65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
AS RELAÇÕES SOCIAIS NO CONTEXTO DA EJA: ALFABETIZANDO A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS
Ewerton Ávila dos Anjos Luna - Prof. MSc/Co-Orientador - Depto. de Letras e Ciências Humanas - UFRPE
Hérica Karina Cavalcanti de Lima - Doutoranda/Orientadora - Programa de Pós-Graduação em Educação - UFPE
Rosane Cristina de Albuquerque - Formanda em Pedagogia - Depto. de Educação - UFRPE
William Gama da Silva - Formando em Pedagogia - Depto. de Edcuação - UFRPE
INTRODUÇÃO:
As práticas pedagógicas de ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA) têm tomado um novo formato com a inserção dos gêneros textuais na sala de aula. Com o objetivo de refletir sobre isso, nossa pesquisa versa sobre um estudo envolvendo uma turma inicial da EJA, cujo processo de alfabetização está atrelado à noção de letramento escolar a partir da utilização dos gêneros textuais. Muitas são as indagações sobre a aquisição dos processos de leitura e escrita durante a alfabetização do aluno da EJA. Para refletir sobre isso, apoiamo-nos nas questões teóricas defendidas por Soares (2003), Bakhtin (1997), Leal (2005) e outros, os quais discutem a alfabetização e a relevância do trabalho com gêneros textuais no contexto escolar. Pesquisas como esta são relevantes uma vez que é necessário refletir sobre a prática do professor de língua portuguesa – relacionando-a as concepções de texto, gêneros textuais – e como os alunos estão desenvolvendo suas competências linguísticas, tendo em vista a utilização desses gêneros nos diversos contextos de ensino-aprendizagem.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo geral foi analisar quais as contribuições do trabalho pedagógico com gêneros textuais para a progressão cognitiva e social do aluno da Educação de Jovens e Adultos. Os objetivos específicos foram verificar como o professor da EJA conduz o trabalho e analisar a participação dos alunos, observando as relações sociais que se dão a partir das atividades.
MÉTODOS:
Esta pesquisa é de cunho qualitativo, o que nos permitiu foco e contato direto e interativo com o objeto de estudo. Trata-se, portanto, de um estudo em uma turma do 1º ano da Educação de Jovens e Adultos pertencente a uma escola municipal da cidade de Olinda – PE, situada no bairro de Peixinhos. Para a efetivação do trabalho, foram realizadas cinco observações, nas quais: na primeira semana, observamos o espaço físico escolar, o corpo docente, discente e iniciamos a observação da prática pedagógica da professora; da segunda à quinta semana, continuamos as observações e, na quinta, realizamos a entrevista com a docente da turma. A entrevista foi semi-estruturada; a partir dela, coletamos os dados necessários para associarmos aos registros das aulas observadas, o que nos garantiu um direcionamento mais consistente. A professora que participou como sujeito do estudo é formada em Pedagogia e possui curso de especialização em Educação de Jovens e Adultos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Verificamos que a professora da EJA conduz seu trabalho pedagógico buscando pautar-se num trabalho na perspectiva dos gêneros textuais, mas, para isso, parte da sequência didática do livro. Apesar de o livro utilizado atender à perspectiva do trabalho com gêneros, trazendo sequências lógicas de atividades que estão voltadas para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos, devemos questionar o fato de ele ser o ponto de partida e de chegada de todas as atividades realizadas (Silva e Albuquerque, 2010). Ao analisarmos a interação dos alunos durante as atividades propostas a partir dos gêneros textuais, verificamos que todos os discentes participavam delas. Observando o desempenho dos alunos individualmente, podemos afirmar que alguns apresentaram dificuldades na realização das atividades, pois muitas vezes não atenderam aos objetivos propostos pela professora, cometendo alguns erros nas atividades. Em nossa concepção, corroborando Perrenoud (1999), os erros são considerados nesse processo como algo construtivo, colaborando de certa forma para que a educadora tivesse uma compreensão melhor do nível de desenvolvimento cognitivo de cada aluno e pudesse, assim, interferir de forma mais eficaz nesse processo de ensino-aprendizagem.
CONCLUSÕES:
O trabalho pedagógico com o uso dos gêneros textuais em uma turma de EJA contribuiu e proporcionou a esses alunos mais interesse e participação nas aulas, pois os gêneros textuais trabalhados (cartum, provérbios, fábulas, poemas) despertaram a motivação e a participação dos educandos, contribuindo no processo ensino-aprendizagem e promovendo maior reflexão em relação a esses gêneros; e em relação às relações fonológicas das palavras, melhorando o conhecimento das relações grafofônicas e de processos de formação das palavras e aquisição do sistema de escrita. Isso nos faz concluir que é necessário mais reflexão dos professores (tanto na formação inicial quanto continuada) sobre a relevância do trabalho pautado nos gêneros textuais para a formação de seus alunos, uma vez que através de textos empíricos, que circulam na sociedade, os educandos podem observar e refletir sobre a língua nos seus mais variados usos.
Palavras-chave: Letamento, Ensino-aprendizagem de língua portuguesa, Gêneros discursivos.