65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ELABORAÇÃO DE UMA ATIVIDADE LÚDICA: UM JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO DOS NUTRIENTES.
Georgianna Silva dos Santos - LAEFIB/IOC/FIOCRUZ
Alessandra Ribeiro Guimaraens Viana - LAEFIB/IOC/FIOCRUZ
Maria de Fátima Alves de Oliveira - Profa. Dra./Orientadora - LAEFIB/FIOCRUZ/UNIMSB/UNIFOA
INTRODUÇÃO:
No ensino de Ciências, quando os temas tratados possuem relações diretas com o cotidiano dos alunos, é importante, conhecer previamente suas concepções antes de abordá-los, a fim de que os alunos possam relacionar seus conhecimentos aos conhecimentos científicos. Quando o professor utiliza atividades que permitem a interação entre os alunos e entre alunos e professor, ocorre a compreensão sobre o conteúdo e os alunos passam de participantes passivos para ativos (Fernandes, 2011). Uma opção de atividade lúdica que pode incorporar características de ensino investigativo é o jogo didático. O jogo possibilita a aproximação dos alunos com o conhecimento cientifico, levando-os a ter uma vivência de solução de problemas que são muitas vezes próximas da sua realidade. Entre diferentes temas de Ciências do 8º ano do Ensino Fundamental, escolhemos o tema “Alimentos e Nutrição” porque tem sido abordado frequentemente nos meios de comunicação de massa com enfoque na transição nutricional que o Brasil tem vivenciado levando ao surgimento da obesidade e outras doenças relacionadas, nas diferentes classes sociais. Diante do exposto elaboramos um jogo de caráter investigativo denominado “Na Trilha dos Nutrientes”, que poderá auxiliar no processo de ensino e aprendizagem.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Elaboração de uma atividade de ensino investigativo, um jogo didático, sobre o tema “Alimentos e Nutrição” para ser aplicado aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental a fim de que os mesmos percebam ao final do jogo que não existe uma dieta padrão para todos os seres humanos.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada no município do Rio de Janeiro. No primeiro momento foi aplicado um instrumento de diagnóstico (ALA, Alves-Oliveira, 2008) para identificar as concepções dos alunos sobre dieta, alimentação saudável e obesidade. Os dados foram analisados e a partir deles elaboramos um jogo de tabuleiro denominado “Na Trilha dos Nutrientes” para que o aluno perceba que não existe uma dieta padrão. O jogo é composto de um tabuleiro (onde os participantes se deslocam nas casas em função dos números sorteados no dado), um dado, 2 pinos que representam os perfis sorteados, cartas de sorte e azar com ilustrações e textos sobre alimentação, tabela de alimentos, carta desafio (voltado para o perfil sorteado) regras do jogo e 6 cartas perfis. Durante a atividade os jogadores terão a oportunidade de vivenciar um dia de sua vida, com refeições, atividades distribuídas nos três períodos do dia (manhã, tarde e noite). Ao final dos 30 minutos, os grupos dispõem de mais 20 minutos para responder na folha de cálculos as questões – problemas. O jogo foi aplicado para um grupo pequeno de alunos para validá-lo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O jogo intitulado “Na trilha dos Nutrientes” foi elaborado com base na literatura existente sobre jogos didáticos e em conteúdos específicos sobre Alimentos e Nutrição. Esta pesquisa foi realizada com 66 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal localizada no município do Rio de Janeiro. Os resultados obtidos em relação à identificação das concepções revelaram que os alunos fazem muitas associações da palavra obesidade com doenças e atitudes comportamentais. Estabelecem dieta como emagrecimento e a alimentação saudável com frutas, verduras e legumes. A avaliação do jogo aconteceu através de uma atividade pós-jogo, no qual o aluno teria que responder perguntas relacionando seu perfil sorteado com o valor calórico obtido no final do jogo. As respostas foram satisfatórias à medida que os alunos têm consciência do tipo de alimentação (adequada/inadequada) que consome. A análise das respostas para solução da pergunta-problema “Está quantidade de calorias está de acordo para o perfil sorteado?” permitiu identificar que um número significante de alunos conseguiu associar que para cada perfil existe uma dieta diferenciada, relacionada a diferentes fatores, como idade, gênero e estilo de vida.
CONCLUSÕES:
Constatou-se que a realização dessa atividade estimulou de forma bastante significativa o interesse dos alunos pela aprendizagem. A aplicação do jogo como recurso didático para abordar o tema Alimentos e nutrição foi uma alternativa pedagógica que deu certo porque os alunos se mostravam mais interessados e dispostos a aprender. Assim, esperamos ter produzido uma atividade de ensino capaz de subsidiar professores na elaboração de novas propostas mais interativas para facilitar o processo ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Ensino de Nutrição, Jogos didáticos