65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 2. Linguística Histórica
A Letra e a Voz Recifense: Canções Carnavalescas e o Léxico popular do Recife no Início do Século XX.
Júlio Cesar de Melo Simões - IFPE - Campus Recife
Ariane Ferraz Menezes - IFPE - Campus Recife
Douglas da Silva Tavares - Prof. Me./ Orientador - IFPE - Campus Recife
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa no campo da História Social da Língua Portuguesa em Pernambuco, no qual foi estudado um conjunto de canções de carnavais recifenses dos trinta primeiros anos do século XX e a presença de representações da oralidade não padrão e seu léxico. Para tanto, tomamos como referencial teórico os trabalhos de Zumthor (1985) para um entendimento do fenômeno dos índices de oralidade no texto escrito. Também, temos Carvalho (1993) e Carvalho (2011) como ponto de partida a uma reflexão sobre os conceitos de léxico e cultura. Ainda, adotamos Souza Barros (1985), Moura (1991), Rodrigues (1997) e Burke (2009) para a realização de uma História Social do fenômeno aqui estudado. Assim, esta pesquisa, um dos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Estudos em História Social do Português de Pernambuco – IFPE Campus Recife, apresenta-se como mais uma contribuição nos estudos históricos da Língua Portuguesa do Brasil no geral e, particularmente, da Língua Portuguesa em Pernambuco e suas variedades populares ou não padrão.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do presente trabalho foi fazer um levantamento de parte do léxico de variedades não padrão da língua portuguesa do Recife das três primeiras décadas do século XX, através das ocorrências de representações destas variedades em canções publicadas nos impressos de blocos carnavalescos. E, consequentemente, entender as formas das populações pobres compreenderem o Recife de então.
MÉTODOS:
Durante nossa pesquisa, realizamos visitas a centros de documentação como FUNDAJ, Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano, Biblioteca Pública Estadual Presidente Castelo Branco e Arquivo Público Estadual. Em nosso trabalho, adotamos os seguintes passos: a) operamos uma pesquisa em impressos de blocos carnavalescos daqueles idos (O Fantoche, O Lizo, O Bohemio, etc); b) formamos um banco de dados a partir da seleção e digitalização de canções presentes nas citadas publicações impressas; c) associamos o estudo do contexto sócio-histórico da cidade do Recife no início do século XX, partindo de trabalhos de Souza Barros (1985), Moura (1991) e Rodrigues (1997) aos estudos de base linguística cujos referenciais teóricos foram Carvalho (1993), Carvalho (2011) e Zumthor (1985) para uma análise dos documentos históricos por nós selecionados; e d) elaboração de conclusões e levantamento com catalogação do léxico popular encontrado nas diferentes canções dos carnavais de então e estudadas em nosso trabalho.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Uma visão do léxico não padrão de segmentos da sociedade recifense do início do século XX, suas formas de se referir às realidades que estavam então estabelecidas ou a se estabelecer na vida social de nossa cidade e a descoberta de vocábulos que não constavam nem em dicionário padrão daquela época, nem no “Vocabulário Pernambucano” de A. Pereira da Costa publicado na primeira metade do século XX, são resultados de nossa pesquisa. Verificamos palavras ou expressões como: Estar cobra (estar furioso); Poupa (xingamento) e Sacadura (Avião), entre outras. Estas foram encontradas várias vezes, nas diversas canções estudadas e em caracteres diferentes ou com marcas gráficas que nos fazem remeter à oralidade, ou como atesta Zumthor (1985), apontam para a presença de elementos do oral no texto escrito. Ainda, de acordo com Carvalho (1993) e Carvalho (2011), tal léxico é um importante testemunho de formas de representar de uma camada da população que estava vivenciando um contexto de transformações na cidade do Recife nos mais diferentes campos como atestam Souza Barros (1985), Moura (1991) e Rodrigues (1997). Assim, o vocabulário popular encontrado em canções carnavalescas das três primeiras décadas do século XX é um importante relato de parte da vida social de nossa cidade naqueles idos.
CONCLUSÕES:
O estudo do léxico de uma língua, em qualquer que seja o momento histórico desta, é uma significativa forma de compreender as maneiras pelas quais as sociedades se organizam, compreendem e representam o mundo no qual interagem. O trabalho de pesquisa, que realizamos ao listar e estudar vocábulos não padrão presentes em canções de agremiações carnavalescas dos trinta primeiros anos do século XX, serve-se como um importante relato da língua portuguesa do Recife de então em suas modalidades populares, como ainda, proporciona a todos nós um significativo testemunho da maneira como as pessoas das camadas populares estavam compreendendo, representando e agindo em uma sociedade que estava a passar por importantes transformações nos mais diferentes aspectos de sua vida cotidiana.
Palavras-chave: Léxico, Frevo, História Social das Línguas.