65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
PRODUÇÃO DE INSETÁRIO: TORNANDO A AULA DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA MAIS ATRATIVA – UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICIPIO DE AMAJARI-RR.
Maurício Peixoto Galvão - Aluno do Instituto Federal de Roraima – IFRR/Câmpus Amajari.
Anderson Rafael Gomes da Silva - Aluno do Instituto Federal de Roraima – IFRR/Câmpus Amajari.
Hudson do Vale de Oliveira - Professor do Instituto Federal de Roraima – IFRR/Câmpus Amajari.
Daniele Sayuri Fujita - Professora do Instituto Federal de Roraima – IFRR/Câmpus Amajari.
INTRODUÇÃO:
O estudo das Ciências, em especial a Biologia, tradicionalmente fica restrito as informações e figuras contidas nos livros didáticos, que para alguns docentes é, segundo Vasconcelos e Souto (2003), um dos poucos materiais didáticos disponíveis. Esta realidade, sem interação direta com os fenômenos naturais ou tecnológicos, é observada com frequência nas aulas de Biologia. Assim, a utilização de diferentes métodos e recursos pode despertar nos estudantes o interesse pelos conteúdos e a curiosidade pelos processos naturais. Diante disso, foi desenvolvida uma proposta na qual estudantes do curso Técnico em Agricultura Integrado ao Ensino Médio do IFRR/Câmpus Amajari confeccionaram uma coleção de insetos e, posteriormente, realizaram exposições para discentes do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Ovídio Dias de Souza, no município de Amajari-RR. A confecção de um insetário é uma excelente oportunidade para introduzir os estudantes na abordagem científica das coleções, inclusive pelo repasse dos conhecimentos apreendidos para outros estudantes. Além disso, os insetos foram escolhidos por pertencerem à classe mais diversa do Reino Animal, cerca de 70% das espécies (BORROR; DELONG, 1988), e encontrados em grande variedade de hábitat.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Os objetivos foram: a) produzir uma coleção de insetos para auxiliar na compreensão e identificação da diversidade; b) aproximar os estudantes do IFRR/Câmpus Amajari de diferentes técnicas de coleta, fixação e montagem dos insetos; e c) despertar o interesse dos estudantes da Escola Estadual em questão sobre insetos e a consciência da importância do papel desempenhado por estes nos ecossistemas.
MÉTODOS:
Inicialmente, foram selecionados dois estudantes do curso Técnico em Agricultura Integrado ao Ensino Médio do IFRR/Câmpus Amajari, os quais realizaram pesquisa sobre a Classe Insecta, bem com sobre técnicas de coleta, fixação e montagem de coleção entomológica. De posse destes conhecimentos, foram realizadas excursões em áreas e horários distintos, para a coleta da maior diversidade de insetos. Após a captura, o animal foi colocado dentro de frasco mortífero ou diretamente em álcool 70%, dependendo do grupo. Em seguida, a montagem foi realizada com alfinetes entomológicos, respeitando as técnicas. A coleção de insetos foi acomodada em caixas, com naftalina, com um isopor no fundo aos quais os alfinetes com os insetos foram presos. Juntamente com a coleção de insetos, foi produzido material contendo todas as informações referentes à coleta destes, bem como os dados referentes à sua classificação (Ordem) e uma chave dicotômica produzida pelos estudantes. Por fim, todo o material produzido pelos estudantes do IFRR foi apresentado, em forma de exposição e palestra, aos estudantes do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Ovídio Dias de Souza.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A coleção da classe Insecta totalizou 50 espécimes, classificados nas seguintes ordens: Coleoptera, Hymenoptera, Lepidoptera, Diptera, Neuroptera, Hemiptera, Homoptera, Orthoptera, Odonata e Mantodea. A ordem com maior número de espécimes foi Coleoptera, grupo dos besouros, este resultado é o reflexo da maior diversidade desse grupo dentre os insetos. Segundo Zundir (1985) esta ordem compreende 40% de todos os insetos descritos. A segunda ordem mais numerosa foi Lepidoptera (borboletas e mariposas), possivelmente por apresentarem características estéticas mais atrativas. Também fizeram parte da coleção indivíduos em seu estágio imaturo como larvas das ordens Diptera e Odonata, com isso foi possível aos estudantes perceberem as etapas e o processo de metamorfose que ocorre com os insetos. A construção da chave dicotômica também foi uma etapa importante no aprendizado e na percepção das características que diferenciam cada ordem dentre os insetos. De posse do material produzido, os estudantes do IFRR/Câmpus Amajari expuseram o seu trabalho e apresentaram três palestras sobre insetos para 52 estudantes, da 8ª série do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Ovídio Dias de Souza.
CONCLUSÕES:
A motivação e o envolvimento dos estudantes durante o desenvolvimento de todas as atividades foram bastante satisfatórios, pois foi possível identificar o interesse e maior participação ao realizar os procedimentos, gerando também curiosidade e indagações dos demais estudantes que participaram da exposição e das palestras sobre a confecção do insetário, bem como sobre as características dos espécimes coletados e a temática em geral. O insetário produzido constitui-se, portanto, em um bom exemplo de material prático, que não necessita de muitos recursos para ser confeccionado e que pode propiciar maior envolvimento e tornar os conteúdos mais atrativos para os estudantes do Ensino Fundamental e Médio.
Palavras-chave: Coleção., Ensino de Ciências., Insetos..