65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
O uso de técnicas e ferramentas de informação e informática em saúde nos processos de conservação, preservação e resgate da memória documental do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-UFAL).
Sâmela Rouse de Brito Silva - Depto de Biblioteconomia- UFAL (bolsista)
Francisca Rosaline Leite Mota - Profa. Dra./ Orientadora - Depto. de Biblioteconomia - UFAL
Lúcia Enóe Oliveira Bernardes - Depto de Biblioteconomia- UFAL (colaboradora)
INTRODUÇÃO:
Na sociedade da Informação torna-se cada vez mais imprescindível que as organizações/instituições/entidades, sejam de qual natureza for, mantenha seus registros informacionais organizados e disponibilizados aos seus usuários. No âmbito da saúde a importância de manter os registros documentais (prontuários) organizados é condição sine qua non para a pesquisa, o ensino e a assistência prestada aos sujeitos e, ainda, para a memória institucional. No Hospital Universitário Professor Alberto Antunes foram encontrados registros da década de 70, a partir da passagem da Expedição do Navio HOPE (parte fundamental da história do HUPAAUFAL) aqui por Alagoas, porém, os documentos necessitam de um tratamento documental a fim de que as informações presentes nesses prontuários possam ser devidamente guardadas e disponibilizadas a quem interessar.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Estudar o uso de técnicas e ferramentas de informação e informática em saúde nos processos de conservação, preservação e resgate da memória documental do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAAUFAL), como foco no do acervo de prontuários de pacientes atendidos durante a execução do projeto HOPE.
MÉTODOS:
A metodologia e a estratégia de ação adotada utilizará pesquisa bibliográfica e documental para a definição das técnicas mais adequadas de Biblioteconômicas e Arquivisticas para a Higienização e Tratamento Técnico e Arranjo dos Prontuários de Pacientes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Base de Dados Digital contendo todos os Prontuários dos Pacientes atendidos pela expedição do Navio HOPE em Alagoas.
CONCLUSÕES:
A pesquisa encontra-se na fase final em que o banco de dados está sendo construído com o intuito da obtenção do objetivo da pesquisa.
Palavras-chave: Tratamento Documental, Navio HOPE, Prontuário do Paciente.