65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
ATIVIDADE LÚDICA: “DESCOBRINDO A QUÍMICA NA BIOLOGIA” – UMA ALTERNATIVA PARA AUXILIAR O PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM
Thaynná Lúbnna Costa de Jesus - Licenciatura em Química – IFG Câmpus Inhumas
Tathiana Alberto Silva de Moraes - Licenciatura em Química – IFG Câmpus Inhumas
Emerson Aires de Souza - Licenciatura em Química – IFG Câmpus Inhumas
Danila Fernandes Mendonça - Profa. Ms. /Orientadora – Depto. de Áreas Acadêmicas – IFG Câmpus Inhumas
INTRODUÇÃO:
O Ensino de Química é, em geral, tradicional, centralizando-se na simples memorização e repetição de nomes, fórmulas e cálculos, desvinculados da realidade em que os alunos se encontram (LIMA, 2012; SOARES, 2008).
As atividades lúdicas, no ensino Fundamental e Médio, são práticas pertinentes de proposta didático-pedagógicas que auxiliam a aplicação de uma educação a fim de obter o desenvolvimento do aluno, bem como da sociedade. Segundo Soares (2008), provavelmente, essas favorecem o processo de ensino-aprendizagem, no qual, estabelecem o equilíbrio entre o lúdico e o educativo.
Através do método inovador e atraente; mais prazeroso e interessante, há corroboração, a partir, da motivação dos alunos perante o conteúdo. Soares (2008), afirma que o lúdico deve ser mediado pelo professor que adota mecanismos (estratégias) para alcançar suas metas. Assim, o jogo será o elo que auxiliará a construção do conhecimento do aluno, de forma a mediar a aprendizagem.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho resulta da discussão e elaboração de um material didático inovador para avaliar um conteúdo de Química associado à Biologia, em turmas do Ensino Médio. Por intermédio do professor, essa alternativa procura desenvolver a interação desse com os alunos, de modo a auxiliar o processo de ensino-aprendizagem.
MÉTODOS:
A presente pesquisa foi desenvolvida pelos alunos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Inhumas, na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Química II. Inicialmente, embasamos no livro Jogos e Ensino de Química: teoria, métodos e aplicações de Soares (2008), para gerar discussões entre os licenciandos sobre os termos “jogo” e “atividade lúdica”, que possibilitou a compreensão do equilíbrio entre o lúdico e o conteúdo.
Partindo desse estudo propusemos a elaboração de uma atividade lúdica que relacionasse o conteúdo “Tabela Periódica” com as “Funções dos elementos químicos presentes no corpo humano”. Para isso, utilizamos um dado, cartas e jogo de pega-varetas.
O jogo compreende de perguntas de múltiplas escolhas e respostas. Cada pergunta tem o tempo de 15 segundos para resposta. Em caso de acerto, o grupo tem direito de pegar uma vareta, sem mexer as demais. Caso mexa perde o direito de retirar a carta. Caso erre, a pergunta é respondida pelos mediadores.
A finalização do jogo é determinada pelo grupo que consiga formar primeiro três nomes de órgãos do corpo humano, previamente determinados, sendo eles: coração, intestino, cérebro, fígado, laringe, costela, pescoço e esôfago.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A seleção do tema e a forma de desenvolver uma atividade lúdica como alternativa didático-pedagógica avaliativa que possa estabelecer o equilíbrio entre o lúdico e o conteúdo químico é muito complexo. O trabalho em questão buscou fixar os conteúdos abordados nas aulas e possibilitar ao professor a identificação do que de fato foi aprendido pelos alunos.
Observamos que a inserção da Tabela Periódica com as respectivas funções dos elementos químicos presentes no corpo humano auxiliou na interação entre as disciplinas em estudo, Química e Biologia. Desta forma, utilizamos a relação entre essas Ciências para que, possivelmente, os alunos atribuam significados. Os órgãos do corpo humano que foram selecionados referem-se aos símbolos dos elementos químicos que possibilitará a formação de seus respectivos nomes, como por exemplo: CoSTeLa - Cobalto (Co), Enxofre (S), Telúrio (Te) e Lantânio (La).
Na aplicação da atividade em uma turma do 6º Período de Licenciatura em Química do IFG – Câmpus Inhumas (2012/1) foi diagnosticado o interesse dos alunos pelo assunto apesar de não compreenderem todo o contexto. Entretanto, esse fator fez com que eles tivessem dúvidas quanto à veracidade de suas respostas.
CONCLUSÕES:
A aplicação da atividade lúdica abordando temas do cotidiano dos alunos possibilita que o processo de ensino-aprendizagem seja mais dinâmico. A interação professor-aluno, provavelmente, auxilia na abstração e na compreensão dos conteúdos.
O envolvimento dos alunos com a atividade ocorre de maneira espontânea, de modo que eles não observam o desenvolvimento da aprendizagem. Assim, consideramos necessário que os professores adotem alternativas didádico-pedagógicas tanto para avaliar, quanto para explicar conteúdos químicos.
Palavras-chave: Prática de Ensino, Jogo, Ensino de Química.