65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
Desenvolvimento do sistema radicular da alface submetida a diferentes doses de cama de aviário
Gilmyson Ryan Rodrigues de Oliveira - Graduando do curso de Agronomia, UFRA, Campus Capitão Poço
Roberto Rivelino do Nascimento Barbosa - Graduando do curso de Agronomia, UFRA, Campus Capitão Poço
Francisco Sérgio Neres da Silva - Graduando do curso de Agronomia, UFRA, Campus Capitão Poço
Alexandre Roger de Araújo Galvão - Graduando do curso de Agronomia, UFRA, Campus Capitão Poço
Francisca Antônia Xavier Bezerra - Graduando do curso de Agronomia, UFRA, Campus Capitão Poço
Ricardo Shigueru Okumura - Prof. Adjunto I, UFRA, Campus Capitão Poço
INTRODUÇÃO:
A alface (Lactuca sativa L.) é uma planta anual, originária de clima temperado, pertencente à família Asteracea, certamente uma das hortaliças mais populares e consumidas no Brasil e no mundo, em decorrência do seu sabor e qualidade nutricional, assim como pelo reduzido preço pago ao consumidor. Seu consumo se dá principalmente na forma in natura, na qual a folha é o produto de interesse comercial. Por ser uma hortaliça tradicionalmente cultivada por pequenos produtores, a adubação da alface é feita principalmente com base na adubação orgânica. O adubo orgânico adicionado ao solo tem efeito imediato e ainda residual por meio de um processo mais lento de decomposição e liberação de nutrientes (VILLAS BÔAS et al., 2004). A adubação de hortaliças com adubos orgânicos é tradicionalmente utilizada, tendo como principais compostos o esterco bovino e a cama aviária. Os dejetos animais são uma excelente fonte de nutrientes e quando manejados adequadamente, podem suprir, parcial ou totalmente, a adubação mineral.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do estudo foi determinar a dose adequada de cama de aviário para o desenvolvimento do sistema radicular da alface.
MÉTODOS:
O experimento foi conduzido em campo na área experimental pertencente à UFRA - Campus Capitão Poço, nos meses de abril a junho de 2012. O solo descrito como arenoso, no qual foi feito o levantamento de canteiros cujas dimensões são de 1,0x3,0x0,2 m. Fez-se o preparado das mudas na UFRA, o solo foi peneirado para separação de torrões, palha e raízes. Depois de peneirado foi colocado em copos descartáveis que comportam 180 ml. As sementes de alface utilizadas foi a cultivar Mônica. O transplantio para os canteiros foi realizado quando a alface apresentava quatro pares de folhas definitivas, no período entre 20 a 30 dias (REZENDE et al., 2007). O espaçamento utilizado foi o recomendado para a cultivar, ou seja, de 0,3m x 0,3m, o que totaliza 33 plantas por canteiro. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado com quatro tratamento e 8 repetições. Antes de fazer o transplantio, fez-se a incorporação da cama aviária nas doses de T1: 10 t/ha, T2: 20 t/ha, T3: 30 t/ha e T4: 40 t/ha, parceladas em duas aplicações. A primeira antes do transplantio e a segunda dose 15 dias após o transplantio. Para a avaliação de massa de matéria seca coletou-se quatro plantas e, em seguida, o material foi colocado em estufa permanecendo por 48 horas, até massa constante, a massa de matéria seca (kg/ha) foi obtido conforme como descrito por SANTOS et al. (2001). Os resultados foram submetidos a análise de regressão polinomial.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A aplicação da dose de 40 t/ha de cama de aviário proporcionou o maior valor de massa fresca da raiz (6,04 g/planta) em comparação com as outras doses de 10, 20 e 30 t/ha que obtiveram massa fresca de 2,75, 2,98 e 4,31 g/planta, respectivamente. A maior concentração de cama aviária promoveu uma diminuição na relação C/N, com isso, um aumento na disponibilização de N, o que acarretou em melhoria no desenvolvimento do sistema radicular, por meio de uma maior absorção de água, uma vez que a alface é bastante exigente em irrigação, assim como um incremento na absorção de outros nutrientes importantes para o metabolismo dos vegetais. Assim, o maior desenvolvimento radicular das plantas de alface aumenta sua área de absorção, o que favorece a atividade metabólica, na qual a planta necessita para seu desenvolvimento. O resultado obtido no presente estudo, possivelmente ocorreu devido a cama de aviário possuir uma elevada quantidade de nutrientes na composição de seus resíduos (EMBRAPA, 2003).
CONCLUSÕES:
A adubação com cama de aviário na dose de 40 t/ha promoveu o melhor desenvolvimento do sistema radicular nas plantas de alface da cultivar Mônica.
Palavras-chave: Lactuca sativa L., Adubação orgânica, Matéria fresca.