto social. Adota-se como perspectiva teórica-conceitual e política uma abordagem feminista de gênero, tendo como princípio a articulação do tripé da missão da universidade: ensino, pesquisa e extensão.
Com a parceria, pretende-se contribuir para o sucesso das ações e para desenvolvimento social da população local e melhoria das suas condições de vida. Como também desenvolver um processo de monitoramento e avaliação participativa (ou pesquisa-ação avaliativa) que visa, entre outras coisas, que o projeto tenha êxito em todas as etapas de execução a partir de um processo reflexivo e crítico tendo a experiência vivida como material (produto/processo).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Desenvolver uma forma de monitoramento e avaliação (M&A) que seja baseada na avaliação participativa; Contribuir para o sucesso das ações executadas pelo Centro das Mulheres do Cabo e para o desenvolvimento social da população local e melhoria das suas condições de vida; Incidir no enfrentamento à violência contra as mulheres na região de Suape/PE.
MÉTODOS:
Adota-se o enfoque feminista de gênero na produção do conhecimento e como metodologia, a avaliação participativa. A qual possibilita que todas as pessoas envolvidas se apropriem do processo de M&A desenvolvido e o construam coletivamente. Ou seja, a partir do constante diálogo com a ONG, se constrói os indicadores, instrumentos e técnicas utilizadas no monitoramento das atividades.
Esse diálogo, geralmente, acontece em reuniões presenciais (Oficinas de Monitoramento e Avaliação), que ocorrem mensalmente, envolvendo as duas equipes do projeto. As oficinas têm como objetivo principal a elaboração conjunta dos instrumentais para o M&A das ações realizadas pelo Centro das Mulheres do Cabo no marco do Programa Diálogos para o Desenvolvimento Social de Suape.
As reuniões da equipe GEMA/UFPE acontecem semanalmente, sendo o momento de compartilhamento das ações de M&A desenvolvidas entre as/os integrantes do projeto. Nessas reuniões, as estagiárias e voluntárias do projeto são orientadas em relação às atividades desenvolvidas e incentivadas a elaborar sub-projetos de pesquisa - Monografia, Prática de Pesquisa e Trabalho Supervisionado - as últimas são disciplinas eletivas do curso de Psicologia da UFPE, construídos pelas estudantes dentro da temática do projeto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O projeto apresenta uma dinâmica de constante co-construção. No entanto, pode-se afirmar que até o presente momento, o trabalho entre as equipes tem sido satisfatório, já que se está realizando todo o processo de forma dialogada e participativa, ocorrendo de fato um processo horizontal.
Como resultado, destaca-se que que a ONG Centro das Mulheres do Cabo (CMC) já realizou:
08 Rodas de Diálogo com mulheres adolescentes e adultas, tanto em escolas públicas, como dentro das comunidades;
10 Programas de Rádio;
Ações de Comunicação (como por exemplo, a Campanha "Cidade Segura para as Mulheres: A cidade que se quer não tem violência contra a mulher", lançada no dia Internacional da Mulher - 08 de Março);
01 Curso de Formação Política em Direitos Humanos e Cidadania (voltado para 30 mulheres dos municípios do Cabo de Santo Agostinho, entre elas: lideranças, profissionais da rede de atendimentos às mulheres em situação de violência, adolescentes etc.).
Todas essas atividades vêm sendo monitoradas e avaliadas pelo GEMA-UFPE. De modo que já foram realizadas: 04 Oficinas de Monitoramento e Avaliação (M&A) entre GEMA e a ONG CMC, além de reuniões ampliadas, visitas à ONG, realização de Grupo Focal com mulheres atendidas pela organização, aplicação de Marco Zero e Marco Final para avaliar as atividades etc.
Atualmente, o GEMA vem tabulando os dados levantados até o momento, a fim de desenhar um levantamento parcial do perfil da população envolvida diretamente nas ações do projeto
CONCLUSÕES:
Considera-se, portanto, que partindo dos pressupostos feministas, esse trabalho tem possibilitado a compreensão da pesquisa como uma prática social, o conhecimento produzido como conhecimento situado e as relações entre academia e movimentos sociais (nesse caso o movimento de mulheres e feminista), a partir de uma perspectiva horizontal. Sem desconsiderar, as relações de poder e tensões existentes nessa relação, as quais tendem a ser identificadas, trabalhadas e (re)significadas no desenvolvimento das ações coletivas entre o GEMA-UFPE e a ONG Centro das Mulheres do Cabo.
Nessa perspectiva as atividades do projeto também são uma estratégia política de obtenção de equidade de gênero e de justiça social, entendendo o M&A de projetos sociais e de políticas públicas como uma forma produtiva de criar/fortalecer parcerias junto a diversos segmentos da sociedade em prol de um horizonte político convergente por abrir canais de diálogo e reflexão crítica dos processos envolvidos na sua realização.
Palavras-chave: Monitoramento e Avaliação Participativa, Pesquisa feminista, Violência contra as Mulheres.