65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 6. Ciência Política - 4. Políticas Públicas
Gravidez na adolescência e paternidade no contexto da atenção básica
Jorge Lyra - Prof. Dr./Orientador - Dept. de Psicologia - UFPE
Benedito Medrado - Prof. Dr.- Dept. de Psicologia - UFPE
Symone Gondim - Graduada em formação de psicólogo e graduanda em bacharel - UFPE
Maria Alice Figueira - Granduanda - UFPE
Diogo Soares - Graduando - UFPE
Patrícia Caetano - Graduanda - UFPE
INTRODUÇÃO:
Este projeto faz parte de uma pesquisa mais ampla que está sendo desenvolvida em três estados brasileiros: Pernambuco, Santa Catarina e Espírito Santo. Originalmente, o projeto previa a realização da pesquisa em três capitais (Recife, Florianópolis e Vitória). Contudo, para a atual proposta, incluímos também a cidade do Cabo de Santo Agostinho, considerando as particularidades, a diversidade regional pernambucana e o contexto particular da cidade de acelerado desenvolvimento devido ao complexo de Suape.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste projeto foi desenvolver uma pesquisa-ação de caráter descritivo e analítico, com vistas a investigar como serviços de atenção básica em saúde identificam e orientam demandas e necessidades de homens/pais, no contexto da gravidez na adolescência na cidade de Cabo de Santo Agostinho/PE.
MÉTODOS:
Pretendeu-se, a partir de uma triangulação metodológica, gerar, por um lado, um estudo comparativo baseado em informações produzidas a partir de pesquisa quantitativa, com amostra representativa, e por outro uma análise qualitativa de uma experiência de intervenção social com grupo de pais (homens/pais usuários de serviços de saúde ou potenciais usuários) e análise de depoimentos de profissionais, observação no cotidiano de serviços de saúde e de documentos de políticas públicas municipal. Com isso, pretendeu-se delinear propostas e recomendações na forma de um documento marco, em consonância com as atuais recomendações do Ministério da Saúde, no contexto da Saúde da Mulher, da Saúde do Homem e da Saúde do Adolescente e do Jovem e das diretrizes que orientam as políticas de direitos sexuais e reprodutivos no Brasil em diálogo com as propostas estaduais e municipais. Este projeto envolve quatro vetores principais: 1) diálogos com as mães adolescentes; 2) diálogos com profissionais de saúde e observação no cotidiano de unidades de saúde; 3) diálogos com os parceiros afetivo-sexuais das mães adolescentes; 4) análise de documentos. Para cada vetor, está previsto o levantamento de informações a partir de diferentes instrumentos de pesquisa, bem como estratégias de análise (quantitativas e/ou qualitativas), que serão refinadas a partir de encontros do grupo de pesquisa (previstas ao longo do projeto).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Desenvolvemos parceria com a gestão pública local, especialmente, a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres e a Gerência de Atenção Básica do Estado de Pernambuco e seus correlatos na gestão municipal do Cabo de Santo Agostinho para delinear propostas e recomendações na forma de um documento marco, no contexto da Saúde da Mulher, Saúde do Homem e da Saúde do Adolescente e do Jovem e das diretrizes que orientam as políticas de direitos sexuais e reprodutivos no Brasil possibilitando assim, uma melhoria na atenção à saúde da população jovem e masculina e, consequentemente, um bem estar pessoal e social para todos. Na perspectiva de aplicação no SUS a partir de um documento marco publicado ao final do projeto, fornecemos subsídios para iniciativas locais e nacionais que possibilitaram e estimularam a participação dos pais/futuros pais adolescentes no cuidado infantil, tendo como referência, por exemplo, as iniciativas nacional, a Rede Cegonha (Portaria N° 1.459/2011) e estadual, o Programa Mãe Coruja Pernambucana ( Lei de N° 13.959/2009). Do ponto de vista do avanço do conhecimento, geramos informações e análises, que serão apresentadas em eventos e publicações, com vistas a contribuir para o debate conceitual, ético e metodológico em torno da gravidez na adolescência, a partir do enfoque feminista de gênero. Fornecemos subsídios para iniciativas locais, nacionais e internacionais que incluam os homens nos levantamentos de dados demográficos sobre vida reprodutiva.
CONCLUSÕES:
Percebemos com a realização desse trabalho diversos dados sendo reiterados de acordo com o que já havíamos visto no primeiro momento da pesquisa e o que vemos na literatura sobre paternidade. Porém, por outro lado, também são apontamento de algumas mudanças do que usualmente encontramos na fala dos 3 (três) vetores, como nos pais parceiros das mães adolescentes que apresentação novas questões de cuidado com os filhos.
Palavras-chave: Paternidade, Atenção básica, Gravidez na adolescência.