65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
COLETA SELETIVA: ANÁLISE DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS MORADORES PARTICIPANTES EM AMAJARI-RR.
Bianca Lima de Almeida - Aluna do Instituto Federal de Roraima – IFRR/Câmpus Amajari.
Daniele Sayuri Fujita - Professora do Instituto Federal de Roraima – IFRR/Câmpus Amajari.
Hudson do Vale de Oliveira - Professor do Instituto Federal de Roraima – IFRR/Câmpus Amajari.
INTRODUÇÃO:
Atualmente, a mídia tem apresentado vários levantamentos referentes à produção de resíduos sólidos nas grandes cidades. Observa-se, a partir desses levantamentos, que a quantidade de resíduos urbanos que tem sido gerado é extremamente elevada, o que automaticamente causa preocupação por parte dos órgãos gestores no que se refere à destinação desse material que é produzido. Frente a essa crescente produção, a coleta seletiva se configura como uma das mais importantes formas e/ou estratégias de controle do lixo ou resíduos sólidos descartáveis que são gerados pelo ser humano. Segundo Vilhena (1999), a coleta seletiva consiste na separação de resíduos orgânicos e inorgânicos e contribui para a eficiência do processo de reciclagem de materiais, tais como: papel, alumínio, aço, plástico e vidro. No município de Amajari, ao norte do estado de Roraima, também se observa um volume bastante significativo de lixo, configurando-se, portanto, um potencial para a instalação e desenvolvimento da coleta seletiva, principalmente com foco na conscientização da população no que se refere a sua participação no gerenciamento do município.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do presente trabalho foi analisar o nível de satisfação dos moradores da Vila Brasil, sede do município de Amajari-RR, em participar de um projeto de coleta seletiva desenvolvido no referido município.
MÉTODOS:
O município de Amajari, localizado ao norte do estado de Roraima, possui área de 28.472 km2 e população total de 9.327 habitantes (IBGE, 2010). Inicialmente, realizou-se uma palestra sobre a temática coleta seletiva com o objetivo de deixar os moradores cientes do que se tratava a proposta da pesquisa. Em seguida, foi realizado o cadastramento dos moradores interessados em participar da coleta seletiva. Ao todo, foram realizadas quatro coletas, previamente agendadas com os moradores cadastrados, passando em cada casa para realizar a coleta do material separado por cada morador participante. Posteriormente, para atingir o objetivo proposto na pesquisa, realizou-se entrevistas com os moradores participantes. A entrevista foi elaborada com perguntas abertas e fechadas. O número de moradores participantes foi de 16, sendo realizadas 12 entrevistas representando, portanto, 75% do total de participantes. Após a realização das entrevistas, os dados foram tabulados e analisados. A análise foi realizada por meio de estatística descritiva.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Observou-se que a grande maioria dos participantes da pesquisa de satisfação era do gênero feminino (91,67%), com idade entre 21 e 40 anos, sendo 50% casados e 50% solteiros. Todos os participantes afirmaram ter gostado da participação no projeto de coleta seletiva. Com este resultado, pode-se verificar boa aceitação dos moradores em participar de projetos dessa natureza. Buscando identificar os motivos pelos quais os moradores gostaram de participar do projeto, questionou-se sobre quais seriam esses motivos. Dentre as respostas possíveis, destacou-se o fato dos participantes acreditarem ser importante cuidar do meio ambiente (66,67%). Em termos de nível de satisfação, 91,67% dos participantes afirmaram está satisfeitos com o projeto de coleta seletiva desenvolvido no município. Nesse sentido, foram apresentados alguns comentários, tais como: “é uma forma de conscientizar a população”; “Foi uma boa oportunidade para contribuir com a diminuição dos resíduos no município”. Como pontos fortes foram destacados pelos participantes: oportunidade de conscientização da população e envolvimento da comunidade. Por outro lado, como pontos fracos foram apontados: a baixa adesão e a paralisação do projeto.
CONCLUSÕES:
Verificou-se que, embora a adesão ao projeto não tenha sido tão expressiva, a população mostrou-se bastante receptiva. Além disso, dentre os participantes obteve-se um percentual elevado de satisfação, ressaltando inclusive a receptividade supracitada. Assim, conclui-se que iniciativas simples podem contribuir para o melhor gerenciamento de pequenos municípios, a exemplo do município de Amajari-RR, especialmente pela boa adesão da população que vê, nessas iniciativas, a oportunidade de melhorar a qualidade de vida da população e, principalmente, do município onde vive.
Palavras-chave: Coleta Seletiva., Resíduos Sólidos., Satisfação..