65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 3. Saúde de Populações Especiais
INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE FISICA NO SISTEMA DE CONTROLE POSTURAL E NA QUALIDADE DE VIDA DE ADULTOS E IDOSOS
Joyce Cristina de Souza Nunes Fernandes - Universidade Estadual da Paraíba
Jéssica Cruz de Almeida - Universidade Estadual da Paraíba
Jozilma Medeiros de Gonzaga - Profª. Drª./Orientadora Depto. Educação Física- UEPB
Maria Goretti da Cunha Lisboa - Profª. Drª./Orientadora Depto. Educação Física- UEPB
INTRODUÇÃO:
O fenômeno do envelhecimento está mais presente no mundo atual e com isso torna-se cada vez mais necessário estudar mecanismos que ajudem essa crescente população a ter uma vida mais digna e de qualidade (FORTI; ROLIM, 2009). O envelhecimento e definido por SPIRSUDO (1995), como uma série de processos que ocorre nos organismos vivos e que com o passar do tempo leva à perda da adaptabilidade alteração funcional e eventualmente à morte. Dentre as várias perdas decorrentes do envelhecimento, são notórias as alterações que ocorrem no controle postural, o que seria uma das razões para a incidência de quedas nessa fase da vida, vários estudos relacionam o aumento no número de quedas em idosos com o declínio no desempenho do sistema de controle postural (WADE; JONES, 1997, BERGER, CHUZEL et al., 2005). Neste sentido, o entendimento do funcionamento do controle postural, principalmente para a população idosa torna-se importante e urgente para que alternativas surjam a fim de minimizar o número de quedas e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida destas pessoas (DASCAL, 2010).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar e discutir a influência da atividade física regular no sistema de controle postural e na qualidade de vida de adultos e idosos.
MÉTODOS:
Participaram da pesquisa, adultos com idade a partir de 45 anos, e idosos a partir de 60 anos, envolvidos em programas regulares de atividade física e foram recrutados nos projetos de extensão Universidade Aberta no Tempo Livre e Viva Velhice com Plenitude, totalizando 42 indivíduos. Após a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido, foi preenchida uma ficha de cadastro e realizada uma anamnese para verificação dos critérios de inclusão e exclusão, incluindo a aplicação do questionário de nível de atividade física de Baecke. Em seguida foi aplicado o questionário de avaliação da qualidade de vida - WHOQOL-Bref. Para avaliar o controle postural foi solicitado aos participantes para permanecerem na posição em pé, sobre uma plataforma de força com braços estendidos ao longo do corpo, o mais estático possível na condição bipodal em uma base de apoio reduzida. Na condição proposta, os participantes executaram a tarefa com manipulação da visão: olhos abertos e fechados. Cada tentativa teve a duração de 30 segundos e foram repetidas 3 vezes em cada condição, totalizando 6 tentativas. As variáveis para avaliação do funcionamento e desempenho do sistema de controle postural dos adultos e idosos participantes desta pesquisa foi a Área.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No experimento evidencia-se que os participantes apresentaram significância no domínio físico (71,93 vs68, 36) após a intervenção (t=2,14; p= 0,03). No entanto os demais domínios psicológico (52,08 vs53, 57), relações pessoais (72,22 vs68, 65) e meio ambiente (56,10 vs57, 77), não sofreram alterações significativas. No entanto, deve-se considerar que a prática regular e sistemática da atividade física não tem influência direta nos demais domínios da avaliação do nível de qualidade de vida. O parâmetro do controle postural avaliado foi a Área nas seguintes condições: Bipodal olhos fechados: AR(pré =233.930 mm², pós =261.912mm²). Base Reduzida olhos fechados AR(pré =1453.815mm², pós= 1189.760mm²). Bipodal olhos abertos: AR(pré= 210.679mm², pós= 238.796mm²). Base Reduzida olhos abertos: AR(pré= 1192.138mm², pós=914.324mm²). A Área de Oscilação Corporal apresentou alterações após a intervenção, na condição bipodal, a Área de Oscilação aumentou, enquanto que na condição base reduzida à área de oscilação corporal diminuiu, quando os indivíduos foram submetidos a uma situação de maior complexidade, em relação ao apoio, aconteceram melhoras na variável, ou seja, em uma demanda maior de tarefa a atividade física foi mais eficiente.
CONCLUSÕES:
Com base nos resultados encontrados no estudo pode-se inferir que atividade física promove benefícios no desempenho do sistema de controle postural e na qualidade de vida de adultos e idosos. Considerando que a prática regular da atividade física melhorar os componentes da capacidade funcional e, esta é importante para a independência e autonomia de pessoas adultas e idosas, programas de atividade física regular e sistematizada deveriam ser mais propiciados para essa população. Contudo, pode-se concluir que independente do tipo de exercício, a atividade física promove benefícios para os adultos e idosos auxiliando-os na manutenção da autonomia funcional e melhorando, ou pelo menos mantendo, o bom funcionamento do sistema de controle postural principalmente nas tarefas de maior demanda. Por fim, neste estudo, se observou que embora alguns aspectos relacionados à qualidade de vida e ao desempenho do sistema de controle postural não tenham apresentado alterações significativas, fato que pode ser decorrente do estilo de vida dos participantes do estudo, a atividade física minimizou ou estabilizou os efeitos deletérios causados pelo processo de envelhecimento para o bom desempenho e funcionamento do sistema de controle postural e para a melhor qualidade de vida dos envolvidos no estudo.
Palavras-chave: Controle Postural, Qualidade de vida, Adultos e idosos.