65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 1. Biologia da Conservação
EFICIÊNCIA DO BIOFILTRO NO TRATAMENTO DE EFLUENTES DE CULTIVO DO PEIXE-PEDRA Genyatremus lutes (BLOCK,1797) EM SISTEMA DE RECIRCULAÇÃO
Guilherme Augustus Ferreira Muce de Haidar - Depto. Oceanografia -UFMA
Walter Muedas - Prof. Dr/Orientador - Depto. Oceanografia
Eurico Mesquita Noleto Filho - Depto.de Ciencias Biológicas
INTRODUÇÃO:
A piscicultura é atividade em expansão em todo o mundo. Entre seus problemas principais, a manutenção da qualidade da água, determina o sucesso da exploração.
Os peixes comem por dia 1-2% de seu peso, em ração, produzindo fezes e outros metabólicos que alteram a qualidade da água, (BALDISSEROTTO, BERNARDO-2002). A presença de amônia e outros poluentes são formados na decomposição anaeróbia desta matéria orgânica e na própria atividade metabólica dos peixes. Para o tratamento efetivo desta água possibilitando seu reuso, a utilização de aeradores e filtros biológicos (sistema fechado de recirculação), (BLUHCHER, EDGAR -2003).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Testar a eficiência do biofiltro a base de valvas de moluscos no tratamento de efluente de tanque piscicultura. Determinar a concentração de Amônia, Nitrito;
MÉTODOS:
O experimento será realizado no Laboratório de Maricultura da Universidade Federal Maranhão. A carga de efluente utilizada no experimento será advinda do cultivo experimental de peixe pedra Genyatremus lute associada ao biofiltro, obtendo assim um cultivo com recirculação de água. O biofiltro será composto por quatro fases, 1- espumas, 2- concha de molusco, 3- carvão ativado, 4 skimmer. As valvas serão higienizados com jatos d’água para retirada de qualquer material que possa influenciar negativamente na colonização das bactérias.
As análises do nitrato (NO²), e amônia (NH³) foram feita pelo teste de colorimétrico, através de um kit de teste de aquário (modelo LabconTest Amônia tóxica e nitrito). Será utilizada uma amostra controle no início do processo para testar e comparar a veracidade do Teste colorimétrico através do método químico adaptado de Solorzano(1969) modificado por Strckland e Parsons (1972) para o nitrogênio amoniacal e Bendschneider e Robinson(1952) e descrito por Aminot e Chaussepied(1983) e fundamentado na reação de Griess, para nitrito. As coletas serão feitas em três e três dias formando assim um mês, as coletas foram feitas na entrada e saída do filtro.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O efluente apresentou valores maiores de nitrito e amônia total na entrada no biofiltro e menores na saída do biofiltro, comprovando assim seu devido funcionamento, sem nenhum crescente desnível que indique mal funcionamento do filtro. Para testar a eficiência do teste colorimétrico e ratificar os resultados das análises feitas do efluente antes da entrada no filtro e após a entrada no filtro, realizou-se uma análise após seis dias da primeira coleta utilizando o método químico. Os resultados foram feitos na entrada do filtro NHT-7,6810; NO² - 3,6738. Saída NHT- 0,13; NO²- 0,6209. Comparando-os com o teste feito pelo o método colorimétrico entrada 0,1 NO²- 0,01; saída NHT 0,0 NO² - 0,0. Portanto é seguro o teste possibilitando assim a percepção da concentração de compostos nitrogenados através do teste colorimétrico.
CONCLUSÕES:
Apesar de o desnível ser grande entre os resultados do método titulométrico em relação ao colorimétrico. Conclui se que os resultados da amônia total e nitrito na saída do filtro demonstraram de 0 a 0,1, o que não a torna nocivo para a espécie cultivada confirmando assim a eficiência do filtro.
Palavras-chave: Tratamento, Efluente, Biofiltro.