65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS USUÁRIOS EM RELAÇÃO AOS RESÍDUOS SÓLIDOS ENCONTRADOS NA PRAIA DE CANDEIAS, JABOATÃO DOS GUARARAPES, PE.
Juliana Marta Pereira Campos - Depto.de Ciências Biológicas - FAFIRE
Marlane Silva Marinho - Depto.de Ciências Biológicas - FAFIRE
Lucille Oliveira de Lima - Depto.de Ciências Biológicas - FAFIRE
Filipe Ramos Correia - Depto.de Ciências Biológicas - FAFIRE
Everthon de Albuquerque Xavier - Depto.de Ciências Biológicas - FAFIRE
Múcio Luiz Banja Fernandes - Prof. Dr./Orientador - Depto.de Ciências Biológicas – FAFIRE/UPE
INTRODUÇÃO:
Poluição é o termo dado para as substâncias que provocam um efeito negativo no equilíbrio, causando danos à saúde humana, nos seres vivos e no ecossistema ali presente. A contaminação por lixo afeta todas as zonas marinhas do mundo, sejam elas isoladas ou não. Nessas últimas, os usuários, sejam eles nativos ou turistas, geralmente são apontados como fonte geradora desses resíduos, por isso sua inserção no planejamento da gestão costeira é sugerida pela literatura científica. Então, se faz necessário um levantamento das diversas formas de percepção do ambiente para obter a visão que cada indivíduo possui do seu lugar e do seu espaço (BEZERRA et al.,2008). Sendo assim, pesquisas que abordem as relações ser humano-ambiente devem necessariamente incluir estudos de percepção como parte integrante da abordagem interdisciplinar (FIORE, 2002). Na praia de Candeias, é possível notar uma grande quantidade de resíduos sólidos espalhada na areia e isso vem causando um “desconforto” para a população que habita, trabalha e visita aquela região.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A fim de fornecer subsídios fundamentais para um futuro gerenciamento costeiro local, um planejamento turístico e para a elaboração de atividades de Educação Ambiental, esse trabalho teve como objetivo caracterizar o perfil sócio-econômico dos usuários da Praia de Candeias, Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, avaliando sua percepção a respeito dos aspectos da poluição por lixo marinho.
MÉTODOS:
A área de estudo localiza-se na Praia de Candeias, no município de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. Essa praia possui aproximadamente 3 km, sendo delimitada pelas praias de Piedade, ao norte, e Barra de Jangada, ao sul. As informações foram coletadas por meio de uma entrevista semi-estruturada composta por 10 questões, sendo 08 fechadas e 02 abertas, a respeito da percepção da população sobre o descarte e coleta de resíduos sólidos na praia de Candeias. As entrevistas foram realizadas no dia 23 de março de 2013, e envolveram 66 pessoas, entre moradores e turistas, que se dispuseram a participar voluntariamente da pesquisa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após as entrevistas serem realizadas pode-se notar a faixa etária predominante acima dos 30 anos, contabilizando-se aproximadamente 57%. De todos os entrevistados, 56% eram homens e 44% mulheres. Ainda pode-se perceber que havia um predomínio significativo entre pessoas com o ensino superior e o ensino médio completos, aproximadamente 29% e 26% respectivamente. 89% dos entrevistados consideraram a praia de Candeias como uma praia suja ou mais ou menos, desses 79% acreditam que a culpa da sujeira na praia é de todos que freqüentam e dos órgãos públicos que não realizam uma coleta adequada. 92% dos entrevistados acham insuficientes os coletores nos arredores da praia, 50% dos entrevistados acham que a falta educação é o principal motivo da grande quantidade de resíduos na praia e outros 30% responderam que a falta de conscientização ambiental é o principal motivo. De todos os entrevistados, 80% garantiram que recolhem seus resíduos ao deixar a praia, sendo 25% das pessoas com o ensino superior completo e 18% com ensino médio completo. Em contrapartida, dos 20% das pessoas que não recolhem seus resíduos, 5% possuíam ensino superior completo e 7,5% ensino médio completo.
CONCLUSÕES:
O descarte de lixo no ambiente indica que algumas pessoas não possuem uma consciência socioambiental, não importando o nível social, nível de escolaridade, idade ou sexo. É importante salientar que o grau de escolaridade pode influenciar nessa questão, porém, isto não é suficiente para classificar esses indivíduos como conscientes em relação a sua conduta com o meio. Em contrapartida há pessoas com baixo nível escolar que possuem uma melhor percepção sobre o descarte do lixo e conscientizam seus filhos para não descartarem resíduos em locais inapropriados, colocando em prática o que todos deveriam fazer. O lixo é uma problemática que envolve a toda sociedade, sejam pessoas ricas ou pobres, a falta de educação é o maior fator para o lixo jogado nas ruas, aliando com a falta de conscientização ambiental.
Palavras-chave: Candeias, Resíduos Sólidos, Meio Ambiente.