65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 2. Economia Doméstica
POTENCIALIDADES SOCIAL E ECONÔMICA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: MECANISMOS PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL
Mikael Bernardo Vasconcelos de Araújo - Depto. de Engenharia Sanitária e Ambiental - UEPB
Rafaela Dias Fernandes - Depto. de Administração - UEPB
Ângela Maria Cavalcanti Ramalho - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Filosofia - UEPB
INTRODUÇÃO:
A economia solidária é entendida como uma rede de ideias e experiências que traz no seu bojo raízes históricas que se encontram focalizadas nas ações e lutas das organizações de trabalhadores, de movimentos populares, de grupos ativistas nas universidades e nas igrejas. Portanto, a formação de redes de economia solidária é um passo importante para a construção de uma identidade territorial com base nas potencialidades locais, pois permite aos atores sociais - trabalhadores uma reação autônoma através de novas modalidades de trabalho na busca de ocupação e geração de renda, perspectiva que indica caminhos para se erigir o processo de desenvolvimento local sustentável. Destarte, a exequibilidade da economia solidária é possível se concretizar através de vários segmentos sociais organizados, pois a mobilização e a organização dos atores sociais em associações e/ou em cooperativas viabiliza a criação de redes solidárias, para a promoção do desenvolvimento local de forma sustentável, na busca da inclusão e melhoria da qualidade de vida dos atores sociais dos territórios.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A partir da configuração, o estudo tem como foco principal analisar como a economia solidária, enquanto mecanismo estratégico de desenvolvimento a partir das potencialidades socioeconômicas do território, tem contribuído para viabilizar o desenvolvimento local sustentável. Como, avaliar os impactos socioeconômicos dos empreendimentos solidários na área de estudo.
MÉTODOS:
A metodologia enquanto caminho sistemático para o desenvolvimento da pesquisa em função do objeto estudado optou-se por uma pesquisa do tipo exploratória com abordagem qualitativa, tomando como base um levantamento das atividades sociais e econômicas em potencial desenvolvidas na cidade de Remígio, PB - "lócus" social da pesquisa - os empreendimentos de economia solidária e sua contribuição para a valorização da força de trabalhos dos atores sociais, através das condições do trabalho produtivo exercido de forma autônoma, coletiva e autogestionária.
Foi necessário também debruçar-se sobre um referencial teórico para melhor sistematizar a reflexão crítica e assim passou-se a estudar a relação economia e trabalho como instrumento de transformação e emancipação humana.
A partir do enfoque elucidado, evidencia-se que a formação de redes de economia solidária é um passo importante para a construção do processo de desenvolvimento local, que permita aos atores sociais - trabalhadores novas modalidades de trabalho e geração de renda.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Apontam que economia solidária articulada com instituições, políticas públicas e movimentos sociais impulsionam o desenvolvimento sustentável a partir das potencialidades locais contribuindo para a construção de respostas mais efetivas para o fortalecimento da classe trabalhadora no enfrentamento das contradições e a exploração do capital sobre o trabalho. Portanto, economia solidaria tem contribui para a configuração de uma nova realidade social ao proporcionar a geração de um trabalho emancipado, autônomo e constituído de trabalhadores e consumidores como sujeitos históricos para superação dos problemas sociais que gerou graves problemas sociais e ambientais.
CONCLUSÕES:
A partir do estudo realizado conclui-se ser relevante buscar promover o que se considera fundamental para os territórios, principalmente nas regiões semiáridas do nordeste como: gerar ocupação e renda, ampliar o número de proprietários produtivos, elevar o nível de escolaridade da população, além do número de organizações da sociedade civil, objetivando o desenvolvimento local e a democratização do acesso à riqueza.
Com base no pressuposto elucida-se que a economia solidária torna-se um elemento medular na composição de mecanismos para a oxigenação do desenvolvimento local do território ao viabilizar a economia a partir das potencialidades socioeconômicas como meta para gerar localmente trabalho e renda, valorizando a cultura, as aptidões locais e a cooperação empreendida entre os trabalhadores de forma organizada, ao mesmo tempo em que oferece elementos ao poder público local para incentivo às atividades empreendidas, bem como apresentar elementos para definições das políticas públicas.
Portanto, conclui-se que a economia solidária está vinculada a reorganização econômica, social, política e cultural dos territórios, podendo ser vista como emblema na construção de um desenvolvimento que se quer sustentável.
Palavras-chave: Economia Solidária, Potencialidades Socioeconômicas, Desenvolvimento Sustentável.