65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 5. Enfermagem Pediátrica
CUIDADO A CRIANÇA COM CORÉIA DE SYDENHAM: APLICANDO O PROCESSO DE ENFERMAGEM
Jaciquely José da Costa - Graduanda em enfermagem - UFPE
Bruno Henrique Ximenes Rodrigues - Graduando em enfermagem - UFPE
Heverton Valentim Colaço da Silva - Graduando em enfermagem - UFPE
Liliane Soares Gomes - Graduanda em enfermagem - UFPE
Larissa Gabriela de Souza Gomes - Graduanda em enfermagem - UFPE
Vivian Oliveira Souza - Profa./ orientadora/ especialista em enfermagem pediátrica – UFPE
INTRODUÇÃO:
A febre reumática (FR) é uma doença inflamatória que ocorre após uma infecção como a faringite ou tonsilite estreptocócica Beta-Hemolítica do grupo A (GABHS). Ocorre freqüentemente no final da idade escolar ou em adolescentes, sendo rara em adultos. Trata-se de uma doença autolimitante que envolve as articulações, a pele, e o sistema nervoso. Os danos cardíacos são as complicações mais significativas da FR. Porém, uma das manifestações mais perturbadoras e frustrantes é a Coréia de Sydenham, considerada hoje, um dos sinais maiores para diagnóstico dessa enfermidade sendo caracterizada por movimentos abruptos, desordenados e involuntários, que podem afetar qualquer parte do corpo, sendo mais evidentes em tronco, face e extremidades, e que variam em gravidade. A presença desses movimentos em crianças é atualmente sugestiva de FR. Ocorrem principalmente em repouso, e desaparecem com o sono, exacerbando-se com estresse e fadiga. A Coréia trata-se de uma complicação no sistema nervoso central de relevância na área de estudo da saúde, pois trata-se de uma doença que além das manifestações motoras apresentam também uma série de manifestações psicológicas e psiquiátricas, influenciando de maneira direta na qualidade de vida do individuo acometido.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este estudo teve como objetivo descrever e especificar a assistência de Enfermagem a criança com Coréia de Sydenham.
MÉTODOS:
Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, do tipo relato de experiência, tendo como objeto o paciente, sua patologia e tratamento, numa perspectiva pragmática para assim obter uma visão global, completa e coerente. A experiência no cuidado a criança com Coréia de Sydenham, se deu durante estágio curricular da disciplina de saúde do recém-nascido, criança e adolescente no âmbito hospitalar, em um hospital escola de referência da cidade do Recife. Para isso foram utilizados instrumentos de coleta de dados (histórico de enfermagem, anamnese, análise de evoluções diárias, prontuário, exame físico, exames diagnósticos e complementares e livro de diagnósticos de enfermagem da NANDA). O instrumento de coleta de dados utilizado foi estruturado e embasado na Teoria das Necessidades Humanas Básicas. A seguir, foram estabelecidos os diagnósticos de enfermagem e traçado o plano de cuidados e sua avaliação. O método adotado foi o processo de enfermagem, no qual foram trabalhadas as seguintes etapas: levantamento de dados, diagnósticos de enfermagem, planejamento da assistência, implementação e avaliação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A Coréia tem características próprias e inerentes como movimentos abruptos, descoordenados, involuntários, que geralmente afeta tronco, extremidades e face e que variam de gravidade, dependendo da pessoa e de seu estado imunológico. Todo esse quadro clínico foi visto detalhadamente no paciente em questão e diante disto foi traçado um plano de cuidados de enfermagem direcionado tanto para o paciente como para sua família. Vale salientar que uma das intervenções de enfermagem mais importantes diante do contexto em que se encontrava o paciente foi promover um ambiente tranquilo, sem barulho e confortável, já que o ataque da Coréia se exacerba com estresse e fadiga e desaparece ou se torna menos frequente no sono. Além disso, é fundamental que a família e os professores da criança, reconheçam essa sintomatologia da Coréia como transitória, que com o tratamento adequado desaparece e a criança volta a ter uma vida normal. Diante da implementação de todas as intervenções de enfermagem neste caso, obteve-se resultados satisfatórios, alcançando diminuição progressiva de todos os sinais e sintomas da Coréia.
CONCLUSÕES:
Portanto, este estudo auxiliou o aprofundamento sobre determinada patologia e uma de suas complicações mais características, a Coréia, e permitiu concomitantemente a compreensão da necessidade de uma assistência de enfermagem ao paciente de forma individualizada, com o objetivo de atender e sanar suas necessidades. Dentre estas, os principais focos do cuidado de enfermagem foram: a prestação de assistência de qualidade, o estímulo à aderência terapêutica, intervenções objetivando a recuperação ou alívio de sintomas e também o apoio emocional e terapêutico a criança e a sua família. O estudo também proporcionou um enriquecimento acadêmico, uma vez que oferece a oportunidade de aplicação da teoria na prática, estimulando o contato direto com o paciente e o desenvolvimento de seu raciocínio critico. Para a assistência de Enfermagem traz diversos benefícios, entre eles, o esclarecimento sobre a patologia e suas complicações, estabelecimento de intervenções focadas na problemática, além do enfrentamento da doença.
Palavras-chave: enfermagem, tratamento, Coréia de Sydenham.