65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
PIBIDIÁRIO: UM REGISTRO DAS AÇÕES DE PIBIDIANOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Maria Cristiane dos Santos Costa - Depto.de Educação Física - UEPB
Aluska da Silva - Depto.de Educação Física - UEPB
Alexandre de Souza Cruz - Depto.de Educação Física – UEPB
Julliana de Lucena Souto Marinho - Depto.de Educação Física - UEPB
Ricardo da Silva Gomes - Depto.de Educação Física – UEPB
Maria Goretti da Cunha Lisboa - Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Educação Física - UEPB
INTRODUÇÃO:
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência (PIBID), do Curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é uma nova experiência na formação inicial para docência, que proporciona aos alunos da licenciatura uma vivência significativa na educação básica, objetivando possibilitar o ingresso na carreira docente, de forma a incentivar e inserir o licenciando na realidade da escola pública. Segundo Fonseca (2003) a produção do conhecimento como atividade docente não significa que o professor realiza a soma das atividades de ensino, pesquisa e extensão, mas significa pensar o ensino como processo constante de investigações e de descobertas individuais e coletivas. Também essa idéia possibilita a reconciliação da história vivida com a história/conhecimento, a partir de uma relação ativa entre o próximo e o distante, proporcionando a educação para a cidadania.
Para tanto apresentamos um instrumento de registro, denominado por nós de “PIBIDIÁRIO”, contemplando relatos e reflexões de um grupo de acadêmicos do Curso de Educação Física da UEPB, que participa do PIBID. Destacamos o PIBID como uma prática dinâmica que, requer articulação na organização de datas e atividades, elencamos como primordial o registro ou anotações das ações desenvolvidas nas aulas de Educação Física.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Refletir acerca da importância do registro da prática pedagógica para o processo de formação docente, com o intuito de documentar as ações sistematizadas dos bolsistas do PIBID/UEPB/Educação Física, requerendo intencionalmente a reflexão das intervenções desenvolvidas a cada momento vivenciado nas aulas.
MÉTODOS:
Utilizamos como procedimentos as ações de intervenções pedagógicas, através das observações das aulas do professor supervisor e experiências vividas na atuação docente,registrando as relevâncias dos momentos vivenciados, através de registros diários. O programa esta sendo desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, na cidade de Campina Grande - PB, tendo como público alvo jovens do Ensino Médio. Quando os bolsistas foram selecionados visitamos a escola para reconhecimento do espaço institucional, e logo nos integramos ao corpo docente para reformulação do Projeto Político Pedagógico. E a partir daí seguimos o cronograma de aulas: segunda-feira (1º D, 3ºB e C), quinta-feira (2º B, 1º C e B). As terças-feiras realizávamos o planejamento, o que somava 10 horas dedicadas às ações presenciais do programa. Após o planejamento realizamos intervenção sob o acompanhamento da professora supervisora, contando ainda com a troca fundamental de conhecimentos entre o grupo (coordenadora/supervisora/bolsista/alunos), e vivências de aulas de Educação Física dinâmicas e contextualizadas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Em nossos diários de campo (PIBIDIÁRIOS) foram registradas as aulas de intervenção, detalhando questionamentos, dificuldades, desafios, conquistas, enfim, colocamos no papel as entrelinhas do campo de atuação. Os bolsistas sempre descreviam as ações no caderno individualmente, que processualmente era sempre analisado pela coordenadora de área. A análise dos Diários PIBID oportunizou refletir sobre as práticas implementadas pelos docentes e bolsistas a partir dos planejamentos em direção as ações pedagógicas diferentes e significativas para o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física.
Essa prática, contudo, tem fortalecido teórico e metodologicamente a nossa formação de professores da educação básica, uma vez que, despertou para minutar inicialmente os pontos importantes desenvolvidos, e a partir desse processo contínuo, buscamos evoluir nas discussões, para as transformações constantes, no âmbito da aula e da escola, já que encontramos muitos entraves no ambiente da escola pública, e os registros foram uma forma que encontramos de fundamentar o reconhecimento da reflexão e acompanhamento das atividades desenvolvidas.
CONCLUSÕES:
Através dos registros efetuados nos Diários PIBID foi possível identificar a relevância do ato de grafar diariamente a prática pedagógica do professor de Educação Física, para que assim as ações desenvolvidas pelo professor supervisor ou bolsistas PIBID, fossem fundamentadas, refletidas e ampliadas no horizonte do processo de aprendizagem significativa, tornando um recurso indispensável na construção de aulas mais prazerosas e desafiadoras para supervisor e bolsistas.Percebemos que esse aprendizado contribuiu para inovação do ensino, já que permite o planejar de diferentes maneiras, pois através dos nossos registros analisamos sucessos e fracassos, buscamos possibilidades diferentes; desviando de conceitos e práticas tradicionais. O exercício de registrar que os acadêmicos Pibidianos do Curso de Educação Física evidenciou, foi de grande importância, pois mostrou-se como recurso que permite o docente conversar consigo mesmo, sendo ele o narrador da sua própria história, avaliando atividades realizadas e documentando o processo de aprendizagem nas ações educativas, apontando avanços e dificuldades.
Palavras-chave: PIBID, Formação do Educador, Prática Pedagógica.