65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
O IMPACTO DOS MEIOS INFORMACIONAIS NA EDUCAÇÃO
Heitor Wilker Silva Barros - Graduando de Licenciatura em Física - IFPA
Marcos Afonso Barreto Simões Filho - Graduando de Licenciatura em Física - IFPA
Romildo de Jesus Siqueira Monteiro - Graduando de Licenciatura em Física - IFPA
Aline Costa da Silva - Graduando de Licenciatura em Física - IFPA
Maycon Ferreira Leão - Graduando de Licenciatura em Física - IFPA
Pedro Estevão da Conceição Moutinho - Prof. Msc./ Orientador - Física – IFPA
INTRODUÇÃO:
A evolução tecnológica trouxe grandes benefícios para a educação, principalmente uma maior acessibilidade a meios de comunicação como, por exemplo, a internet que “pode nos ajudar a rever, ampliar e a modificar nossas metodologias” (SCUISATO, 2008). A autora ainda cita que “é muito importante que ele (o professor) aprenda a dominar as formulas de comunicação interpessoal/grupal e as de comunicação audiovisual/telemática”. Neste contexto, o grupo mídia/PIBID-Física surge com o intuito de fortalecer a interação entre alunos e bolsistas, com a utilização dos meios informacionais, como as redes sociais; ultrapassando o espaço físico da escola e expandindo a construção do conhecimento para o cotidiano do aluno.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho mostra os meios informacionais, como grande fator na construção do conhecimento que com a praticidade da internet o acesso a informação se torna mais ‘fácil’. O grupo Mídia/PIBID-Física no uso desses artifícios, promove uma maior interação aluno-professor, disponibilizando materiais e informações para os alunos das escolas parceiras e apresentando um jeito inovador de aprender.
MÉTODOS:
O trabalho foi desenvolvido dentro do PIBID, com os alunos das escolas parceiras que estão recebendo as atividades do programa desde 2012. Realizamos uma pesquisa, nas duas escolas parceiras (Rio Caeté e Bolívar Bordallo), através de um questionário, onde os alunos das três séries do ensino médio responderam, discursivamente, perguntas relacionadas à importância dos meios de comunicação na consolidação do conhecimento. Para o trabalho desenvolvido, Quarenta alunos colaboraram na resolução do questionário (em média Vinte alunos de cada escola), dando assim uma boa margem de estudo para a nossa pesquisa. Foram respondidas quatro questões; entre elas a que diz:
Questão 3 - A internet tem ajudado a consolidar o conhecimento adquirido na sala de aula? Por quê?
Questão 4 - Você acha que a mídia, mais especificamente a Web contribui para a educação como o PIBID, por exemplo? Justifique sua resposta.
Com a resolução de questões como essas, foi feito um trabalho estatístico para o arranjo dos resultados obtidos, organizando-os em tabelas. A pesquisa, realizada em duas etapas com alunos das três séries do ensino médio que concordaram em participar da pesquisa, nas respectivas escolas obteve resultados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na escola Rio Caeté, temos que em relação ao acesso à internet somente Quatorze alunos as têm, enquanto Seis revelaram pouco acesso. No segundo quesito, Dezoito alunos utilizam a internet para fins escolares enquanto Dois não utilizam. Na Terceira e Quarta questão houve unanimidade no total de respostas por todos os alunos, ou seja, os Vinte alunos concordaram com a pergunta.
A segunda etapa na escola Bolívar Bordallo nos mostrou os seguintes dados. Dezoito alunos tem acesso à internet e Dois não possuem acesso. Em seguida, todos relataram que utilizam a internet para fins escolares, ou seja, Vinte alunos. Na Terceira e Quarta pergunta, Dezesseis alunos concordaram e outros Quatro não concordam ou não souberam responder.
Os dados mostram que a maioria dos alunos entrevistados, cerca de Noventa e Quatro Por Cento concordaram que a mídia pode sim, ser um fator muito importante no ensino aprendizagem, ressaltando a maior interação aluno-professor, através dessas ferramentas. Enquanto aproximadamente Seis Por Cento dos entrevistados, acreditam que esse recurso pode ajudar, no entanto, o pouco contato e a falta de conhecimento na área da informática dificultam a interação proposta pelo projeto, mostrando um entrave na aprendizagem que o docente poderia receber, no uso deste artifício.
CONCLUSÕES:
Desse modo observamos que os meios informacionais utilizados pelo grupo Mídia/PIBID–Física tem grande relevância para a maior inter-relação entre aluno e professor e também entre os próprios discentes, consolidando o conhecimento dentro e fora da sala de aula, expandindo a sapiência científica para um maior número de pessoas proporcionando assim um maior acesso ao ensino superior sem distinção de classe. Com essa finalidade de não só consolidar o conhecimento científico através da Internet, mas também expandir essa área; continuamos no objetivo de conscientizar e difundir o uso da internet para melhor explorarmos a inter-relação proposta pelo grupo aproximando cada vez mais a educação com o cotidiano do aluno e não só limitá-lo à estrutura física da sala de aula.
Palavras-chave: Inovação, Metodologia, Rede de Computadores.