65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 7. Economia Regional e Urbana
DINÂMICA DO EMPREGO FORMAL NO COMÉRCIO VAREJISTA DE CALÇADOS EM JUAZEIRO DO NORTE / CE – 2000/2010.
Marília Correa Amaro Ferreira - Graduanada
FLADIA VALERIA DANTAS DOS SANTOS - GRADUANDA EM ECONOMIA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA
LUIS ABEL DA SILVA FILHO - PROFESSOR/PESQUISADOR - DEPTO. ECONOMIA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
INTRODUÇÃO:
A dinâmica do desenvolvimento econômico regional está pautada nas potencialidades locais e nas ações das políticas públicas voltadas à promoção do desenvolvimento socioeconômico territorial. Nesse sentido, o comércio de calçados de Juazeiro do Norte – CE está diretamente relacionado ao potencial local, haja vista que o município é tradicional polo calçadista e de grande destaque na região Nordeste. Destarte, esse mercado é tradicionalmente reconhecido na região, diante da tradição e da abrangência do município como cidade polo e por sua elevada influência nos municípios satélites dos estados do Ceará, Piauí, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Com isso, o mercado de trabalho tem, no setor supracitado, apresentado relevância significativa no comércio local nos últimos anos. Nesse contexto, está pesquisa procura analisar empiricamente a dinâmica do emprego formal nas atividades relacionadas ao comércio varejista de calçados, artigos de couro e viagem, no município comparando o ano de 2000 ao de 2010.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar o desempenho do mercado de trabalho no comércio varejista de calçados no município de Juazeiro do Norte – CE, considerando as características demográficas e socioeconômicas dos ocupados.
MÉTODOS:
O trabalho conta com uma abordagem teórica acerca do tema propostos para dar suporte bibliográfico ao estudo e, adicionalmente, para a abordagem empírica, recorre-se aos dados da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS do Ministério do Trabalho e do Emprego – MTE. Escolheu-se analisar o mercado de trabalho no setor do comércio varejista de calçados, artigos de couro e viagem, conforme a definição da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, 1995. O recorte geográfico compreende o município de Juazeiro do Norte – CE, dado o potencial local na atividade; e, como delimitação temporal, definiu-se o recorte de 2000 e 2010. Para observar o perfil da mão de obra ocupada na atividade econômica supracitada, selecionaram-se como variáveis: sexo, faixa etária, tempo de permanência no emprego, nível de escolaridade e faixa de remuneração média.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A dinâmica do mercado de trabalho no comércio varejista de calçados, artigos de couro e viagem apresentou variação positiva de 108,9% entre 2000 e 2010, já que se registraram 247 e 516 no primeiro e no último ano, respectivamente. Observou-se maior variação positiva para a mão de obra masculina (117,8%) contra 102,1% para as mulheres. Além disso, observou-se forte concentração de ocupados na faixa etária de 18 a 24 e 25 a 29 anos, com 67,2% e 56,8% no ano 2000 e 2010, respectivamente. Em relação à escolaridade, há forte concentração de ocupados com ensino médio completo, sendo que saiu de 50,2% para 76% no primeiro e no último ano, respectivamente. Todavia, faz-se pertinente destacar que a melhoria na escolaridade não foi suficiente para manter por mais tempo os ocupados em seus postos de trabalho, haja vista que, em 2000, 61,1% dos ocupados permaneciam por menos de 2 anos em seus postos de trabalho, e, em 2010, eleva-se para 62,8%. Adicionalmente, registraram-se: 89,5%, no primeiro; e, 89,9%, no segundo ano, dos ocupados auferindo rendimentos em até 2,0 salários mínimos.
CONCLUSÕES:
Os principais resultados mostram que houve melhora na no desempenho no setor de comércio varejista de calçados, artigos de couro e viagem, na geração de empego formal no município de Juazeiro do Norte – CE, registrando-se elevação considerável na criação de postos de trabalho ao longo dos anos. Porém, observa-se que os postos de trabalho apresentam elevada incidência de rotatividade, forte concentração de ocupados auferindo rendimentos nas mais baixas faixas de remuneração, mesmo diante de um quadro de relativa melhora na escolaridade do ocupados. Diante disso, observa-se que o mercado de trabalho no setor é relativamente instável no município e o fluxo de ocupações geradas é proveniente da forte sazonalidade da demanda de mercado.
Palavras-chave: Comércio Varejista, Calçados, Artigos de Couro e Viagem, Juazeiro do Norte- CE.