65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
LEVANTAMENTO DA ICTIOFAUNA E DA QUALIDADE DA ÁGUA DOS CÓRREGOS DO ARROZAL, PINDAÍBA E CORGUINHO DA BACIA DO RIO SÃO BARTOLOMEU, PLANALTINA – DISTRITO FEDERAL
Mateus Pires Costa - Instituto Federal de Brasília
Bruno Ceolin da Silva - Instituto Federal de Brasília
Sara Kananda da Silva Rocha - Instituto Federal de Brasília
Danilo da Silva Santos - Instituto Federal de Brasília
Bruna Gonçalves - Instituto Federal de Brasília
INTRODUÇÃO:
O cerrado, segundo maior bioma brasileiro, possui uma grande biodiversidade e encontra-se em perigo devido à expansão da fronteira agrícola. Para assegurar a preservação dos recursos naturais e a diversidade biológica no Distrito Federal, foi criada a APA do Rio São Bartolomeu, que reúne todos os tipos de vegetação do cerrado. O Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília ocupa uma área dentro dessa APA onde existem nascentes dos córregos que delimitam sua divisa. Pouco se sabe sobre a condição ambiental desses córregos. Dados sobre a ictiofauna são normalmente utilizados para compor estudos sobre a integridade de ecossistemas. As alterações na ictiofauna são difíceis de serem observadas, pois é impraticável localizar, identificar e quantificar os peixes de forma visual, sendo necessária a coleta de peixes em pontos estratégicos nos cursos d’água para levantamento da riqueza de espécies e da sua distribuição. Nesses estudos é fundamental também que se realize a análise da qualidade da água através do estudo de parâmetros físico-químicos. Através desses estudos podem-se ter dados que contribuam para a melhor compreensão sobre os impactos da atividade humana sobre o ambiente e que nortearão futuras ações de preservação e recuperação ambiental.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Pretendeu-se, neste trabalho, contribuir para o conhecimento da ictiofauna dos córregos que margeiam o Campus Planaltina através de um levantamento qualitativo, indicando as espécies que habitam o local e os parâmetros de qualidade da água fornecendo com isso subsídios para a implementação de diretrizes para o manejo da ictiofauna e do uso da água no sentido de tornar seu uso sustentável.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado nos mananciais de água que margeiam a área do Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília, que está localizado na área rural da Região Administrativa de Planaltina no Distrito Federal. A pesquisa teve duração de doze meses, compreendendo as estações seca e chuvosa, com expedições semanais, entre fevereiro de 2012 e fevereiro de 2013, em pontos que foram determinados nos córregos do Arrozal, Pindaíba e Corguinho. Além desses córregos, foram pontos de amostragem o canal de irrigação e a represa principal que abastece o Campus Planaltina e que é parte integrante do Córrego do Arrozal. Para a captura dos peixes foram utilizadas tarrafas, redes de arrasto e armadilhas. Os diferentes métodos de coleta visaram capturar peixes em diferentes zonas de habitat, desde o fundo das represas ao leito dos córregos. Os peixes coletados foram identificados segundo REIS et al. (2003) e o site da Fishbase (http://www.fishbase.org) e fotografados. Nos pontos de captura de peixes também foram analisados, quinzenalmente, os parâmetros de qualidade de água: oxigênio dissolvido, pH e nitrogênio amoniacal.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Apesar de terem sido realizadas expedições semanais para captura dos peixes, poucas espécies de peixes foram coletadas e em baixa frequência, sendo elas:
Ponto 1: Tilápia (Tilapia rendali/ Oreochromis niloticus); Carpa capim (Ctenopharyngodon idella); Lambari (Astyanax spp ou Mimagoniates spp)
Ponto 2: Tilápia (Tilapia rendali/ Oreochromis niloticus); Carpa capim (Ctenopharyngodon
Ponto 3: Dourado cachorro (Acestrorhynchus pantaneiro); Matrinxã (Brycon sp); Lambari (Astyanax spp ou Mimagoniates spp)
Ponto 4: Nenhum peixe coletado
Com relação aos parâmetros de qualidade da água, os dados demonstraram boa qualidade, indicando sua potabilidade, com condições favoráveis para o desenvolvimento de peixes com pH levemente àcido devido às características do solo de cerrado variando de 6,5 a 6,8, oxigênio dissolvido sempre acima de 5 mg/litro com picos de 8 mg/litro e nitrogênio amoniacal não detectado em nenhum ponto.
CONCLUSÕES:
Os córregos Pindaíba, Corguinho e do Arrozal, na região que margeia o Campus Planaltina, do Instituto Federal de Brasília, incluindo a represa que abastece o Campus, possuem uma ictiofauna escassa e com ocorrência principalmente de indivíduos de Tilapia rendali/ Oreochromis niloticus que é uma espécie exótica.
Os parâmetros de qualidade da água demonstraram boa qualidade para o desenvolvimento de organismos aquáticos, demonstrando não ser este motivo para a baixa ocorrência de peixes.
Não foi possível identificar as causas da baixa frequência de peixes nos locais de captura. Durante as expedições não foi observada atividade de pesca nos córregos ou na represa.
Palavras-chave: peixes, ictiologia, ecossistema.