65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
DIREITO À EDUCAÇÃO A PARTIR DA VISÃO DOS SUJEITOS DO CAMPO
Jéssica Emanuelle Silva Duarte - Pedagogia - UFPA
José Ribamar Chaves Ferreira - Pedagogia - UFPA
Tiago Augusto Assis Santos - Pedagogia - UFPA
Carlos Renilton Freitas Cruz - Profº Dr./ Orientador- Faculdade de Pedagogia - UFPA
INTRODUÇÃO:
A educação ofertada às populações do campo nos últimos anos tem sido objeto de novas pesquisas e vem ganhando destaque principalmente na Amazônia devido às grandes adversidades existentes na região, as quais são tidas como desafios extras neste campo de pesquisa que é tão complexo, e no sistema educacional brasileiro que ainda é falho no que diz respeito à educação ofertada aos sujeitos do campo.
Para obtermos um embasamento teórico acerca do assunto, buscamos nos aprofundar sobre o tema tendo como referência autores como: Marlene Ribeiro (2012), Mônica Molina(2012), Lais Sá (2012), Waldir Ferreira de Abreu (2012) e Edla Soares (2013) que são referência quando se fala de educação do campo.
Esta pesquisa apresenta uma enorme relevância acadêmica e social, pois é imprescindível que se conheça a realidade da educação que esta sendo ofertada aos sujeitos do campo para que essas pessoas não fiquem no esquecimento e sejam vistos tanto pela comunidade acadêmica e pela sociedade como pessoas de direito e valor, merecendo assim uma educação de qualidade que lhes contemple.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Nesta pesquisa temos como objetivo refletir acerca da educação ofertada as populações do campo segundo a visão dos seus sujeitos, dando ênfase nas práticas e desafios pedagógicos existentes na escola e no ensino oferecido pela rede pública.
MÉTODOS:
O procedimento utilizado para tal pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, para isso utilizou um roteiro de entrevista com questões semi estruturadas a fim de levantarmos os dados necessários e posteriormente analisarmos as respostas, esta foi feita com base no referencial teórico citado anteriormente.
A pesquisa foi realizada com pais/responsáveis de alunos matriculados e freqüentadores da escola de sua comunidade, sendo que uma esta localizada no município de Castanhal-Pa no assentamento João Batista e a outra localizada no município de Igarapé Açú-Pa, na comunidade do km 08. A estratégia para aplicar o roteiro de entrevista foi a seguinte, passamos uma manhã em cada comunidade observando um pouco da estrutura da escola, conversando e entrevistando os sujeitos da pesquisa citado anteriormente, para obtermos assim material de analise da pesquisa. No momento da pesquisa foi utilizado celular para registrar fotos das comunidades e das escolas instaladas na mesma.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No que refere-se ao contexto histórico de suas localidades a maioria dos entrevistados demonstrou conhecer a historia das comunidades onde residem em média dez anos, todos são proprietários dos terrenos e vivem da agricultura de subsistência.
Com relação à percepção dos pais/responsáveis sobre a qualidade da escola, os sujeitos mostraram que no geral gostam da escola que os filhos/netos estudam, acreditam que é uma boa escola, pois as crianças vêm se desenvolvendo de forma gradativa, principalmente na aprendizagem de leitura e escrita. Segundo Ribeiro (2012), a escola da localidade precisa ter um currículo adequado aos saberes e às necessidades dos estudantes.
A escola precisa melhorar em todos os seus aspectos, estruturais e educativos que pense nos sujeitos envolvidos nessa dinâmica, tornando o aluno capaz de decidir se permanece ou não na localidade da zona rural, MOLINA e SÁ nos dizem a esse respeito que,
[...] não se pode pensar em transformação da escola sem pensar na questão da transformação das finalidades educativas e na revisão do projeto de formação do ser humano que fundamenta estas finalidades (2012, p.330).
Os sujeitos de nossa pesquisa demonstraram ter noção do que seria o direito à educação, inclusive de que ele é um direito assegurado a todas as pessoas.
CONCLUSÕES:
A discussão sobre educação do campo tem ganhado destaque no cenário educacional, devido ao desafio que a mesma impõe para que seja ofertada e garantida uma educação de qualidade aos alunos que vivem no campo. Uns dos desafios que se impõe são: a infra-estrutura das escolas, acesso dos alunos às mesmas, formação dos professores que atuam nessas escolas e o ensino ofertado, pois a população dessas localidades tem direito uma educação de qualidade que contemple suas especificidades.
Diante do que foi exposto concluímos que os sujeitos do campo reconhecem o seu direto a uma educação que contemple a formação dos seus filhos para viver no campo ou na cidade. O ensino que é ofertado atualmente aos filhos ou netos dos sujeitos da pesquisa, ainda que precise melhorar, tem proporcionado para eles o mais relevante até o presente momento, que é a formação dos filhos na escola, não só em casa, embora reconheçam o valor da educação que a família dá aos mesmos.
Assim sendo, percebemos a importância de valorizar a educação no campo. Faz-se necessário que essa discussão se fortaleça dentro das universidades e ultrapasse os “muros” da mesma para que a sociedade como um todo reconheça a importância dos povos do campo e quanto são dignos de uma educação efetivamente de qualidade.
Palavras-chave: Educação no campo, Escola, Populações do campo.